Tudo começou com performances artísticas, realizadas em corredores e espaços de convivência do IFRN em Pau dos Ferros, onde alunos do Ensino Médio integrado, sob coordenação do Professor de Teatro, Ms. Emanuel Coringa, realizaram e estão realizando filmagens e vídeo performances trabalhadas dentro da disciplina de artes.
Através dessas performances, os alunos aprenderam elementos constituintes da cena como: figurinos, maquiagens, cenografia, relações com o espaço, possibilitando aprendizados práticos acerca dos diversos elementos que compõe o universo de conhecimento do teatro.
Agora eles levavam todo esse aprendizado até a comunidade externa. O projeto intitulado “Artes Cênicas: Pulando o Moro da Escola” objetiva unir conteúdos teóricos e práticos no campo das artes cênicas, além das questões problemáticas apontadas pelos alunos partindo do seguinte questionamento “o que você gostaria de falar em discurso que poderia ser transformado em obras arte? ”.
As produções chamam atenção pela qualidade estética apresentada, além de oportunizarem que os jovens compreendam o potencial das artes como universo de construção de conhecimento, transformação de ideias e reflexões trazidas para as obras artísticas através das próprias escolhas dos alunos. Uma dos questionamentos é: “questões afligem de forma preocupante o universo de nossos adolescentes que podem ser problematizadas pelas artes cênicas?”, questiona Coringa. Para o Professor Emanuel, as ações devem ultrapassar os muros da escola: “Nesse percurso Artístico/pedagógico, teórico e prático, construímos ações performáticas apresentadas dentro e fora do espaço escolar, além de edição de vídeos performances que serão exibidas em eventos da Instituição, “e pularam o muro da escola” através da utilização das tecnologias da informação e comunicação (TICs), fazendo uso da internet como ferramenta de auxílio para produção, discussão e desenvolvimento estético dos trabalhos artísticos desenvolvidos no Campus”, detalha o Docente de Teatro.
“A busca é dar voz reflexiva, ativa e protagonista aos alunos a partir de nossas obras de arte que não podem restringir sua função e potencial artística social apenas ao espaço escolar e seus frequentadores diários, mas abranger uma escala maior chegando na comunidade como um todo através das estratégias desenvolvidas pelos alunos e professor orientador para difusão de suas obras.”, complementa Emanuel.
Com a utilização das TICs (Tecnologia da Informação e Comunicação) em um projeto integrado entre as diversas turmas de técnico integrado, entre elas informática, através da rede nossas performances e acompanhado por regiões como Virginia nos EUA. Nessa segunda dia 14/01/2018 as performances tomaram as ruas de Pau dos Ferros/RN gerando grande Reações diversas marcaram a performance "Escuta as Mina" no centro comercial de Pau dos Ferros. Vistas com espantos, sustos, olhares atentos e questionadores dos transeuntes de toda região oeste que circulam diariamente pela cidade de Pau dos Ferros. A imagem de jovens mulheres com marcas de espancamento, questionando através de uma ação artística a violência contra a mulher ocorrida de diversas formas em nossa região, sertão do Rio Grande do Norte, refletida através de uma performance artística, estranhava a imagem do comércio. Olhares espantados comentavam suas compreensões da obra, e aos poucos os rostos populares mostravam refletir sobre o acontecimento performático que nascia em sua frente de forma inesperada. Frases de negação a violência contra mulher eram ditas por populares, e entre comentários ditos em voz baixa, para não serem ouvidos por membros da ação artística, tivemos a certeza que nosso trabalho tinha total razão de existir naquele espaço, ao ouvir de dois homens na rua a seguinte frase " Sê resolver bater mate logo! Para quando terminar ela não ir prestar queixa na delegacia". É assustador ouvir e saber que isso está bem ali na outra rua, na esquina, no bairro, ou em sua própria casa, mas é nesse momento que a arte existe enquanto potente ação reflexiva, questionadora e transformadora para quem faz, e para que vê. Com essas performances não apenas refletimos sobre temas, mas agimos diante das questões, construindo novos conhecimentos, reflexões e possíveis mudanças de atitudes por parte dos alunos dentro do Instituto e diretamente de nossa comunidade intermediados pelas aulas de Arte/Teatro nos cursos integrados do IFRN-CAMPUS PAU DOS FERROS. Culminando o projeto "pulamos realmente os muros da escola" e dialogamos com a comunidade, através das performances na escola, da utilização das TICs, e das performances em ruas e praças da cidade. Buscando sempre gerar um conhecimento escolar que se estenda em ideias e ações por toda nossa região. Ah, você pode acompanhar produções do grupo nas seguintes plataformas que são atualizadas pelo grupo.
💻 📱 Vale a pena conferir! 😀 ➡ Canal no YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCFGMJRGdJF1Xx75mLAM5LjQ ➡ Fan page no Facebook https://www.facebook.com/Artes-C%C3%AAnicas-Pulando-o-Muro-da-Escola-584491765324465/ ➡Perfil no Instagram: https://www.instagram.com/divulgartess ➡ Página no Tumblr: https://infovesp.tumblr.com/ #IFRNPaudosFerros #IFRN #EsinoMédio #EnsinoMédioIntegrado #Arte#Artes #ArtesCênicas #ArtesVisuais #Audiovisual #Figurino #Fotografia#Performance #Videoperformance #Teatro Como exemplo temos as seguintes Vídeos Performances: https://www.youtube.com/watch?v=3zB2a1VRs7o https://www.youtube.com/watch?v=8SCwbb_0mx4 https://www.youtube.com/watch?v=prX-itV9mzY https://www.youtube.com/watch?v=wIlQixZCTW0
Através dessas performances, os alunos aprenderam elementos constituintes da cena como: figurinos, maquiagens, cenografia, relações com o espaço, possibilitando aprendizados práticos acerca dos diversos elementos que compõe o universo de conhecimento do teatro.
Agora eles levavam todo esse aprendizado até a comunidade externa. O projeto intitulado “Artes Cênicas: Pulando o Moro da Escola” objetiva unir conteúdos teóricos e práticos no campo das artes cênicas, além das questões problemáticas apontadas pelos alunos partindo do seguinte questionamento “o que você gostaria de falar em discurso que poderia ser transformado em obras arte? ”.
As produções chamam atenção pela qualidade estética apresentada, além de oportunizarem que os jovens compreendam o potencial das artes como universo de construção de conhecimento, transformação de ideias e reflexões trazidas para as obras artísticas através das próprias escolhas dos alunos. Uma dos questionamentos é: “questões afligem de forma preocupante o universo de nossos adolescentes que podem ser problematizadas pelas artes cênicas?”, questiona Coringa. Para o Professor Emanuel, as ações devem ultrapassar os muros da escola: “Nesse percurso Artístico/pedagógico, teórico e prático, construímos ações performáticas apresentadas dentro e fora do espaço escolar, além de edição de vídeos performances que serão exibidas em eventos da Instituição, “e pularam o muro da escola” através da utilização das tecnologias da informação e comunicação (TICs), fazendo uso da internet como ferramenta de auxílio para produção, discussão e desenvolvimento estético dos trabalhos artísticos desenvolvidos no Campus”, detalha o Docente de Teatro.
“A busca é dar voz reflexiva, ativa e protagonista aos alunos a partir de nossas obras de arte que não podem restringir sua função e potencial artística social apenas ao espaço escolar e seus frequentadores diários, mas abranger uma escala maior chegando na comunidade como um todo através das estratégias desenvolvidas pelos alunos e professor orientador para difusão de suas obras.”, complementa Emanuel.
Com a utilização das TICs (Tecnologia da Informação e Comunicação) em um projeto integrado entre as diversas turmas de técnico integrado, entre elas informática, através da rede nossas performances e acompanhado por regiões como Virginia nos EUA. Nessa segunda dia 14/01/2018 as performances tomaram as ruas de Pau dos Ferros/RN gerando grande Reações diversas marcaram a performance "Escuta as Mina" no centro comercial de Pau dos Ferros. Vistas com espantos, sustos, olhares atentos e questionadores dos transeuntes de toda região oeste que circulam diariamente pela cidade de Pau dos Ferros. A imagem de jovens mulheres com marcas de espancamento, questionando através de uma ação artística a violência contra a mulher ocorrida de diversas formas em nossa região, sertão do Rio Grande do Norte, refletida através de uma performance artística, estranhava a imagem do comércio. Olhares espantados comentavam suas compreensões da obra, e aos poucos os rostos populares mostravam refletir sobre o acontecimento performático que nascia em sua frente de forma inesperada. Frases de negação a violência contra mulher eram ditas por populares, e entre comentários ditos em voz baixa, para não serem ouvidos por membros da ação artística, tivemos a certeza que nosso trabalho tinha total razão de existir naquele espaço, ao ouvir de dois homens na rua a seguinte frase " Sê resolver bater mate logo! Para quando terminar ela não ir prestar queixa na delegacia". É assustador ouvir e saber que isso está bem ali na outra rua, na esquina, no bairro, ou em sua própria casa, mas é nesse momento que a arte existe enquanto potente ação reflexiva, questionadora e transformadora para quem faz, e para que vê. Com essas performances não apenas refletimos sobre temas, mas agimos diante das questões, construindo novos conhecimentos, reflexões e possíveis mudanças de atitudes por parte dos alunos dentro do Instituto e diretamente de nossa comunidade intermediados pelas aulas de Arte/Teatro nos cursos integrados do IFRN-CAMPUS PAU DOS FERROS. Culminando o projeto "pulamos realmente os muros da escola" e dialogamos com a comunidade, através das performances na escola, da utilização das TICs, e das performances em ruas e praças da cidade. Buscando sempre gerar um conhecimento escolar que se estenda em ideias e ações por toda nossa região. Ah, você pode acompanhar produções do grupo nas seguintes plataformas que são atualizadas pelo grupo.
💻 📱 Vale a pena conferir! 😀 ➡ Canal no YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCFGMJRGdJF1Xx75mLAM5LjQ ➡ Fan page no Facebook https://www.facebook.com/Artes-C%C3%AAnicas-Pulando-o-Muro-da-Escola-584491765324465/ ➡Perfil no Instagram: https://www.instagram.com/divulgartess ➡ Página no Tumblr: https://infovesp.tumblr.com/ #IFRNPaudosFerros #IFRN #EsinoMédio #EnsinoMédioIntegrado #Arte#Artes #ArtesCênicas #ArtesVisuais #Audiovisual #Figurino #Fotografia#Performance #Videoperformance #Teatro Como exemplo temos as seguintes Vídeos Performances: https://www.youtube.com/watch?v=3zB2a1VRs7o https://www.youtube.com/watch?v=8SCwbb_0mx4 https://www.youtube.com/watch?v=prX-itV9mzY https://www.youtube.com/watch?v=wIlQixZCTW0
Nenhum comentário:
Postar um comentário