16 de mai. de 2016

Justiça do Trabalho aciona prefeitura para que município ajude a pagar dívida trabalhista da APAMI com ex-funcionários, diz vereador


A prefeitura de Umarizal está sendo acionada pela Justiça do Trabalho do Rio Grande do Norte para ajudar a Associação de Proteção e Assistência à Maternidade e Infância – APAMI, de Umarizal a pagar dívida trabalhista da entidade devida a ex-funcionários. A informação é do vereador Armando Araújo que em aparte ao pronunciamento do vereador Robério, na sessão desta última terça-feira (11), relatou o caso. A APAMI era a entidade mantenedora do Hospital Maternidade Erico Onofre.
“O município de Umarizal está sendo acionado judicialmente pela justiça trabalhista a dividir a responsabilidade com a APAMI de Umarizal para pagar as despesas da condenação trabalhista que a APAMI está sofrendo hoje”, reportou o vereador na sessão.
A dívida da APAMI é com os funcionários que tiveram seus salários atrasados no período em que trabalharam no antigo hospital de Umarizal, hoje abandonado. “Os funcionários da APAMI que tiveram seus salários atrasados e que tiveram a rescisão dos seus contratos não receberam as suas garantias, os seus direitos que realmente o trabalhador tem e acionaram a APAMI na justiça. E hoje a APAMI está dizendo na justiça que não tem condições de pagar, e dizendo que a responsabilidade tem que ser dividida, que o município tem que ser solidário e tem que arcar com essas despesas”, contou Armando.
O vereador disse que a prefeitura já acionou a sua assessoria jurídica para contestar as argumentações processuais da APAMI “para que ela se responsabilize de pagar os seus funcionários. Seja com a venda dos seus patrimônios, seja com o que for”, disse o parlamentar.
Armando relatou as dificuldades que a prefeitura já enfrenta, tendo que arcar sozinha com todas as despesas e responsabilidades do sistema de saúde do município e lamentou a ação da APAMI que, segundo ele é a única responsável por pagar os direitos trabalhistas dos seus ex-funcionários.
“Nós já vivemos mergulhados em tantas dificuldades e ainda ter que pagar as dívidas trabalhistas dos funcionários da APAMI, uma instituição privada que tem caráter filantrópico, eu acho que é realmente pra gente refletir e ver que a carga de responsabilidade realmente é muito grande em cima da figura do prefeito e da prefeitura e que nós temos que rebolar pra dá conta, pra servir”, resumiu o vereador.

“Muito se cobra da prefeitura e pouco apoio nos vem para nos ajudar para que a gente possa trabalhar melhor pelo município”, concluiu.
Do O Umarizalense - A Notícia em Boas Mãos

Nenhum comentário:

Postar um comentário