7 de jul. de 2011

Queda de Alfredo Nascimento afeta obras e planos do PR no Rio Grande do Norte


Mais importante do que conhecer o substituto de Alfredo Nascimento no Ministério dos Transportes, demitido ontem (6) pela presidenta Dilma Rousseff, é saber quais e quantas obras do DNIT - Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte - estão paralisadas no Rio Grande do Norte.

Eu entreguei a missão à repórter Marília Rocha, do portal Nominuto, e ela, diligente, encontrou cinco obras inacabadas. Pode haver mais.

Eis a lista da repórter: a duplicação da BR 101 ainda em fase de conclusão, o tão sonhado viaduto de acesso à avenida Maria Lacerda em Nova Parnamirim, adequações no trânsito da ponte de Igapó (obra da Copa 2014), duplicação da BR 226 no trecho que liga Natal a Macaíba e a duplicação da BR 406 entre a capital e Ceará-Mirim (obra ligada ao futuro aeroporto de São Gonçalo do Amarante).

Desde o ano passado, o DNIT no Rio Grande do Norte está sob suspeição por conta de denúncias de corrupção envolvendo ex-diretores do órgão.

Agora o caldo engrossa mais ainda com as acusações feitas a integrantes da cúpula do Ministério dos Transportes ocupado pelo Partido da República desde o Governo Lula.

A demissão de Alfredo Nascimento pode tirar do PR este naco suculento da administração federal, reduto do velho PMDB no passado.

PMDB e PT estão de olho na pasta, mas o PR defende o osso com unhas e dentes. Fala-se em Blairo Maggi, o Rei da Soja, senador e ex-governador de Mato Grosso, para substituir definitivamente Alfredo Nascimento.

Maggi é o segundo nome mais importante do PR e a presidenta Dilma Rousseff deverá nomeá-lo para manter o partido na base de apoio. É o mais provável e o que se comenta hoje em Brasília.

A faxina no Ministério dos Transportes atingiu em cheio o deputado federal João Maia, líder do PR no Rio Grande do Norte. Depois de passar o constrangimento de ver um sobrinho entre os arrolados nas denúncias do DNIT aqui no estado, João Maia perde o aliado Alfredo Nascimento na linha de frente do Ministério dos Transportes. E melhor do que dinheiro no banco é amigo na praça, diz o velho adágio popular.

A partir de agora, as estradas ou caminhos políticos que levam João Maia ao Governo Federal precisam de reparos urgentes tais como as obras do DNIT que estão paralisadas ou estão sendo tocadas lentamente no Rio Grande do Norte.

POSTADO POR CLEUMY CANDIDO FONSECA ÁS 08:55

Para quem sonha com um projeto majoritário (governo ou Senado), como parece ser o caso de João Maia, as últimas notícias não são nada boas.

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