9 de jun. de 2014

Érico: “A secretária de Saúde não tem tempo para ser secretária de Umarizal"


Faltou tempo, mas sobrou críticas a saúde pública do município de Umarizal no discurso do vereador Érico Onofre (PMDB) na plenária da Câmara Municipal na sessão dessa última terça-feira, 03. Além de destacar a falta de médicos e de apoio da gestão para que o hospital de Umarizal volte a funcionar, Érico também declarou que a atual secretária municipal de Saúde, Luzinete Freitas, não tem tempo para administrar a pasta que lhe é atribuída.
“A secretária de Saúde não tem tempo para ser secretária de Umarizal porque ela é assistente social num hospital regional em Apodi. Tantos bons nome na nossa cidade. Queria pedir o apoio e o suporte de todos os vereadores para gente abrir os olhos do município”, declarou o vereador.

Érico disse ainda em sua fala que irá apresentar um requerimento convocando a Secretária Municipal de Saúde à câmara para prestar esclarecimentos. “Sendo aprovado nessa casa, com base no nosso regimento deixa de ser um pedido e passa a ser uma convocação obrigatória a vinda dela aqui para nos dá explicações”. Disse o Peemedebista se referindo a falta de médicos no Centro de Saúde Dom Elizeu Mendes que segundo ele, passou a semana toda sem o profissional.
Relacionado a APAMI, Érico lamentou a falta de investimento do município no hospital, uma das melhores estruturas hospitalares da região. “Infelizmente a APAMI não pode se locomover sozinha e precisa do auxílio do município ou do Governo do Estado. Não há condições de funcionarmos sem o auxílio de algum órgão governamental”, declarou.
Érico disse que hoje Umarizal poderia estar realizando cirurgias e até realizando partos “Mas o município, com uma das melhores estruturas da região faz de conta que não ver a APAMI”.
Resposta
Críticas apresentadas, a palavra foi para o vereador Washington Sales (PROS) que defendeu a administração municipal e cobrou o papal da APAMI nas responsabilidades com a saúde pública de Umarizal.
“Primeiro a responsabilidade de média e alta complexidade não é do município e sim da APAMI. O município tem a obrigação de atender os 5 PSF – Programa Saúde da Família, o que já vem fazendo. Centro de Saúde não é hospital. OS médicos estão atendendo nos PSF”, declarou Washington.
Na sequência do debate, foi a vez do vereador Robério (PSB) rebater as falas do vereador Érico. “Acho que vossa excelência tá muito equivocado. O senhor é gestor de um hospital que deveria estar fechado, mas está aberto enganando aqueles funcionários que ficam lá sem receber. Peço que o senhor procure o seu deputado [Henrique] pra conseguir recursos para colocar no hospital e na saúde do município”, declarou.
A vereadora Neide (PSD) também contestou o pronunciamento de Érico. “Ao invés de vim aqui atirar pedras, vamos mostrar propostas, projetos e ações e não ficar aqui fazendo um discurso fictício querendo crescer pessoalmente e denegrindo a imagem dos outros”.

Usando a fala novamente, Robério concluiu. “Não é só a Prefeitura de Umarizal que se encontra em dificuldades na saúde não. As prefeituras de todo país estão passando por isso”, finalizou.
Assessoria CMU

Nenhum comentário:

Postar um comentário