6 de mar. de 2013

Presidentes chegam para o funeral de Hugo Chávez

CARACAS - Os presidentes de Argentina, Uruguai e Bolívia foram os primeiros a chegar a Caracas para o funeral do presidente Hugo Chávez, que morreu ontem das decorrências de um câncer e será velado hoje em cerimônia no local que foi uma de suas escolas, a Academia Militar. O país acompanha atentamente as cerimônias fúnebres do líder que comandou a Venezuela durante 14 anos.


Entre a noite de terça e a madrugada de quarta, chegaram a presidente argentina, Cristina Kirchner, o presidente uruguaio, José Mujica, e o boliviano, Evo Morales, segundo imagens veiculadas pela emissora estatal Venezolana de Televisión. “Venho acompanhar a Venezuela nestes momentos tão difíceis que estamos vivendo, não apenas neste país mas também o povo boliviano”, disse Morales ao chegar.
Outros chefes de Estado devem estar presentes, entre eles a presidente brasileira, Dilma Rousseff, e Juan Manuel Santos, presidente da Colômbia. O primeiro-ministro da Espanha, Mariano Rajoy, disse que com a morte “desaparece uma das figuras mais influentes da história contemporânea da Venezuela”.
O ministro das Relações Exteriores, Elías Jaua, disse que o corpo do presidente será levado do Hospital Militar ao oeste de Caracas, na Academia Militar. O país declarou luto oficial de sete dias. O funeral deve ocorrer na sexta-feira, segundo a programação do governo venezuelano.
Mais cedo, as bases militares pelo país dispararam salvas de canhão em honra ao chefe de Estado. As forças militares devem se manter aquarteladas por ora, para garantir a ordem.
Pela Constituição venezuelana, após a morte do presidente devem ser convocadas eleições dentro de 30 dias. O nome do governo na disputa deve ser o vice-presidente Nicolás Maduro.
(Associated Press)

Nenhum comentário:

Postar um comentário