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Um estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostrou que a entrada de medicamentos genéricos no mercado reduz significativamente os preços dos produtos farmacêuticos. A pesquisa, divulgada nesta segunda-feira 10, revela que a queda pode chegar a mais de 50% com a concorrência de três ou mais genéricos.
Os genéricos são produzidos após a quebra da patente do medicamento de referência, geralmente 20 anos após seu lançamento. Eles possuem a mesma substância ativa, dosagem e indicação terapêutica que os produtos originais, mas a preços mais acessíveis. De acordo com o estudo, a entrada do primeiro genérico no mercado provoca uma redução média de 20,8% nos preços mínimos. A partir do terceiro genérico, a economia chega a 55,2%.
O estudo também destacou que mercados altamente concentrados, onde há menos concorrência, sofrem maior impacto com a entrada de genéricos. Nesses casos, a redução média nos preços é de 34%. Além disso, o momento em que os genéricos são lançados influencia nos efeitos: quanto mais rápido após a quebra da patente, maior a queda nos preços.
Crescimento dos genéricos no Brasil
Os genéricos já representam 34% do valor total das vendas de medicamentos no Brasil. Entre 2003 e 2019, o crescimento anual na comercialização desses produtos foi de 18,3%, três vezes maior do que o observado para outros tipos de medicamentos.
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