Quatro candidatos ao Governo do Estado se encontraram ontem (5) no debate promovido pelo SistemaTribuna de Comunicação.
Na ocasião, responderam questionamentos entre si, feitos por
jornalistas e por entidades empresariais sobre temas variados, com
destaque para o desenvolvimento econômico do Estado. A ausência de
Fátima Bezerra (PT), candidata à reeleição, fez os candidatos Clorisa
Linhares (PM), Daniel Morais (PSOL), Fábio Dantas (SD) e Styvenson
Valentim (Podemos), enfatizarem as críticas à sua gestão.
As criticas não incomodaram Fátima Bezerra. Disparada em primeiro lugar nas pesquisas Fátima não iria servir apenas de alvo para os adversários, contou um apoiador.
Veja a agenda dos nove candidatos ao Governo do Rio Grande do Norte nesta terça-feira (6).
Antonio Bento (PRTB):
Não informada
Clorisa Linhares (PMB):
12h30 – Entrevista na Rádio 93 FM Mossoró 19h25 – Entrevista na TCM
Danniel Morais (PSOL):
Não informada
Fábio Dantas (Solidariedade):
20h – Participa do lançamento da campanha de Dr. Kerginaldo a deputado estadual, em Tenente Ananias
Fátima Bezerra (PT):
9h – Quinto dia da caravana “O melhor vai começar”. Cidades: Água
Nova, Rafael Fernandes, Riacho de Santana, José da Penha, Major Sales,
Paraná, Luís Gomes e São Miguel (com grande carreata)
Nazareno Neris (PMN):
Não informada
Rodrigo Vieira (Democracia Cristã):
Não informada
Rosália Fernandes (PSTU):
6h30 – Panfletagem nas proximidades do Hospital Giselda Trigueiro 9h – Acompanha assembleia dos trabalhadores da educação de Ceará-Mirim 13h30 – Entrevista ao programa Comunidade no Rádio, da 106 FM, em Ceará-Mirim 19h – Reúne-se com militantes e apoiadores da saúde pública em Natal
O Ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu neste domingo (4) o piso salarial da enfermagem.
A decisão vale até que estados, municípios, órgãos do governo
federal, conselhos e entidades da área da saúde informem, em 60 dias e
detalhadamente, o impacto financeiro para os atendimentos e os riscos de
demissões diante da implementação do piso.
Nos próximos dias, a decisão, que é individual, será levada para análise dos demais ministros do Supremo no plenário virtual.
Barroso é relator uma ação apresentada pela Confederação Nacional de
Saúde, Hospitais e Estabelecimentos de Serviços (CNSaúde), que defende
que o piso é insustentável.
Diante dos dados já apresentados na ação, o ministro avaliou que há
risco concreto de piora na prestação do serviço de saúde, principalmente
nos hospitais públicos, Santas Casas e hospitais ligados ao SUS.
Isso porque as instituições indicaram a possibilidade de demissão em massa e de redução da oferta de leitos.
O piso seria pago pela primeira vez nesta segunda (5) e foi fixado em
R$ 4.750, para os setores público e privado. O valor ainda serve de
referência para o cálculo do mínimo salarial de técnicos de enfermagem
(70%), auxiliares de enfermagem (50%) e parteiras (50%).
Conforme o Dieese, o incremento financeiro necessário ao cumprimento
dos pisos será de R$ 4,4 bilhões ao ano para os Municípios, de R$ 1,3
bilhões ao ano para os Estados e de R$ 53 milhões ao ano para a União.
Já a Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e
Entidades Filantrópicas (CMB) indicou incremento de R$ 6,3 bilhões ao
ano. Foi apontada uma possibilidade de demissão de 80 mil profissionais
de enfermagem e fechamento de 20 mil leitos.
Ao Supremo, as entidades afirmaram que “falou-se, antecedentemente,
do fechamento de hospitais, da diminuição da rede conveniada ao Sistema
Único de Saúde e do influxo de pacientes – alijados da rede de saúde
suplementar – para o já sobrecarregado SUS.”
“Tais circunstâncias, per se, são o bastante para comprovar que
muitos usuários dos serviços de saúde verão o pleno gozo de seu direito
constitucional à saúde restringido. O cenário das diálises, por exemplo,
é bastante exemplificativo nesse sentido”, diz a ação.
Decisão
O ministro ressaltou que é preciso valorizar a categoria, mas que
neste momento “é necessário atentar aos eventuais impactos negativos da
adoção dos pisos salariais impugnados”.
Para Barroso, Legislativo e Executivo não cuidaram das providências para viabilizar a implementação do piso.
“No fundo, afigura-se plausível o argumento de que o Legislativo
aprovou o projeto e o Executivo o sancionou sem cuidarem das
providências que viabilizariam a sua execução, como, por exemplo, o
aumento da tabela de reembolso do SUS à rede conveniada. Nessa hipótese,
teriam querido ter o bônus da benesse sem o ônus do aumento das
próprias despesas, terceirizando a conta”, afirma ele na decisão.
Segundo o ministro, “de um lado, encontra-se o legítimo objetivo do
legislador de valorizar os profissionais de saúde, que, durante o longo
período da pandemia da Covid-19, foram incansáveis na defesa da vida e
da saúde dos brasileiros. De outro lado, estão os riscos à autonomia e
higidez financeira dos entes federativos, os reflexos sobre a
empregabilidade no setor, a subsistência de inúmeras instituições
hospitalares e, por conseguinte, a própria prestação dos serviços de
saúde.”
O relator explicou que as entidades privadas que tenham condições podem e devem implantar o piso.
“Naturalmente, as instituições privadas que tiverem condições de,
desde logo, arcar com os ônus do piso constante da lei impugnada, não
apenas não estão impedidas de fazê-lo, como são encorajadas a assim
proceder. As circunstâncias constitucionais e fiscais aqui apontadas não
significam que o valor não seja justo e que as categorias beneficiadas
não mereçam a remuneração mínima”, diz na decisão.
O PSB já distribuiu quase R$ 5,5 milhões do fundão para as nove Candidaturas a Deputado Federal. O que recebeu mais grana foi Henrique Eduardo: R$ 1,5 milhão. Pra Henrique se eleger a nominata terá que fazer 300 mil votos. Caso contrário…
A grana de cada um:
Henrique Alves R$ 1.500.000,00 Thabata Pimenta R$ 800.000,00 Janeayre R$ 700.000,00 Pablo Aires R$ 500.000,00 Netinho França R$ 500.000,00 Doutora Tassia R$ 500.000,00 Bebel Medeiros R$ 400.000,00 Wellington Bernardo R$ 250.000,00 Professor Diego R$ 250.000,00
Jair Bolsonaro (foto) rebateu o discurso do PT de que a prisão de Lula foi uma armação. Em entrevista à CNN Brasil, o presidente afirmou que o petista “vive de mentiras”.
“Então a devolução dos seis bilhões de reais por parte dos delatores?
Ele vive de mentiras. Se ele não está roubando, está mentindo. Se não
está mentindo, está roubando. Às vezes, ele está fazendo as duas coisas
ao mesmo tempo”, disse.
“Ele fala que é armação, é só encarar para ver se tem ou não tem o metrô lá [no exterior]. Com dinheiro de quem? Do povo brasileiro, via BNDES. Mas não tem metrô em Belo Horizonte. É só em Cuba,
e vê se o Porto de Mariel foi construído ou não. É só pegar o contrato
do BNDES, se você não tiver, eu entrego, com a garantia de quase um
bilhão de dólares para fazer o metrô de Caracas, o Porto de Mariel.”
As operadoras de telefonia Claro, Tim e Vivo confirmaram que ativam estações com a tecnologia de quinta geração do serviço móvel (5G) em Natal (RN) na próxima segunda-feira (5), com cobertura parcial.
Inicialmente, a TIM disponibilizará o sinal 5G para 15 bairros da
capital e a Vivo para quatro. A Claro não informou quantos e quais
bairros terão cobertura. Ponta Negra, Tirol, Lagoa Seca e Barro Vermelho
serão contemplados nessa primeira etapa pelas operadoras Vivo e TIM.
Outros bairros, como Redinha, Alecrim, Neópolis e Lagoa Nova terão
cobertura da rede 5G Standalone da TIM.
Relação dos bairros da capital com 5G
Candelária (TIM) Lagoa Nova (TIM e VIVO) Nova Descoberta (TIM) Tirol (TIM e VIVO) Petrópolis (TIM) Capim Macio (TIM) Centro (TIM) Ponta Negra (TIM e VIVO) Alecrim (TIM) Neópolis (TIM) Lagoa Seca (TIM e VIVO) Pajuçara (TIM) Mãe Luiza (TIM) Barro Vermelho Redinha (TIM)
TV Aberta
Quem recebe as transmissões da TV Aberta pela antena parabólica
precisa adaptar o equipamento para evitar eventuais interferências.
Inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal
(CadÚnico) que recebem sinal da TV aberta por parabólica podem solicitar
o kit gratuito para a adaptação do equipamento à Siga Antenado, nome
fantasia da EAF.
O Tribunal Regional Eleitoral do RN, indeferiu até o
presente momento o registro de 03 candidatos e acatou a renúncia de
outros 04 para disputa de deputado estadual, envolvendo as legendas do
Republicanos, PTB, PMB, PMN e Avante, conforme dados abaixo:
Os suplentes de Senador estão enrolados no Rio Grande do Norte (RN). A suplente de Styvenson Valentim responde por Improbidade Administrativa e o suplente de Rafael Motta é acusado de Fura-Fila no SUS.
Tá ótimo.
Sem contar que Styvenson disse que seu atual suplente de Senador não vale merda.
A nova pesquisa sobre a intenção de votos para Governo e Senado no Rio Grande do Norte (RN) será divulgada na terça-feira, 30, pelo Instituto Consult, contratada pelo Jornal Tribuna do Norte, de Natal (RN).
Jair Bolsonaro (foto) foi o candidato à Presidência com o maior número de buscas no Google nesta semana. De acordo com ferramenta lançada pela plataforma para as eleições de 2022, o Presidente representou 48% das buscas de presidenciáveis.
Ele é seguido por Lula, que apareceu com 43%. Ciro Gomes teve 7% das buscas, enquanto Simone Tebet apareceu com 2%.
Os dados refletem a semana de sabatinas no Jornal Nacional. A entrevista de Lula a William Bonner e Renata Vasconcellos teve menos telespectadores do que a concedida pelo Presidente Jair Bolsonaro.
A propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão começou nesta sexta-feira.
Reportagem do Diário do RN publicada nesta sexta-feira (26) detalhou como funcionava o esquema investigado pela operação Fura-Fila do SUS no Rio Grande do Norte (RN) pelo Ministério Público. As investigações apontam favorecimento de eleitores do Deputado Estadual Souza na fila do SUS para exames e procedimentos cirúrgicos.
Souza que não disputará a reeleição, foi indicado 1° suplente do candidato ao Senado, Rafael Motta.
Ambos são filiados ao PSB.
Para o Ministério Público do Rio Grande do Norte (RN), ao menos cinco mil pacientes que aguardavam cirurgias foram prejudicados.
É bom lembrar que a fila de cirurgias no mesmo período do escândalo
chegou a atingir 18 mil pacientes no Estado, que foram vítimas da fraude
que beneficiou o hoje suplente de Motta.
Jean Ferreira, do PT, foi um dos beneficiados | Foto: cedida
Seis
novos vereadores foram diplomados nesta quinta-feira (25) pelo Cartório
Eleitoral de Martins-RN. A ação ocorreu após a cassação de seis outros
vereadores do DEM, hoje União Brasil, depois que o Tribunal Superior
Eleitoral (TSE) considerou que o partido utilizou uma candidatura
laranja para fraudar a cota de gênero nas eleições municipais de 2020.
Um dos cassados era o presidente da Câmara.
Com o recálculo dos
quocientes eleitorais e partidário, os novos diplomados são Jasson
Fontes (Republicanos), Sargento Filho (Republicanos), Bibiu (PSD), Maria
de Baiano (PSD), Jean Ferreira (PT) e Marquinhos Papa Tudo (Pros.).
Como o presidente foi cassado, os vereadores realizarão novas eleições
para o cargo.
A nova bancada ainda não tem prazo para assumir de
vez. “O Cartório Eleitoral diplomou os novos vereadores com base na
retotalização feita em uma sessão, e agora vai encaminhar uma
comunicação à Câmara para que dê posse aos novos vereadores”, informou o
advogado Fabrício Bruno, que representou o PT.
Como aconteceu Inicialmente,
o DEM apresentou 10 candidaturas para a Câmara de Martins, sendo sete
homens e três mulheres. Portanto, havia um obedecimento à cota de
gênero, que estabelece que cada gênero deve ter mínimo de 30% de
representação nas candidaturas. Já no meio das eleições, o DEM inseriu
mais duas candidaturas, de Fulgêncio Neto e Édna Maria Félix,
totalizando 12 candidatos.
Porém, Félix sequer tinha filiação
partidária. O Ministério Público Eleitoral apresentou uma ação de
impugnação do registro de candidatura já que, sem filiação, ela não
tinha condição de elegibilidade. “A entrada do apelado FULGÊNCIO NETO na
nominata do DEM de Martins/RN, fez com que a agremiação colocasse a
candidata Edna Félix para atender pleito daquele que viria a ser o 2º
(segundo) mais votado ao cargo de vereador na cidade. Todavia, a
tentativa de burla naquele momento não fora exitosa, tendo em vista que o
DEM não verificou a filiação partidária da indicada”, aponta a decisão
do TSE.
Com o impasse, a sigla substituiu Édna por Maria
Auxiliadora Rezende Queiroz, que a Corte considerou como uma “candidata
fictícia”, já que Queiroz recebeu apenas um voto, que não foi seu, não
teve atos de campanha e não teve nenhuma movimentação financeira. Em uma
gravação, a postulante ainda confirmou que sua candidatura não era para
pedir votos.
“Todos os recorridos concorreram para a fraude à
cota de gênero imposta pela legislação de regência, burlando a lei
eleitoral, em que pese a elaboração de documentos formais para afigurar
um suposto cumprimento da norma”, diz a decisão do Tribunal, que foi
relatada pelo ministro Alexandre de Moraes.
Em um trecho de
gravação presente no processo, a própria Maria Auxiliadora reconheceu
que a candidatura era falsa. “Minha candidatura não era pra pedir voto.
Era só pra complementar a chapa. Olga mandou eu pedir, mas eu não pedi”.
A “Olga” registrada na ação é Olga Figueiredo, presidente municipal do
Democratas.
Auxiliadora ainda falou que votou em outro
candidato. Seu único voto, segundo os autos, foi do seu filho. Outro
trecho diz que o DEM ainda a incentivou a fazer campanha, já que havia o
perigo da Justiça detectar a fraude.
“Sugeriram, inclusive, que
eu intensificasse a campanha na reta final, com mais contatos com as
pessoas, em virtude de terem detectado, no início do mês de
novembro/2020, que eu estava um pouco desmotivada a continuar como
candidata”, disse.
Por isso, para a Corte, ficou comprovado com
uma robustez de provas que houve fraude cometida pelo DEM. “As provas da
fraude da cota de gênero são robustas e levam em conta a soma das
circunstâncias do caso a denotar o inequívoco fim de mitigar a isonomia
entre homens e mulheres que o legislador tanto pretendeu garantir,
construindo ao longo dos anos uma participação igual entre homens e
mulheres”, disse trecho relatado por Moraes. “Veja-se, que não se trata
apenas de um fato isolado, mas de um conjunto de provas que demonstram
inequivocamente a fraude cometida”, afirmou
Para o ministro, o
ato não poderia passar impune. “É inadmissível que candidaturas
‘laranjas’, que ferem a participação das mulheres na política, em um
país em que mais da metade de sua população é de mulheres, que ocupam
pouco o parlamento e outros espaços de poder, sejam admitidas pelo
judiciário que tanto tem contribuído para avançar na igualdade entre
homens e mulheres”.
A ação foi encaminhada ao Supremo pelo
Partido dos Trabalhadores (PT) e Republicanos, beneficiados pela
decisão. Os seis vereadores cassados foram Fulgêncio Teixeira, Françoar
Ferreira, Netinho Gurgel, Uilame Júnior, Rabim e Xinó, todos foram
eleitos pelo Democratas, hoje União Brasil.
Outros casos Segundo
o advogado Fabrício Bruno, a cassação em Martins não é novidade. Em
Currais Novos, o DEM cometeu o mesmo tipo de fraude. Lá, uma mulher se
filiou ao Democratas apenas no início de abril de 2020, não realizou
despesas de campanha, não produziu ou distribuiu nenhum material de
propaganda eleitoral, nem participou de atos de campanha, seja
presencial ou virtualmente. Também por ação do PT, a chapa foi cassada
mas o hoje União Brasil recorreu.
Já em 2021, a Justiça Eleitoral
cassou a chapa do PSDB no município de Taipu por decisão do juiz José
Herval Sampaio Júnior, substituto da 46ª Zona Eleitoral do Rio Grande do
Norte. Na ocasião, o magistrado entendeu que a sigla utilizou duas
candidaturas laranjas de mulheres que não fizeram campanha. Uma não
tinha nem domicílio eleitoral na cidade e tempo adequado de filiação
partidária, por isso teve o registro indeferido, enquanto a outra mulher
retirou a candidatura.
“O julgamento desse processo garante uma
política afirmativa de participação das mulheres na política. É
representatividade, e a gente só busca o cumprimento da norma”, afirmou
Bruno.
O Candidato a Senador Carlos Eduardo Alves (PDT) ingressou com representação na Justiça Eleitoral, nesta quinta-feira (25), para que o também candidato ao Senado, Rafael Motta
(PSB), se abstenha de participar de eventos e movimentações políticas
realizados pela coligação que tem como cabeça de chapa a Governadora Fátima Bezerra (PT).
“Essa proibição que Carlos Eduardo pretende impor a Rafael não tem
amparo na legislação eleitoral, pois o PSB não tem candidatura própria a
governador, e os seus filiados são livres para se expressar
politicamente”.
Rafael Motta vai botar Carlos Eduardo na sola do sapato de Fátima Bezerra com tanta idiotice.
O grau de imbecilidade de Carlos Eduardo Alves é incomparável. A cada
dia que passa ele vem piorando e favorecendo aos seus concorrentes. Não
existem explicações para tantas bobagens. É ridículo.
Nova Pesquisa Seta divulgada nesta quinta-feira (25)
aponta crescimento das intenções de voto dos dois primeiros colocados
na corrida para o Governo do Rio Grande do Norte (RN).
De acordo com o levantamento, a Governadora e Candidata à reeleição Fátima Bezerra (PT) agora tem 41,9% das intenções de voto, enquanto Capitão Styvenson (Podemos) aparece na 2ª posição, com 17,1%. O terceiro colocado é Fábio Dantas (Solidariedade), agora com 9,5%.
Confira os números:
Governo do RN – Estimulada – 1º turno
Fátima Bezerra (PT): 41,9%
Capitão Styvenson (Podemos): 17,1%
Fábio Dantas (Solidariedade): 9,5%
Rosália Fernandes (PSTU): 1,1%
Clorisa Linhares (PMB): 1,1%
Danniel Morais (PSOL): 0,7%
Bento (PRTB): 0,4%
Nazareno Neris (PMN): 0,3%
Rodrigo Vieira (DC): 0,3%
Ninguém/branco/nulo: 14,6%
Não sabe/não respondeu: 13%
Na pesquisa anterior, de julho, Fátima Bezerra tinha 38,1%; Capitão
Styvenson, 11,7%; e Fábio Dantas, 11,3%. Com isso, de julho para agosto,
a petista cresceu 3,8 pp., o senador subiu 5,4 pp. e o
ex-vice-governador caiu 1,8 pp.
Se as eleições fossem hoje, Fátima seria reeleita no primeiro turno, já que ela tem 41,9%, contra 30,5% da soma dos adversários.
CERTEZA DE VOTO
De acordo com a pesquisa Seta, 63,7% do eleitorado está convicto do
voto para o Governo do Estado. Eles responderam que estão decididos e
não vão mais mudar o voto. Já 22,1% ainda cogitam mudar o voto até o dia
da eleição. Outros 14,2% não sabem ou não quiseram responder.
SEGUNDO TURNO
A pesquisa testou, ainda, dois cenários de segundo turno: um entre
Fátima Bezerra e Capitão Styvenson e outro entre Fátima e Fábio Dantas.
Veja os números.
Governo do RN – Estimulada – 2º turno – Cenário 1
Fátima Bezerra (PT): 43%
Capitão Styvenson (Podemos): 27,1%
Ninguém/branco/nulo: 16,7%
Não sabe/não respondeu: 13,3%
Governo do RN – Estimulada – 2º turno – Cenário 1
Fátima Bezerra (PT): 43,1%
Fábio Dantas (Solidariedade): 22,7%
Ninguém/branco/nulo: 19,9%
Não sabe/não respondeu: 14,3%
DADOS
A pesquisa Seta entrevistou 1.500 eleitores presencialmente entre os
dias 20 e 22 de agosto. A margem de erro é de 2,7 pp., com intervalo de
confiança de 95%. Os registros na Justiça Eleitoral são o BR-02466/2022 e
RN-06561/2022.
Pesquisa Seta divulgada nesta quinta-feira (25)
mediu a preferência do eleitorado do Rio Grande do Norte para deputado
estadual. De acordo com o levantamento, George Soares (PV) lidera com 2,4% das intenções de voto, seguido de Nelter Queiroz (PSDB), com 2%; Jorge do Rosário (Avante), com 1,6%; e Vivaldo Costa (PV), com 1,5%.
Apesar disso, a maioria do eleitorado (62,9%) não sabem ou não
responderam à pesquisa. Outros 2,8% apontaram que pretendem votar em
branco, nulo ou em nenhum dos candidatos.
Confira os números:
Deputado estadual no RN – Espontânea
Dados A
pesquisa Seta entrevistou 1.500 eleitores presencialmente entre os dias
20 e 22 de agosto. A margem de erro é de 2,7 pp., com intervalo de
confiança de 95%. Os registros na Justiça Eleitoral são o BR-02466/2022 e
RN-06561/2022.
O Candidato Carlos Eduardo (PDT) lidera a corrida para o Senado no Rio Grande do Norte (RN) com 22% das intenções de voto, segundo nova Pesquisa Seta divulgada nesta quinta-feira (25). Apesar estar numericamente à frente, o pedetista está empatado tecnicamente com Rogério Marinho (PL), que tem 19,7%.
Confira os números:
Senado no RN – Estimulada
Carlos Eduardo (PDT): 22%
Rogério Marinho (PL): 19,7%
Rafael Motta (PSB): 9,7%
Dário Barbosa (PSTU): 1,4%
Pastor Silvestre (PMN): 1,3%
Freitas Júnior (PSOL): 0,7%
Veterinária Shirlei Medeiros (DC): 0,7%
Marcelo Guerreiro (PRTB): 0,5%
Geraldo Pinho (Podemos): 0,5%
Marcos do MLB (UP): 0,1%
Ninguém/branco/nulo: 21,5%
Não sabe/não respondeu: 21,9%
Na pesquisa anterior, de julho, Carlos Eduardo tinha 20,9%, contra
16,9% de Rogério Marinho e 8,6% de Rafael Motta. Em um mês, Carlos subiu
1,1 pp., Rogério cresceu 2,8 pp. e Rafael Motta avançou 1,1 pp.
CERTEZA DE VOTO
De acordo com a pesquisa Seta, 49,2% do eleitorado está convicto do
voto para o Senado. Eles responderam que estão decididos e não vão mais
mudar o voto. Já 26,1% ainda cogitam mudar o voto até o dia da eleição.
Outros 24,7% não sabem ou não quiseram responder.
DADOS
A pesquisa Seta entrevistou 1.500 eleitores presencialmente entre os
dias 20 e 22 de agosto. A margem de erro é de 2,7 pp., com intervalo de
confiança de 95%. Os registros na Justiça Eleitoral são o BR-02466/2022 e
RN-06561/2022.
Pesquisa Seta divulgada nesta quinta-feira (25) mediu a preferência do eleitorado do Rio Grande do Norte para deputado federal.
De acordo com o levantamento, Natália Bonavides (PT) lidera com 2,4%; seguida de Dra. Vanessa (União Brasil), com 2%; e Major Brilhante (PP), com 1,8%.
Apesar disso, a maioria do eleitorado (62,7%) não sabem ou não
responderam à pesquisa. Outros 8,7% apontaram que pretendem votar em
branco, nulo ou em nenhum dos candidatos.
Deputado federal no RN – Espontânea
Dados
A pesquisa Seta entrevistou 1.500 eleitores presencialmente entre os
dias 20 e 22 de agosto. A margem de erro é de 2,7 pp., com intervalo de
confiança de 95%. Os registros na Justiça Eleitoral são o BR-02466/2022 e
RN-06561/2022.
A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (RN) debaterá na próxima segunda-feira (29) a possibilidade de reativação do antigo Aeroporto Augusto Severo, em Parnamirim (RN). A proposição de uma audiência pública sobre o tema partiu do Deputado Estadual Michael Diniz (SDD). O evento será a partir das 9h.
“Há um sentimento crescente, que toda grande Natal (RN) tinha, de
reativação do Aeroporto Augusto Severo, e isso está avançando e ganhando
espaço cada vez mais rápido na sociedade. Fico feliz com respostas e
apoio popular. E vai acontecer”, disse o parlamentar.
Segundo Michael, os senadores e deputados federais da bancada
potiguar foram convidados para o debate, assim como autoridades
envolvidas com o tema. “É um desejo praticamente unânime do RN, a
reativação do aeroporto. Vai trazer mais emprego, mais recursos e mais
desenvolvimento para o RN”, disse Michael.
Fátima Bezerra disse que estão equivocados os que colocaram palavras atribuídas a ela sobre a crise provocada pela ação de Carlos Eduardo Alves que tenta impedir impedir na justiça que o Deputado Federal Rafael Motta cole em sua imagem na disputa pelo Senado e que não suba no seu palanque para pedir votos para ela e Lula:
“Se equivocam os que colocam na minha boca informações que nunca
disse diante de fatos político-eleitorais. Seguimos levando nossa
mensagem ao povo Potiguar, com alegria, com otimismo e responsabilidade.
E para quem ainda não entendeu, nossa chapa é formada pelos seguintes
nomes: Lula, Presidente; Fátima Bezerra, Governadora; Walter, Vice-Governador, e Carlos Eduardo, Senador”.
Recado direcionado por Fátima Bezerra sabe lá pra quem.
As famílias que recebem o Auxílio Brasil no Nordeste correspondem a 48,8%
da população da Região. O percentual, recorde, foi atingido com a
ampliação do número de beneficiários nos últimos meses. Em dezembro de
2021, eram 37%.
Ao todo, 2,3 milhões de famílias nordestinas foram incluídas no pagamento do Auxílio Brasil em 2022.
O Senador e Candidato ao Governo do RN nas eleições deste ano, Styvenson Valentim (Podemos),
trava uma briga na Justiça para não aumentar a pensão do filho
adolescente. Ele possui dois salários: o de senador e o de capitão da
Polícia Militar da reserva.
A ação tramita na 2ª Vara de Família e Sucessões da Comarca de Natal (RN)
e corre em segredo de Justiça, não sendo possível detalhar nenhum passo
do processo judicial. Porém, conforme o Diário da Justiça do RN,
Styvenson ingressou com pedido de suspensão da decisão que fixou o
percentual da pensão alimentícia, de 20%, em cima do valor percebido por
ele no Senado Federal. Para ele, o ideal seria a metade, ou seja, 10%.
Styvenson recebe R$ 33.763,00 como senador (líquido: cerca de R$ 25
mil) e R$ 7.246,26 como capitão da PM da reserva (líquido: cerca de R$ 5
mil).
Segundo o Jornal Diário do RN, na ação, Styvenson frisou que aumentar
o valor que paga ao filho atualmente é uma medida “descabida,
irrazoável e injusta” e que o valor da pensão havia sido acordado com a
ex-companheira em R$ 3 mil, não sendo justo que, agora, que ele possui
renda líquida de mais de R$ 25 mil, o percentual se mantenha, gerando um
aumento considerável na pensão paga ao adolescente. Entre outras
coisas, ele alega que a mãe, inclusive, possui “capacidade financeira
para sustentar o filho, fato que deve ser levado em conta”, afirmou, no
processo.
O Senador ainda alegou que as necessidades do filho não mudaram com o
passar do tempo. Por isso, não se justificaria a determinação imposta
sobre sua remuneração atual. Segundo o entendimento do Desembargador
Claudio Santos, relator do processo, com a melhoria das condições
financeiras de Styvenson, a melhoria das situações ofertadas ao filho é
medida imposta pela própria legislação civil.
De acordo com a prestação de contas disponível no site do TSE, quem mais recebeu doações até agora na nominata do PP foi o Major Brilhante com receitas que chegam a quase 1,5 milhão de reais.
A caicoense e Ex-Vereadora Mara Costa que recebeu pouco mais de 800 mil reais em doações recebidas.
O estrando é que o Presidente Estadual da legenda e, igualmente,, Candidato a Deputado Federal, Beto Rosado, tenha recebido menos: R$ 774.550,00.
Não tem alguma coisa errada? É somente uma pergunta.
O Candidato a Deputado Federal Henrique Eduardo fica de fora da Câmara dos Deputados em praticamente todas as pesquisas realizadas até agora. Pior é que a nominata dele tem que arrumar 300 mil votos pra eleger pelo menos um.
Mesmo com o apelo de Henrique dizendo que ainda é “bacurau” a situação é complicada. Como mudou de partido, ele é considerado “bacurau” do Paraguai. Mesmo com a camisa verde que usa na campanha.
A prefeita Marianna Almeida excluiu o vice-prefeito Renato Alves (PL) dos grupos de WhatsApp da prefeitura, o que estremeceu ainda mais a relação entre os dois. O espaço do aplicativo de mensagens reúne integrantes do primeiro escalão da Prefeitura de Pau dos Ferros.
Após declarar apoio público nas redes sociais ao candidato a deputado estadual de Neilton Diógenes (PL), em contraponto ao candidato da prefeita, Galeno Torquato (PSDB), Marianna decidiu afastar o vice da Gestão e demitir todos os cargos comissionados indicados por ele. Ontem (23), Renato foi removido de um dos principais grupos da gestão (foto acima) pelo secretário de Governo, Jaime de Carvalho.
Renato já havia declarado apoio a João Maia para federal, enquanto a prefeita Marianna apoia Dr. Pio Fernandes.
Naquela altura já havia rumores de rompimento, após Renato afirmar que estaria livre de qualquer compromisso com a prefeita Mariana Almeida, quando a mesma confirmou que não iria apoiar João Maia para deputado federal.
Resultado de Pesquisa divulgada pela IPEC/Inter TV Cabugi na noite desta segunda feira (22):
GOVERNO ESTIMULADA
Fátima – 46%
Styvenson – 15%
Fábio – 9%
Rosalia – 3%
Clorisa – 2%
Bento – 1%
Daniel – 1%
Rodrigo – 1%
Nazareno – 0%
Branco/Nulo: 15%
Não sabe/Não respondeu: 7%
GOVERNO ESPONTÂNEA
Fátima – 25%
Styvenson – 5%
Fábio – 3%
Clorisa – 0%
Rosália – 0%
Branco/Nulo: 14%
Não sabe/Não respondeu: 48%
A pesquisa ouviu 800 pessoas entre os dias 19 e 21de agosto em 35
municípios potiguares. A margem de erro é de três pontos percentuais
para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A
pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o
número RN-09891/2022.
Garibaldi Alves Filho foi o nome mais citado para a Câmara dos Deputados na pesquisa TS2 divulgada pela TCM nesta segunda feira (22) pela manhã.
Confira os números dos mais votados:
O Instituto TS2 ouviu 1.600 pessoas entre os dias 18 e 21 de agosto. A
margem de erro é de 2,4 pontos percentuais para mais ou para menos com
intervalo de confiança de 95%. A pesquisa está registrada na Justiça
Eleitoral sob os protocolos BR–02456/2022 e RN-01204/2022.
O William Bonner e Renata Vasconcelos se comportaram como se fossem agentes de Polícia e Advogados da esquerdalha durante o debate de ontem (22) no Jornal Nacional. O Presidente Jair Bolsonaro não é ladrão e exerceu sua postura com muita excelência. Mostrou-se extremamente equilibrado apesar de toda provocação. Falou apenas 24 minutos enquanto que os entrevistadores falaram 16 minutos. Não foi uma entrevista. Foi uma inquisição.
Nova pesquisa no mercado divulgada pelo Instituto Item mostra os seguintes números para o Governo:
Estimulada:
Fátima Bezerra – 40%
Styvenson – 17,5%
Fábio Dantas – 17%
Clorisa Linhares – 2,5% Rodrigo Vieira – 1,0% Daniel Morais – 1,0% Rosália Fernandes 0,5% Antônio Bento – 0,5% Nazareno Neris – 0,0% Espontânea: Fátima Bezerra – 31% Styvenson – 10,5% Fábio Dantas – 10% Clorisa Linhares – 1,5% Daniel Morais – 0,5% Rodrigo Vieira – 0,5% Rogério Marinho – 0,5% Rosália Fernandes – 0,5% Outros nomes citados – 1,0% A pesquisa foi realizada entre os dias 14 e 16 de agosto em 12 microrregiões do Rio Grande do Norte e entrevistou 1.600 pessoas. A margem de erro possível é de 2,45% e a margem de confiabilidade é de 95%.
A pesquisa está registrada sob os números RN-06634/2022 e BR-09298/2022.
Aos que acreditavam que a relação do prefeito Raimundo e o vice Vinicius Fernandes se abalaria depois de 2020, erraram feio. Raimundo e Vinícius seguem alinhados e com forte entrosamento nas ações desenvolvidas pela gestão (Veja Aqui). Tanto assim, que as decisões administrativas e políticas têm sido compartilhada entre os dois, o que fortalece ainda mais o sucesso reconhecido pela população local (Veja Aqui).
Vinícius, neto do ex-prefeito Rogério, é um político da nova geração, conhecido pelo perfil inovador, sempre atuante e presente em todos os eventos, a convite do prefeito Raimundo. Agora as duas lideranças que governam Umarizal têm uma missão desafiadora: impactar a votação do deputado Getúlio Rêgo, em retribuição ao apoio decisivo dado pelo decano à dupla na eleição de 2020. Como esse ano tem Copa do Mundo, para alcançarem o objetivo estratégico, Raimundo e Vinícius, no cenário da política na terra do Gavião deverão seguir aquela máxima segundo a qual “em time que está ganhando, não se mexe”.
Na festa vermelha para largada da chapa da governadora Fátima Bezerra (PT), o candidato a senador Rafael Motta, do PSB, participou como convidado dos 15 vereadores que apoiam seu nome em São Gonçalo do Amarante. Nove dos 15 vereadores que apoiam Rafael no município caminharam com ele parando de porta em porta para apresentá-lo como […]
Quem é o youtuber que tirou do sério – como se fosse difícil – o presidente Jair Bolsonaro nesta quinta-feira (18), no cercadinho do Palácio da Alvorada? No seu canal no YouTube, Wilker Leão se alresenta como “advogado e cabo R/2 do Exército Brasileiro (praça de 2014). De 2015 a 2022 fui auxiliar da Assessoria […]
O PL, que tem uma expectativa de eleger dois Federais, vem caindo na realidade. O Ex-Governador Robinson Faria, que está na nominata, tem que arrumar mais de 100 mil votos. É aquele mesmo que deixou quatro folhas de salários atrasados. João Maia e Girão são os outros concorrentes. Um fica de fora. Ou dois.
Os Candidatos Dr Bernardo (Deputado Estadual) e Kaline de Dr Bernardo (Deputada Federal), conseguiram importante apoio em Mossoró (RN). Agora passa a integrar sua equipe na Capital do Oeste o Vereador Omar Nogueira.
“Vamos apoiar os dois, pois reconhecemos a importância do trabalho de ambos pela Região. Dr. Bernardo já tem experiência comprovada. E Kaline tem apresentado excelentes projetos para o desenvolvimento do Rio Grande do Norte (RN) no seu programa de campanha. É com eles que vamos”, disse com euforia e confiança o Vereador Omar.
O candidato mais rico no Rio Grande do Norte é o advogado Alex dos Santos Garcia (PSC), que disputa um mandato de deputado federal nas eleições desse ano. Ele optou por usar o nome Alex da Renavin na urna eletrônica e informou ao TSE um patrimônio de 80 milhões de reais. Alex informou oito participações societárias em empresas – a mais alta delas de R$ 17,6 milhões.
Em outras seis, as participações são de R$ 10 milhões em cada. O patrimônio de Alex é cerca de 50% maior que o do segundo candidato mais rico, o deputado estadual José Dias (PSDB), que disputa a reeleição ao cargo legislativo. O patrimônio do advogado e empresário também é 22 vezes maior que o do décimo candidato mais rico, o deputado estadual Getúlio Rêgo (PSDB), que disputa a reeleição.
Conheça os 10 candidatos mais ricos nas eleições de 2022 no Rio Grande do Norte:
Alex dos Santos Garcia (PSC), candidato a deputado federal – patrimônio: R$ 80.009.800,00
José Dias de Souza Martins (PSDB), candidato à reeleição para o cargo de deputado estadual – R$ 53.184.090,37
Flávio José Cavalcanti Azevedo (PL), candidato a 1º suplente de senador – R$ 25.529.961,33
Jorge Ricardo do Rosário (Avante), candidato a deputado estadual – R$ 18.768.973,99
Henrique Eduardo Lyra Alves (PSB), candidato a deputado federal – R$ 12.640.793,47
José Galeno Diógenes Torquato (PSDB), candidato à reeleição para o cargo de deputado estadual – 8.027.179,88
Wbiranilton Linhares de Araújo (PSDB), candidato a deputado federal – R$ 7.593.000,00
Robinson Mesquita de Faria (PL), candidato a deputado federal – 6.770.684,03
Ana Sufia Nunes (PC do B), candidata a 2ª suplente de senador – R$ 5.956.995,95
Getúlio Nunes do Rêgo (PSDB), candidato à reeleição para o cargo de deputado estadual – R$ 3.500.289,21
110 prefeitos de cidades do Rio Grande do Norte (RN) divulgaram uma nota contra Carlos Eduardo Alves, na noite desta quarta-feira (17). Entre eles os Prefeitos de Natal (RN) e Mossoró (RN). Os Prefeitos repudiam o levantamento de suspeitas infundadas e inaceitáveis feitas pelo candidato ao Senado pelo PDT, sobre o envio de recursos federais para os municípios do Estado.
NOTA:
“Nós, prefeitos do Rio Grande do Norte (RN), fomos surpreendidos com a absurda acusação feita pelo candidato Carlos Eduardo Alves (PDT) junto ao Tribunal Regional Eleitoral, levantando suspeitas infundadas e inaceitáveis sobre o envio de recursos federais para os municípios do Estado. O fato só tem mesmo uma justificativa, os interesses político-eleitorais do candidato que, mesmo já tendo sido prefeito, parece não ter o menor conhecimento da importância desses investimentos para as cidades potiguares. Carlos Eduardo desrespeita a todos os 167 prefeitos do Estado ao supor que os recursos obtidos por meio de parcerias federais, tivessem qualquer outro objetivo que não, melhorar a qualidade de vida do nosso povo. E o que mais impressiona é que ele tenta conquistar nas urnas um mandato de senador que terá, como dever básico, justamente, enviar recursos para o RN.
Ou ele não fará isso caso seja eleito? Dessa forma, deixamos claro aqui todo o nosso repúdio à tentativa do ex-prefeito de incriminar ações que foram feitas a favor do cidadão e que só contribuíram com melhorias para todas as regiões do Estado. Esperamos que a campanha eleitoral tenha debates construtivos e que os candidatos mostrem seus serviços prestados e as propostas que defendem. Os ataques pessoais que motivam ações estapafúrdias como essa, só prejudicam o crescimento do nosso RN.”
Nas eleições majoritárias, o candidato eleito é aquele que tem mais votos. É assim para eleger o presidente da República, senadores, governadores e prefeitos.
Para eleger deputados federais, estaduais e vereadores, o sistema é proporcional – e descobrir quem foi eleito envolve um cálculo um pouco mais complexo. Para entender, é preciso saber que, nesse tipo de eleição, o voto que você dá para candidatos conta também como voto no partido.
A lógica desse sistema é que cada partido elege um número de candidatos a deputado proporcional ao número total de votos que recebeu em todos os seus candidatos a deputado, além dos votos na própria legenda. Essa é a ideia por trás do Quociente Eleitoral.
Considerando que um determinado estado tem 10 vagas na Câmara dos Deputados e o total de votos válidos foi de 100 mil, significa que cada lugar "custa" 10 mil votos. (Votos válidos são os votos dados em candidatos e em partidos. Os votos em branco e nulos não influenciam no resultado da eleição.)
100 mil votos válidos ÷ 10 lugares na Câmara = 10 mil votos (Quociente Eleitoral do estado)
O numero de votos de cada partido dividido pelo Quociente Eleitoral indica quantas vagas cada partido tem direito, desprezada a fração. Esse número é chamado de Quociente Partidário.
Então, se o Partido X teve 26 mil votos, ele tem direito a duas vagas – com 10 mil votos por vaga.
26 mil votos ÷ 10 mil: = 2,6 (Quociente Partidário do Partido X = 2 vagas)
A partir desta eleição, os partidos poderão unir-se em federações. No cálculo de votos, a federação equivale a um partido.
Quanto mais candidatos fortes, mais votos – então, mais cadeiras o partido garante. Esse trabalho conjunto é importante. Tradicionalmente, poucos são os candidatos que conseguem atingir sozinhos o Quociente Eleitoral.
Quem entra são os candidatos mais votados do partido – mesmo que, aqui no nosso exemplo em que o partido garantiu duas vagas, o mais votado tenha tido 18 mil votos, e o segundo colocado, só 2 mil. Quando essa diferença é muito expressiva, esse candidato aqui é chamado puxador de votos. Essa transferência de votos é legítima – ela é um reflexo dessa lógica da eleição proporcional. Alguns grandes puxadores de votos entraram para a história.
Para evitar que candidatos com pouquíssimos votos sejam eleitos, em 2015 foi criada a cláusula de barreira individual – que mantém a transferência de votos, mas obriga cada candidato a conseguir sozinho votos equivalentes a pelo menos 10% do quociente eleitoral.
No nosso exemplo anterior, esse candidato menos votado, com 2 mil votos, seria eleito – mas, se ele tivesse tido menos de mil votos, ficaria de fora, e esse lugar seria redistribuído para os outros partidos.
Cláusula de barreira = 10% de 10 mil = 1.000 votos
As vagas que sobrarem após a distribuição pelo Quociente Partidário, chamadas de sobras, são preenchidas em um cálculo posterior, pela média.
A distribuição das sobras é acessível a todos os partidos que participem do pleito, desde que:
O candidato tenha obtido votação equivalente a 20% do quociente eleitoral (pelo menos 2 mil votos, no nosso exemplo);
Que o partido do candidato tenha obtido votação equivalente a 80% do quociente eleitoral (pelo menos 8 mil votos, seguindo esse exemplo).
Pesquisa 98 FM/DataVero divulgada nesta terça-feira (16) mediu as intenções de voto do eleitor doRio GrandedoNorte (RN) para Deputado Federal.
Entre os nomes citados, destaque para a deputada federal e Candidata à reeleição Natália Bonavides (PT), que aparece com 0,86% das intenções de voto. Em 2º lugar, aparecem empatados o Deputado Federal General Girão (PL) e Major Brilhante (PP), ambos com 0,79%.
Na 3ª colocação, três candidatos estão com 0,59%: Garibaldi Alves (MDB), Kelps Lima (Solidariedade) e Mineiro (PT). Em seguida, estão Beto Rosado (PP) e Robinson Faria (PL), cada um com 0,53%.
Chama atenção, ainda, o alto índice de indecisos. 73,34% ainda não sabem em quem votar. Outros 11,52% dizem que não pretendem votar em nenhum dos candidatos.
Veja lista completa:
Dados
A pesquisa 98 FM/DataVero entrevistou 1.500 pessoas entre os dias 9 e 12 de agosto em 41 municípios potiguares. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%. Os protocolos do registro na Justiça Eleitoral são o BR-00517/2022 e RN-04480/2022.
Pesquisa 98 FM/DataVero divulgada nesta terça-feira (16) mediu as intenções de voto do eleitor do Rio Grande doNorte (RN) para Deputado Estadual.
Os três mais citados são Deputados Estaduais que são candidatos à reeleição pelo PSDB: Ubaldo Fernandes (0,79%), Dr. Bernardo Amorim (0,79%) e Getúlio Rêgo (0,66%).
Em seguida, aparecem Francisco do PT (0,59%), Subtenente Eliabe (Solidariedade, 0,59%) e Tomba Farias (PSDB, 0,59%).
Chama atenção, ainda, o alto índice de indecisos. 70,12% ainda não sabem em quem votar. Outros 10,33% dizem que não pretendem votar em nenhum dos candidatos.
Veja a lista completa:
Dados
A pesquisa 98 FM/DataVero entrevistou 1.500 pessoas entre os dias 9 e 12 de agosto em 41 municípios potiguares. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%. Os protocolos do registro na Justiça Eleitoral são o BR-00517/2022 e RN-04480/2022.