7 de mar. de 2012

Quase 80% da população de Natal reprova o Governo Rosalba


Pesquisa do Instituto Start Consultoria Técnica, veiculada hoje pela FM 96, revela que dois terços da população de Natal - 72,1% dos entrevistados - ainda não têm candidato a prefeito, o que mostra um quadro totalmente indefinido em relação ao futuro político da capital do Rio Grande do Norte. A pesquisa também avaliou os governos de Rosalba Ciarlini (DEM) e da prefeita de Natal, Micarla de Sousa (PV), ambas com elevadas taxas de reprovação popular.

Os dados se referem à sondagem espontânea, quando o entrevistado se manifesta livremente, sem opções pré-listadas. Nesta sondagem para a Prefeitura de Natal, a soma dos votos "brancos" e "nulos" e "não sabe" atinge a marca de 72,1% dos entrevistados. A Start realizou 960 entrevistas entre os dias 2 e 4 de março em 33 bairros nas quatro zonas da capital. Destes, "nenhum", "branco" e "nulo" somaram 20,5% das respostas. E "ainda não sabe" 51,6% dos entrevistados - totalizando 72,1% dos ouvidos.

Dos 27,9% de eleitores restantes que afirmaram já ter candidato a prefeito, 18% optaram pelo ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT). A ex-governadora Wilma de Faria (PSB) ficou em segundo, com 4,9% das intenções de voto e a prefeita de Natal, Micarla de Sousa, foi citada por 1,1% dos entrevistados. Rogério Marinho (PSDB) foi lembrado por 1%; Fátima Bezerra (PT) ficou com 0,8%; Hermano Morais (PMDB) obteve 0,5%; Rosalba Ciarlini (DEM) foi citada por 0,2%; Felipe Maia (DEM), 0,2%; José Agripino Maia (DEM), 0,2%; Fernando Mineiro (PT), 0,2%; Luiz Almir (PV), 0,2%; Henrique Eduardo (PMDB) foi citado por 0,1%, Garibaldi Filho (PMDB), 0,1%; Paulo João (?), 0,1%; e Wober Júnior (PPS), 0,1%.

GOVERNOS
O levantamento do Start mostra ainda o crescimento da avaliação negativa da gestão do governo Rosalba em Natal e da prefeita Micarla. A governadora amarga índices de 76,5% de desaprovação, ao se somar as opiniões "regular negativo", "ruim" e "péssimo". Segundo o Start, Rosalba é considera "excelente" por apenas 1,4% dos entrevistados, enquanto que 9,8% acreditam que o governo está "bom" e 12,4% que está "regular positivo". Já 19,1% dos entrevistados acham que a gestão do Estado está "regular negativo", enquanto que 19,2% dos ouvidos tacham a administração de "ruim" e 38,2% de "péssimo".

Já a prefeita Micarla de Sousa permanece mal avaliada pela população natalense. Segundo a sondagem do Instituto Start, a pevista soma 93,1% de "regular negativo", "ruim" e "péssimo". Apenas 0,7% dos entrevistados consideraram a atual administração "excelente"; 3,3% disseram "bom"; 2,8% apontaram "regular positivo"; 6,3% disseram "regular negativo"; 16,9% afirmaram que a gestão é "ruim"; e 69,9% opinaram que é "péssima".

O governo do Estado, através da Secretaria de Comunicação Social, informou que não comentaria a pesquisa. A Prefeitura de Natal até o fechamento desta edição ainda não havia se pronunciado a respeito. A margem de erro da pesquisa é de 3,2% para mais ou para menos. A sondagem foi registrada em 1º de março, sob o nº de protocolo RN 00007/2012/TSE-TRE.

POSTADO POR CLEUMY CANDIDO FONSECA ÁS 16:00

Nenhum comentário:

Postar um comentário