22 de abr. de 2013

Quase 600 umarizalense já foram vacinados contra a gripe, informa secretaria.


O balanço da Secretaria Municipal de Saúde  (SMS) de Umarizal mostra que 592 pessoas foram imunizadas contra a gripe na primeira semana da campanha. Este sábado (20) foi o dia 'D' da campanha de vacinação contra o vírus influenza.

“É um número positivo. Mais de 90 % foram vacinados somente ontem e esse número poderia ter sido maior, mas a vacina custou a chegar. Ainda vamos também à zona rural”, informou o enfermeiro da SMS, Ulisses Neto.

A meta para Umarizal é vacinar 1.813 pessoas. A Campanha foi lançada pelo Ministério da Saúde no último dia 15 e segue até o dia 26. De acordo com a coordenadora da campanha do município, Liliane Silva esta semana será feito o casa a casa “onde os agentes farão buscas ativas para podermos alcançar nossa meta que é vacinar 100% dos grupos prioritários”, informou.

 Sete pontos de vacinação estratégicos foram montados na cidade para atender a população: Centro de Saúde Dom Elizeu Mendes; Posto Vera Lucia (São José); Posto Cosma Lemos (Caraíbas); Escola Raimunda Barreto (COHAB); Escola Santa Filomena (Lalins); Igreja de Cristo (IPE); Igreja Mundial (Rio Umari). A Secretária Municipal de Saúde, Luzinete Freitas visitou todos os locais e acompanhou a vacinação.

Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade global. Entre os idosos, pode reduzir o risco de pneumonia em aproximadamente 60%, e o risco global de hospitalização e morte em cerca de 50% a 68%, respectivamente. Os dados são do Ministério da Saúde.


Do Site da Prefeitura de Umarizal

Nenhum comentário:

Postar um comentário