15 de mai. de 2015

Água oferecida em Paraná/RN pode ter substância cancerígena

Água oferecida em Paraná/RN pode ter substância cancerígena

Água em município do interior pode conter substância cancerígena
O Ministério Público do RN instaurou inquérito civil público para apurar a "eventual presença de substância cancerígena na água do Açude Antas, manancial utilizado pela CAERN para abastecimento da comunidade rural da Vila Caiçara e adjacências, no Município de Paraná", no interior do RN. O caso foi publicado na edição de hoje (14) do Diário Oficial do Estado (DOE).

Segundo a informação que chegaram ao MPRN, na década de 1980, "foram exploradas jazidas de esmeraldas na área em que posteriormente foi construído o referido açude, havendo a necessidade de avaliar se a água do manancial poderia estar contaminada com metais pesados decorrentes da exploração do minério".

O promotor responsável pelo caso, Ricardo José da Costa Lima, já solicitou o mais breve possível, "a realização de perícia, através da FUNPEC, na água do Açude Antas, manancial utilizado pela CAERN para abastecimento da comunidade rural da Vila Caiçara e adjacências, no Município de Paraná/RN, no afã de avaliar a eventual presença de substância cancerígena decorrente da contaminação do manancial com metais pesados, resultado da exploração de minérios (jazida de esmeraldas) ocorrida há décadas atrás no local onde atualmente se situa o referido manancial".

Além disso, o promotor oficiou a CAERN, no prazo de 20 dias, informações sobre a realização de análise técnica na água proveniente do açude Antas e se o produto disponibilizado à população após o processo de tratamento realizado pela concessionária está adequado ao consumo humano sem riscos à saúde.
http://www.tuliolemos.com.br/noticia/4693/

Nenhum comentário:

Postar um comentário