Desenvolvido pela Clickideia, “Terra dos Mártires”, traz cultura local como ponto de partida para alunos aprenderem sobre fatos históricos de maneira dinâmica e aprofundada. A cidade de São Gonçalo do Amarante tem uma importância incontestável para o entendimento da história do Rio Grande do Norte e do Brasil como um todo. Ela foi palco do Massacre de Uruaçu, ocorrido em 1645, quando os invasores holandeses mataram cerca de oitenta pessoas, dando origem aos primeiros mártires brasileiros.
Com o objetivo de ensinar aos estudantes da região sobre a relevância histórica do município, a Clickideia, maior provedor nacional de conteúdo educativo, lança, no próximo dia 9 de dezembro, em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação de São Gonçalo, o game educativo de história e aventura “Terra dos Mártires”. Na ocasião, estarão presentes algumas lideranças do município, como o Prefeito Jaime Calado e o Secretário de Educação Abel Soares.
Desenvolvido para retratar da maneira fiel os ambientes e “cenários” da cidade, o jogo traz uma nova perspectiva sobre a invasão holandesa no Brasil, demonstrando a maneira como os holandeses foram recebidos pelos potiguares, pelos indígenas e também pelos portugueses que viviam na região do Rio Grande do Norte naquela época.
O game trata de diversos aspectos desse momento histórico, tendo sempre como foco principal o Massacre de Uruaçu e suas consequências para a cultura regional e nacional. Sempre de maneira dinâmica – para estimular a atenção dos alunos -, e ao mesmo tempo aprofundada, não deixando de abordar os principais aspectos da história local. Fatos da atualidade também são retratados, como o aeroporto construído recentemente na cidade, referência econômica para o Rio Grande do Norte.
O “Terra dos Mártires” pode ser acessado a partir do portal Clickideia (www.clickideia.com.br) por professores e estudantes da rede municipal.