14 de out. de 2015

Fernando Freire não será transferido para CDP de Apodi

Foto: Ricardo Richel/Jornal Extra/RJ


Da redação


O ex-governador do Rio Grande do Norte, Fernando  Freire não vai mais cumprir pena no Centro de Detenção Provisório de Apodi, na região Oeste do Estado. Na verdade, de acordo com determinação da Justiça, Fernando Freire não irá, pelo menos até segunda ordem para unidade prisional comum. A decisão é do juiz Henrique Baltazar, titular da vara de Execuções Penais de Natal. 

A decisão de suspender a transferência foi publicada nesta terça-feira (13) pelo próprio magistrado. De acordo com a decisão, o juiz informou que está sendo finalizada a construção de um presídio adequado no Comando da PM e noticiou "grave risco" para a vida do apenado no sistema penitenciário.

Segundo a decisão anterior, Fernando Freire iria para a Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta, no entanto, no dia em que iria ser transferido, passou mal e foi levado para o Hospital São Lucas, em Natal.
Logo após sair do Hospital, ficou decidido que o ex-governador iria para o CDP de Apodi, por ser uma unidade nova e tranquila. Na unidade, Fernando Freire teria acesso a uma ala administrativa e TV por assinatura. No entanto, a ida do preso aguardava confirmação do Coordenadoria de Administração Penitenciária do RN (Coape).

No entanto, nesta terça-feira (13), o juiz decidiu que o preso ficará no quartel da PM, aguardando a finalização da obra de um presídio do Batalhão de Operação de Policiais Especiais (Bope).

Fernando Freire é condenado por crime de peculato (desvio de recursos públicos), e foi preso no dia 25 de julho na praia de Copacabana no Rio de Janeiro. 

Dois dias depois, já em Natal, foi levado para o Quartel do Comando da Polícia Militar, onde encontra-se neste momento. Fernando Freire é condenado a mais de 100 anos de prisão por vários tipos de crimes praticados na época que era governador do Rio Grande do Norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário