9 de jun. de 2014

Umarizal recebe Expresso Judiciário nesta segunda-feira (9)

A comarca de Umarizal, localizada na região Oeste do Estado, recebe às 16h da próxima segunda-feira (9) o lançamento do Expresso Judiciário, programa do Tribunal de Justiça do RN que tem enfrentado a carência de juízes e servidores nas comarcas do interior do RN, por meio da atuação de forças-tarefa de juízes e servidores com o objetivo de dar resolução a processos judiciais que se encontram paralisados.
Segundo a coordenação geral do programa, em Umarizal, 216 processos deverão ter seguimento por meio da produção de sentenças, decisões e despachos. Atualmente, o acervo local chega a 1.568 feitos.
De acordo com diagnóstico prévio realizado na comarca, o Expresso tem o desafio de proferir 70 sentenças, 35 decisões e 111 despachos. Também estão previstas 43 audiências de conciliação e 111 audiências de conciliação e julgamento, além da realização de 17 Júris Populares.
A comarca, de acordo com dados divulgados pelo coordenador geral do Expresso, o juiz auxiliar da Presidência do TJ, Fábio Filgueira, contabiliza atualmente um acervo processual de 1.568 feitos, sendo 914 na Vara Cível, 398 na Vara Criminal e 256 nos Juizados Especiais Cível e Criminal.
Relativos ao trabalho da Secretaria da Vara, um total de 1.052 procedimentos deverão ser realizados para ajudar a movimentar os processos, como a elaboração de certificados, juntada de documentos, arquivamentos, além de outras diligências.
O juiz Fábio Filgueira lembra que uma das principais características do Expresso Judiciário é o seu trabalho de estruturação das comarcas beneficiadas. Antes da atuação do mutirão é feito um trabalho de diagnóstico geral da comarca, realizado por servidores que identificam o número de processos pendentes, entre a Justiça Comum e os Juizados Especiais, remetendo-os aos juízes designados.

FONTE: SITE DO TJRN

Nenhum comentário:

Postar um comentário