6 de nov. de 2015

Ambev fecha fábrica no Rio Grande do Norte

O jornal Valor Econômico destaca que a AMBEV vai fechar a fábrica que possui em Natal, após o governo do Rio Grande do Norte elevar a alíquota de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para bebidas frias. A alíquota para cerveja subiu de 27% para 29%, e a de refrigerantes passou de 17% para 18%.

A fábrica está em operação desde 1993 e emprega em torno de 300 pessoas. A companhia informou que desativa a unidade até o fim do ano. Segundo a Ambev, as novas alíquotas de ICMS tornam “injustificável” a manutenção da fábrica, que produz cerveja Brahma, Antarctica e Skol para o Estado. Outro motivo foi o fim do benefício do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Industrial (Proadi), que reduzia em 75% o valor de ICMS recolhido pela empresa.

A companhia informou que não seria viável absorver o novo reajuste do ICMS. A Ambev teria que reajustar os preços. “Como a demanda por bebidas é extremamente sensível a aumentos acima da inflação, isso levaria a uma queda do volume de vendas. Diante desse cenário, a empresa optou por transferir a operação para Estados vizinhos”, informou a empresa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário