15 de set. de 2015

Ações contra a seca no RN custarão R$ 64 milhões, prevê plano

Foto: Josemário Alves
15 Set
13:09 2015

Por Josemário Alves

O governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria, apresenta nesta terça-feira (15), em Brasília, o plano estadual de enfrentamento aos efeitos da seca, que atenderá a 153 municípios do Estado nos próximos seis meses.

O plano, criado pelos secretários de Recursos Hídricos e Agricultura, Mairton França e Haroldo Abuana, respectivamente, além de representantes da EMATER, IDIARN, CAERN, EMPARN e Defesa Civil, prevê o investimento de R$ 64 milhões, oriundos do Ministério da Integração Nacional.

Estão entre as medidas de enfretamento à seca, a ampliação do abastecimento por carros pipa, utilização de forragem para alimentar os animais, perfuração e instalação de poços, e o combate à praga Conchonilha Carmin, que atinge a palma forrageira.

Segundo a chefe de gabinete do Governo do Estado, Tatiana Mendes, “as ações serão articuladas e coordenadas para ter maior alcance possível, e assim o melhor resultado para amenizar o sofrimento da população castigada pela seca”.

O Rio Grande do Norte sofre com a estiagem há quatro anos, com pouca precipitação chuvosa e, consequente, baixo armazenamento de água pelos reservatórios.

Atualmente, 47 municípios estão em situação crítica. Desses, 35 enfrentam rodízio de abastecimento de água e 12 estão em situação de colapso no sistema de abastecimento.


Fonte: Portal mossoro hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário