24 de mai. de 2011

ROSALBA PEDE QUE SECRETÁRIOS REESCREVAM O ORÇAMENTO DE 2011 E DESCARTA REAJUSTE A GREVISTAS


A reunião extraordinária que a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) convocou com o secretariado, na noite desta segunda-feira (23/05) terminou sem maiores novidades. O encontro aconteceu na sede da Governadoria, no Centro Administrativo de Lagoa Nova, em Natal. Ao final, foi mantida a decisão de não conceder qualquer reajuste aos servidores públicos que estão em greve e, ainda, feita a orientação para que os secretários comecem a cortar gastos.

Durante a reunião a governadora Rosalba Ciarlini repetiu o discurso de que o Estado está acima do limite prudencial estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal. O secretário-chefe do Gabinete Civil, Paulo de Tarso, assegurou que o Estado só vai conceder novos reajustes salariais quando estiver fora do limite de gastos com pessoal estabelecido pela lei.

Rosalba Ciarlini apresentou os dois novos membros de sua equipe: Anselmo Carvalho, novo secretário de Administração, e José Marlúcio Diogenes Paiva, que assumiu a presidência do IPERN (Instituto de Previdência dos Servidores do Estado). Em seguida determinou que cada secretário reescreva o orçamento de 2011 do Governo do RN.

Essa foi a "novidade" da reunião. É que o orçamento deste ano foi elaborado na gestão de Iberê Ferreira de Souza (PSB). Rosalba quer a adequação ao programa de governo que ela apresentou durante a campanha eleitoral. A orientação é que se busque viabilizar o máximo de pontos do programa de governo, comprometendo o menor volume possível de recursos.

GREVES - Coube ao secretário do Gabinete Civil, Paulo de Tarso, comentar a onda de greves que está paralisando o Estado. Ele disse, durante a reunião, que o Governo vai respeitar o movimento dos trabalhadores, mas descartou conceder qualquer reajuste. Deixou ainda o sinalizador de que não haverá entendimento individual com cada categoria. As negociações só vão acontecer dentro de uma política conjunta para o funcionalismo.

O movimento dos professores mereceu um destaque em especial. Há informações de que o discurso da professora Amanda Gurgel denunciando a precariedade da educação pública potiguar, e que ganhou repercussão nacional, conseguiu incomodar o Governo. O assunto teria sido discutido durante a reunião.

Segundo Paulo de Tarso, o Governo vai aproveitar a folha salarial do mês de maio para pagar aulas suplementares que não eram pagas à categoria desde o ano passado. O secretário também prometeu quitar todo o passivo de férias dos servidores da educação.
postado por cleumy candido 14:21

Nenhum comentário:

Postar um comentário