24 de jan. de 2014

Crianças, gestantes e idosos de Umarizal recebem imunização na Sala de Vacinas do CSDEM.

Vacinação para gestante, crianças e idosos em dia e com acompanhamento. É assim que o Centro de Saúde Dom Elizeu Mendes imuniza a população e a protege de diversas doenças. A Sala de Imunização é onde são vacinados todos que procuram a unidade. De acordo com a técnica de enfermagem responsável pela ala, Ana Raquel, o Centro de Saúde oferece todas vacinas, tanto pra criança quanto para o adulto.

“Para crianças de 0 a 5 anos nós temos a VIP, a pólio oral, a DTP, a Penta, a rota vírus, a vitamina A, Hepatite B, BCG, tripliciviral, meningocócica, DTP, febre amarela entre outras e para adulto nós temos a DTP, a DT e temos a de Hepatite B. O nosso município ela faz a BCG e a tríplice viral nos dias de segunda-feira. As outras em qualquer dia da semana de segunda a sexta”, explica Ana Raquel.

A técnica destaca para ter acesso à vacinação, é preciso que a população traga apenas o cartão de vacinação ou o prontuário. “A sala de vacina é uma sala de imunização pra gestante, idosos e crianças, mas as pessoas tem que vir trazer seu cartão de vacina, pegar o prontuário por que eu tenho que averiguar quais elas já tomaram e se tem a necessidade de tomar a vacina ou não”, Detalha.



Ana Raquel destaca ainda que o CSDEM conta com um estoque expressivo de vacinas e que é difícil haver faltas. “Ele não fica sem a vacina em momento nenhum, a não ser em um caso extremo de uma vacina está vencida ai esperamos chegar a nova remessa que é questão de 8 dias, mas é excepcional . Sempre estamos abastecidos acho que raramente faltou alguma vacina”, conta.

Organização.

Vacinação em dia, dentistas atendendo, nutricionista, médicos, além de uma equipe de técnicos e enfermeiros vem conseguindo transformar a o Centro de Saúde Dom Elizeu Mendes em uma unidade de referência. A nova administradora da UBS, Susana Pereira ressalta que as equipes são preparadas e prontas para atender a população. "Isso graças ao suporte que o prefeito Mano e a Secretaria de Saúde vem nos oferecendo para que realmente quando uma pessoa procurar nosso serviço, ele possa sair daqui satisfeito e com seu problema resolvido", destaca.

A meta do prefeito Mano é fazer até o final do seu mandato com que a atenção básica e a saúde preventiva funcionem 100% no município atendendo a todos que necessitarem do serviço. "Tenho uma preocupação com todas as áreas do meu governo, mas estou com um olhar especial pra saúde, e a nossa secretária Luzinete vem nos auxiliando nessa tarefa grandemente e a população agrade".
Do site da Prefeitura de Umarizal

Nenhum comentário:

Postar um comentário