8 de abr. de 2013

Cras de Umarizal capacita equipes para realizar visitas do BPC.




O Centro de Referência de Assistência Social – Cras - Casa das Famílias de Umarizal realizou nesta última sexta-feira, 05, uma capacitação com o pessoal que será responsável pelas visitas do BPC na Escola. O programa tem como objetivo desenvolver ações Intersetoriais, visando garantir o acesso e a permanência na escola de crianças e adolescentes com deficiência, de 0 a 18 anos, beneficiários do Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC).

De acordo com Kelvia Kaliane, da equipe de coordenação, o BPC tem como principal diretriz a identificação das barreiras, que impedem ou dificultam o acesso e a permanência de crianças e adolescentes com deficiência na escola e o desenvolvimento de ações Intersetoriais, envolvendo as políticas de educação, de assistência social, de saúde e de direitos humanos, com vistas à superação dessas barreiras. Em Umarizal, cerca de 30 beneficiários são assistidos pelo programa.

“Tem crianças deficientes que estão na escola, mas tem aqueles que nunca foram então o objetivo do programa é identificar as barreiras, o que esta dificultando essa criança ou adolescente de ir a escola. Se é a falta de um profissional preparado, se a família não quer levar ou mesmo falta de acessibilidade. Nossa equipes vão visitar cada um dos beneficiários para identificar essas barreiras e traçar metas para superá-las”, explicou Kaliane.




Ainda de acordo com a coordenadora, a capacitação é importante “porque as visitas aos beneficiários não podem ser feitas de qualquer maneira. O questionário já vem pronto e a gente capacita para que não sejam feitas as visitas de qualquer jeito e com o questionário a gente identifica as barreiras inclui no sistema tem todo um processo de acompanhamento e o município vai tentar superar essas barreiras ate 2014”.

A participação no programa viabiliza o cumprimento da legislação vigente, que assegura direitos às pessoas com deficiência desde promulgação da Constituição Federal de 1988, abrindo assim mais uma possibilidade de estados, Distrito Federal e municípios demonstrarem seu compromisso com esse segmento. A gestão do programa em Umarizal é de responsabilidade da Secretária Municipal de Assistência Social, Sandra Maia.

Assessoria de Comunicação e Imprensa da Prefeitura de Umarizal

Nenhum comentário:

Postar um comentário