2 de set. de 2013

Brasileiros inscritos no Mais Médicos começam a atuar hoje nos municípios

Quatorze municípios do Rio Grande do Norte recebem o primeiro grupo de profissionais do programa formados por 25 médicos brasileiros.

 

 

Os profissionais formados no Brasil inscritos no Mais Médicos, programa federal que tem o objetivo levar médicos para regiões carentes do país, começam a atuar nos municípios nesta segunda-feira (2).
Segundo o Ministério da Saúde, 1.096 médicos com diplomas do Brasil iniciam suas atividades em 454 municípios de todo o país. Eles devem trabalhar em unidades básicas de saúde do interior dos estados e em periferias de grandes cidades. Ao todo, 3.511 cidades haviam solicitado 15.450 profissionais.
14 municípios do Rio Grande do Norte recebem o primeiro grupo de profissionais do programa formados por 25 médicos brasileiros. No próximo dia 16, chegam os 18 médicos estrangeiros e os brasileiros que se formaram no exterior virão somente na segunda quinzena, junto com os sete médicos cubanos, contratados pelo Convênio de Cooperação Técnica entre Brasil e Cuba, firmado através da Organização Pan-americana de Saúde.
O programa foi instituído por meio de medida provisória assinada pela presidente Dilma Rousseff, e regulamentado por portaria conjunta dos Ministérios da Saúde e da Educação.
A medida provisória também instituiu a abertura de 11.447 vagas em faculdades de medicina até 2017 e, a partir de 2015, aumentou em dois anos a grade curricular das faculdades públicas e particulares de medicina, com formação voltada à atenção básica (1º ano) e setores de urgência e emergência (2º ano).

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário