10 de out. de 2025

Missão Cumprida: Raimundo Pezão encerra agenda em Brasília com garantia de apoio e parcerias estratégicas para Umarizal e região Oeste.

 




O Prefeito de Umarizal e Presidente da Associação dos Municípios do Oeste Potiguar (AMOP-RN), Raimundo Pezão (PP), cumpriu uma intensa agenda de trabalho em Brasília com o objetivo de buscar novas parcerias e recursos para o município e a região.

O gestor utilizou suas redes sociais para classificar a viagem como proveitosa, indicando que ela renderá importantes conquistas para Umarizal, cujos detalhes serão divulgados em breve.

Durante sua estadia na capital federal, o prefeito Pezão se reuniu com senadores da bancada potiguar, articulando apoio em diferentes frentes políticas no Congresso Nacional. 

Um dos encontros de destaque foi com o senador Styvenson Valentim, filiado ao PSDB, a quem o prefeito fez questão de agradecer publicamente, reforçando a importância do diálogo e da confiança mútua. A agenda de articulação incluiu também uma reunião com o senador Rogério Marinho, que é filiado ao PL. 

Em sua publicação, Pezão destacou que "É com diálogo e parcerias assim que a gente segue conquistando mais avanços para nossa terra".

A busca por apoio com líderes políticos de diferentes partidos, como o PSDB e o PL, demonstra a estratégia de Pezão em maximizar as oportunidades de destinação de emendas e viabilização de projetos para o desenvolvimento de Umarizal.

As parcerias firmadas e os resultados concretos desses encontros devem ser detalhados pelo prefeito em seu retorno, sendo esperado que ele apresente os frutos dessa produtiva viagem à capital federal nas suas próximas comunicações.

Dr. Bernardo reafirma desejo de disputar Câmara Federal e cita promessa de Walter para validar ida ao MDB

 

Deputado estadual Dr. Bernardo (PSDB) - Foto: Eduardo Maia / ALRN
Deputado estadual Dr. Bernardo (PSDB) - Foto: Eduardo Maia / ALRN

O deputado estadual Dr. Bernardo (PSDB) reafirmou, em entrevista à Jovem Pan Natal, do Grupo Dial, nesta quinta-feira (9), que pretende disputar uma vaga na Câmara Federal nas eleições de 2026 pelo MDB. O parlamentar afirmou que o projeto inclui também a pré-candidatura de sua esposa, Kaline Amorim, ao cargo de deputada estadual.

 

 

 Fonte: https://98fmnatal.com.br/politica/dr-bernardo-reafirma-desejo-de-disputar-camara-federal-e-cita-fala-de-walter-para-validar-ida-ao-mdb/307232/

7 de out. de 2025

Política / Umarizal - RN / / / Com uma aprovação popular de mais de 83% , a atual administração do prefeito Raimundo pezão segue sem oposição até o momento.

 


Política / Umarizal 

Com uma aprovação popular de mais de 83% , a atual administração do prefeito Raimundo pezão segue sem oposição. O que vemos em Umarizal, é uma alta popularidade reconhecida da atual gestão , e com isso fica e está inviável até o momento fazer oposição(até o momento),  Mas como na política pode de esperar inúmeras surpresas , a aposição adormecida de hoje,poderá se manifestar em futuro próximo, distante ou até mesmo não aparecer.

enquanto uma oposição não se define oficialmente (se é que vai ter), o que a gente escuta em todas as conversas de ruas , calcadas e corredores da política local, e um nome já sendo ventilado para uma possível sucessão em 2028.

o nome do atual secretario de infraestrutura "Preto Batista" já é ventilado ...

o maior desafio ate o momento, não é uma possível oposição, e sim a responsabilidade de quem vai suceder e substituir um prefeito tão querido e que tem transformado a cidade de Umarizal, em uma cidade referencia em todo estado do RN . 

Escuto muito isso " será que o próximo prefeito ou prefeita vai fazer e trabalhar como ele ?? """ 

Ex-governador Fernando Freire é internado após fratura e passará por cirurgia em Natal

 

O ex-governador do Rio Grande do Norte, Fernando Freire, está internado no Hospital Memorial, em Natal, desde a noite desta segunda-feira (6). Ele foi levado inicialmente ao Hospital Walfredo Gurgel, onde recebeu atendimento de urgência após sofrer uma queda em um restaurante da capital.

De acordo com informações, a queda foi provocada por uma repentina queda de pressão arterial, o que resultou em uma fratura no colo do fêmur. Após avaliação médica, foi decidido que o ex-governador seria transferido para o Hospital Memorial, onde deverá ser submetido a cirurgia no final da tarde desta terça-feira.

O quadro de saúde de Fernando Freire é estável, e a expectativa dos médicos é de que o procedimento ocorra com sucesso.

Fernando Freire foi vice-governador do RN durante as gestões de Garibaldi Alves Filho, entre 1995 e 2002. Ele assumiu o governo estadual após a renúncia de Garibaldi, concluindo o mandato naquele mesmo ano.

Decisão do STF que manteve vagas de deputados no RN leva Dr. Bernardo Amorim a desistir da disputa pela Câmara Federal

 



Por Henrique Sá

O deputado estadual Dr. Bernardo Amorim(MDB) desistiu de sua pré-candidatura a deputado federal nas eleições de 2026. A decisão foi tomada após a confirmação pelo STF da manutenção do número de vagas para o Rio Grande do Norte.

Dr. Bernardo agora disputará a reeleição para a Assembleia Legislativa, garantindo sua permanência na política estadual.

Fonte:https://portalpotiguarnews.com.br/decisao-do-stf-que-manteve-vagas-de-deputados-no-rn-leva-dr-bernardo-amorim-a-desistir-da-disputa-pela-camara-federal/

26 de set. de 2025

Reviravolta: TRE-RN derruba mandatos em Ouro Branco, São Paulo do Potengi e Espírito Santo

 

O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) cassou mandatos em Ouro Branco, São Paulo do Potengi e Espírito Santo. As decisões foram tomadas em sessão plenária realizada no dia 23 deste mês, de número 70, transmitida ao vivo no canal oficial do Tribunal no YouTube.

As ações envolvem acusações de abuso de poder econômico, uso indevido dos meios de comunicação, fraude à cota de gênero e inconstitucionalidade em sucessão municipal. Os processos ainda podem ser contestados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

As decisões afetam diretamente prefeitos, vices, vereadores e suplentes, abrindo espaço para eleições suplementares e retotalizações de votos.

Ouro Branco terá nova eleição

Em Ouro Branco, a Corte acolheu recursos das coligações “Força, Gratidão e Renovação” (MDS, PSD, Cidadania) e “Brasil da Esperança” (PT, PCdoB, PV) contra decisão da 23ª Zona Eleitoral. O alvo foi o prefeito Samuel Oliveira de Souto (PL) e o vice, Francisco Lucena de Araújo (PP).

Ambos foram condenados por conduta vedada ao agente público, abuso de poder, uso indevido dos meios de comunicação social e abuso econômico. O processo teve como relator o juiz Daniel Maia, que votou pela cassação, acompanhado pelos demais membros.

Além da perda de mandato, Samuel Souto ficará inelegível por oito anos. Uma eleição suplementar será convocada de acordo com calendário a ser definido pelo TSE.

Fraude à cota de gênero em São Paulo do Potengi

No município de São Paulo do Potengi, a cassação atingiu os eleitos pelo Partido Solidariedade. O TRE-RN manteve decisão de primeira instância que constatou fraude à cota de gênero, com candidaturas fictícias de Francisca Sandra e Vanusa Cassimiro, que receberam apenas 1 e 4 votos em 2024.

Segundo a Corte, as duas foram registradas apenas para simular o cumprimento da cota mínima de 30% de mulheres, prática configurada como fraude eleitoral de acordo com a Súmula 73 do TSE.

Com isso, o vereador Chaui Bezerra Tavares Dutra teve o mandato cassado, enquanto Francisca Sandra e Vanusa Cassimiro foram declaradas inelegíveis por oito anos. A 8ª Zona Eleitoral deve realizar retotalização dos votos e diplomar um novo vereador.

Espírito Santo e a polêmica sucessória

Em Espírito Santo, o caso envolveu os vereadores Joab Gomes (PSDB) e Maria Fernanda Simas (PSDB), que assumiram a chefia do Executivo após a morte do prefeito da cidade. Ambos eram presidente e vice-presidente da Câmara e tomaram posse sem renunciar ao mandato parlamentar.

O TRE-RN avaliou que a situação configurava afronta ao artigo 14, parágrafo 6º da Constituição Federal, que proíbe a acumulação de mandatos no Executivo e Legislativo em prazo inferior a seis meses.

Por maioria, os juízes julgaram improcedentes as acusações contra Maria Fernanda, mas cassaram o diploma de vereador de Joab Gomes. A decisão só terá efeito após análise colegiada do TSE ou com trânsito em julgado.

BNews Natal

O maior adversário de Rogério é o próprio Rogério - Por Robson Pires.

 

O maior inimigo de Rogério Marinho é ele mesmo. E o pior cego é aquele que enxerga e não vê. Todos no Rio Grande do Norte — inclusive a classe política aliada — sabem que Marinho serve mais ao estado no Senado, onde ainda tem seis anos de mandato pela frente, do que insistindo numa disputa para governador. Ele se elegeu senador, não governador.

Do Senado, pode ser peça-chave na articulação com o futuro chefe do Executivo estadual, que tende a sair das fileiras da direita, caso ela caminhe unida. A mesma lógica vale para Styvenson Valentim, que lidera pesquisas e, como senador, tem prestado relevantes serviços ao estado.

Para disputar o governo, a direita tem um nome administrativo testado: o ex-prefeito de Natal Álvaro Dias, que deixou a capital com alta aprovação e foi decisivo para a eleição de Paulinho Freire. Já Rogério segue preso ao mesmo problema: sua rejeição elevada. Se não resolver isso, continuará sendo, de fato, inimigo de si mesmo.

25 de set. de 2025

Governo do RN antecipa R$ 174,7 milhões do Fundef para 22 mil professores

 

A governadora Fátima Bezerra anunciou, nesta quinta-feira 25, durante a instalação da sede temporária do governo em Mossoró, a antecipação do pagamento da primeira parcela da segunda rodada do precatório do Fundef. O valor de R$ 174,7 milhões será pago nesta sexta-feira 26 a 22 mil profissionais da educação básica que atuaram em sala de aula entre 1º de janeiro de 1998 e 31 de dezembro de 2006.

“A boa notícia é que nós estamos antecipando o pagamento, o dinheiro vai estar depositado na conta dos professores e professoras, inclusive dos aposentados e pensionistas. O Rio Grande do Norte foi o primeiro estado a negociar com o governo federal para a obtenção dos recursos. Como resultado, foi liberado um montante de R$ 600 milhões, que está sendo pago de forma parcelada”, declarou a governadora.

WhatsApp Image 2025 09 25 at 12.11.45
Governo do RN antecipa R$ 174,7 milhões do Fundef para 22 mil professores - Foto: Raiane Miranda

Segundo o secretário estadual de Administração, Pedro Lopes, os processos administrativos foram agilizados para liberar o recurso. “Orientamos a nossa equipe, e está tudo pronto. Os processamentos já estão sendo feitos e amanhã, pela manhã, estará na conta de todos os professores e professoras”, afirmou o secretário.

O recurso é parte de uma indenização devida pela União ao Rio Grande do Norte por repasses feitos a menor durante a vigência do antigo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef). A governadora explicou que, após destravar uma ação que tramitava desde 2003, o estado conseguiu negociar com o governo federal o pagamento de mais de R$ 600 milhões, que serão pagos em três parcelas anuais.

A primeira parcela, correspondente a 40% do total, já foi repassada. As próximas, de 30% cada, estão previstas para 2026 e 2027. Conforme determina a legislação, 60% do valor (R$ 174,7 milhões) é destinado aos profissionais do magistério, incluindo aposentados, pensionistas e herdeiros. Os 40% restantes (R$ 110 milhões) ficam com o Estado.

A secretária estadual de Educação, Socorro Batista, informou que a parte do recurso destinada ao governo será investida na melhoria da infraestrutura das escolas. “É uma alegria poder fazer esse anúncio. A gente tem que investir no restante para continuar o processo de melhoria nas escolas”, disse.

Terão direito ao rateio os profissionais que atuaram na rede estadual entre 1998 e 2006. O valor individual será calculado de forma proporcional à jornada de trabalho e ao tempo de serviço de cada um. Professores com duas matrículas receberão pelos dois vínculos.

Senado 2026: Cadeiras ficariam com Styvenson e Fátima se eleição fosse hoje, aponta Exatus


 Na pesquisa estimulada, quando é apresentada ao eleitor uma lista de possíveis candidatos, o senador Styvenson Valentim (PSDB) lidera como primeira opção, citado por 35,3% dos entrevistados.

Em seguida, aparece a governadora Fátima Bezerra (PT), lembrada por 14,2%, e a senadora Zenaide Maia (PSD), com 7,7%. 

Outros nomes somaram percentuais menores: o ex-prefeito de Natal Álvaro Dias (Republicanos), com 7,6%; o ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo (PSD), com 7,1%; Coronel Hélio Oliveira (PL), presidente do PL em Natal, citado por 1,5%; e o presidente da Femurn, Babá Pereira (PL), com 1%. Ainda assim, 18% dos eleitores disseram que não votariam em nenhum candidato e 7,8% não souberam ou não responderam.


📰Fonte: Agora RN 
📸Imagem: Montagem / Divulgação

Natália Bonavides lidera para federal, com João Maia, Girão e Benes em seguida, aponta Exatus

 


Nova pesquisa do Instituto Exatus mostra que, faltando pouco mais de um ano para as eleições, o cenário é de ampla indefinição na disputa para deputado federal no Rio Grande do Norte. De acordo com o levantamento, 79,4% dos eleitores não sabem em quem votar, e 7,2% responderam nenhum/branco/nulo.

O levantamento da Exatus é a pesquisa mais ampla feita até agora no Estado — outros levantamentos anteriores ouviram um número menor de entrevistados — e marca o início de uma série que vai acompanhar a evolução da disputa eleitoral. O estudo ouviu 2.029 eleitores entre os dias 18 e 21 de setembro. A margem de erro é de 2,19 pontos percentuais, para mais ou menos, com intervalo de confiança de 95%.

Natália Bonavides lidera para federal, com João Maia, Girão e Benes em seguida, aponta Exatus - Foto: Kayo Magalhães/Câmara e José Aldenir/Agora RN
Natália Bonavides lidera para federal, com João Maia, Girão e Benes em seguida, aponta Exatus - Foto: Kayo Magalhães/Câmara e José Aldenir/Agora RN

Na lista de lembrados, quem aparece em primeiro lugar é a deputada federal Natália Bonavides (PT), citada por 1,9% dos entrevistados. Advogada e militante dos direitos humanos, Natália foi vereadora de Natal e cumpre seu segundo mandato na Câmara. Em 2022, ela foi a mais votada do Estado, com mais de 157 mil votos. No ano passado, ela foi candidata a prefeita de Natal e foi ao 2º turno, obtendo quase 180 mil votos. Perdeu para o hoje prefeito Paulinho Freire (União).

Em segundo lugar na corrida para federal, está o deputado João Maia (PP), com 1,4%. Ele está em seu quarto mandato na Câmara. Na última eleição, ele também foi o segundo colocado, recebendo mais de 104 mil votos. É irmão da senadora Zenaide Maia (PSD).

Na sequência aparece o deputado General Girão (PL), lembrado por 1,3%. Militar da reserva e um dos primeiros apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no RN, Girão representa a ala conservadora do Estado. Logo depois de Girão, está o deputado Benes Leocádio (União), citado por 1,1%. Ex-prefeito de Lajes e ex-presidente da Federação dos Municípios (Femurn), Benes tem longa trajetória política e está em seu segundo mandato em Brasília.

Depois deles, aparecem com destaque o deputado federal Sargento Gonçalves (PL), com 0,7%; e o ex-prefeito Juninho Alves (PL), de Caraúbas, com 0,5%. Na sequência, empatados com 0,4%, aparecem: o ex-prefeito de Currais Novos Odon Júnior (PT), a secretária de Assistência Social de Natal, Nina Souza (União); e a menção a “candidato do PT”.

Quantas vagas estão em jogo

O Rio Grande do Norte possui 8 vagas na Câmara dos Deputados. Este número, no entanto, poderá mudar se o Congresso Nacional derrubar o veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao projeto que aumenta o número de parlamentares. Segundo o texto, a Assembleia potiguar ganharia 6 vagas, indo a 30.

Caso o veto não seja derrubado até 1º de outubro deste ano, caberá ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) redistribuir vagas parlamentares conforme a população de cada estado – o que também pode afetar o RN.

Assim como na eleição para estadual, para federal, o sistema é proporcional: os votos dados a candidatos e partidos são somados, e o quociente eleitoral define quantas cadeiras cada legenda terá direito. Em seguida, as vagas são ocupadas pelos candidatos mais votados de cada chapa.

image
Natália Bonavides lidera para federal, com João Maia, Girão e Benes em seguida, aponta Exatus

Dados da pesquisa

O levantamento da Exatus é a pesquisa mais ampla feita até agora no Estado — outros levantamentos anteriores ouviram um número menor de entrevistados — e marca o início de uma série que vai acompanhar a evolução da disputa eleitoral. O estudo ouviu 2.029 eleitores entre os dias 18 e 21 de setembro. A margem de erro é de 2,19 pontos percentuais, para mais ou menos, com intervalo de confiança de 95%.

Exatus mostra Galeno, Dr. Bernardo e Azevedo na frente da corrida para ALRN

 Levantamento da Exatus é a pesquisa mais ampla feita até agora no Estado — outros pesquisas anteriores ouviram um número menor de entrevistados 


 

Pesquisa realizada pelo Instituto Exatus mostra um cenário ainda marcado por grande indefinição do eleitorado na disputa para deputado estadual nas eleições de 2026. De acordo com os dados, 76,1% dos entrevistados disseram não saber em quem votar, enquanto 7,1% afirmaram que não escolheriam nenhum candidato ou votariam branco/nulo.

O levantamento da Exatus é a pesquisa mais ampla feita até agora no Estado — outros levantamentos anteriores ouviram um número menor de entrevistados — e marca o início de uma série que vai acompanhar a evolução da disputa eleitoral. O estudo ouviu 2.029 eleitores entre os dias 18 e 21 de setembro. A margem de erro é de 2,19 pontos percentuais, para mais ou menos, com intervalo de confiança de 95%.

Exatus mostra Galeno, Dr. BeRio Grande do Norteardo e Azevedo na frente da corrida para ALRN - Foto: Eduardo Maia/ALRN e João Gilberto/ALRN
Exatus mostra Galeno, Dr. Bernardo e Azevedo na frente da corrida para ALRN - Foto: Eduardo Maia/ALRN e João Gilberto/ALRN

Entre os nomes lembrados pelos eleitores, dos 11 primeiros colocados, 10 são deputados estaduais que deverão ser candidatos à reeleição em 2026.

Quem aparece na frente é o deputado estadual Galeno Torquato (PSDB), citado por 1,1% dos entrevistados. Médico e natural de São Miguel, município do Alto Oeste onde ele foi prefeito, Galeno cumpre seu terceiro mandato consecutivo na Assembleia Legislativa.

Depois de Galeno, aparecem com 0,8% cada: o deputado Dr. Bernardo Amorim (PSDB), médico e ex-prefeito de Almino Afonso, e o deputado Coronel Azevedo (PL), oficial da reserva da Polícia Militar e um dos principais líderes da direita no Rio Grande do Norte. Em 2022, Azevedo foi o 3º mais votado para a Assembleia, ficando atrás apenas de Wendel Lagartixa (PL), que foi impedido de tomar posse, e Ezequiel Ferreira (PSDB).

Outros parlamentares lembrados na pesquisa Exatus foram Nelter Queiroz (PSDB) e Kleber Rodrigues (PSDB), ambos com 0,6%. Também teve 0,6% das menções o deputado Francisco do PT, líder do governo na Assembleia.

O veterano Tomba Farias (PL), conhecido pela liderança no Agreste, tem 0,5%, assim como Terezinha Maia (PL), Dr. Kerginaldo (PL), Ubaldo Fernandes (PSDB) e Gustavo Soares. Desses, o único que não é deputado é Gustavo – ele foi prefeito de Assú até o fim de 2024 e é irmão de George Soares, deputado eleito em 2022, mas que renunciou no ano passado para assumir uma vaga de conselheiro no Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Como funciona a eleição para deputado estadual

Nas eleições de 2026, o Rio Grande do Norte terá em disputa – por enquanto – 24 cadeiras na Assembleia Legislativa. Este número, no entanto, poderá mudar se o Congresso Nacional derrubar o veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao projeto que aumenta o número de parlamentares. Segundo o texto, a Assembleia potiguar ganharia 6 vagas, indo a 30.

Caso o veto não seja derrubado até 1º de outubro deste ano, caberá ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) redistribuir vagas parlamentares conforme a população de cada estado – o que também pode afetar o RN.

Os deputados estaduais são eleitos pelo sistema proporcional, no qual os votos dados a cada candidato contam também para o partido ou federação. Assim, o desempenho da legenda na soma geral dos votos determina quantas vagas ela terá direito. As cadeiras em si são preenchidas pelos candidatos mais votados dentro da chapa.

A pesquisa espontânea evidencia o grau de dispersão do eleitorado neste momento, mas mostra também que nomes já conhecidos da política potiguar conseguem se destacar mesmo com baixos percentuais.

O levantamento da Exatus é a pesquisa mais ampla feita até agora no Estado — outros levantamentos anteriores ouviram um número menor de entrevistados — e marca o início de uma série que vai acompanhar a evolução da disputa eleitoral. O estudo ouviu 2.029 eleitores entre os dias 18 e 21 de setembro. A margem de erro é de 2,19 pontos percentuais, para mais ou menos, com intervalo de confiança de 95%.

Confira os números da pesquisa

image
Exatus mostra Galeno, Dr. Bernardo e Azevedo na frente da corrida para ALRN

Se eleição fosse hoje, Allyson Bezerra seria eleito com mais de 1 milhão de votos, diz Exatus

 No cenário com Álvaro Dias (Republicanos) e Cadu, Allyson chega ao maior patamar: 45,8% das intenções, o equivalente a 1.213.267 votos 


 

Se a eleição para governador fosse hoje, o prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (União), seria eleito com mais de 1 milhão de votos. É o que aponta pesquisa Exatus divulgada pelo AGORA RN na ultima Terça - Feira.

  Foram avaliadas intenções de votos em quatro cenários para a disputa de 2026. No quadro em que aparecem apenas Allyson, o senador Rogério Marinho (PL) e o secretário estadual Cadu Xavier (PT), o mossoroense soma 39,4% das menções, o equivalente a 1.044.815 votos potenciais entre os 2,6 milhões (2.649.282) de eleitores do Rio Grande do Norte. Rogério ficaria em segundo lugar com 27,4% (726.915 votos) e Cadu em terceiro com 6,9% (182.798 votos). Brancos e nulos somariam 513.955 votos e indecisos, 188.799.

Nos demais cenários testados, Allyson mantém a dianteira com larga vantagem. Quando enfrenta Rogério e Walter Alves (MDB), atinge 39,1% (1.037.875 votos), contra 26,4% do senador (699.401 votos) e 3,9% do vice-governador (103.320 votos). Nesse caso, brancos e nulos chegam a 606.685 eleitores e os indecisos a 211.942.

Se eleição fosse hoje, Allyson Bezerra seria eleito com mais de 1 milhão de votos, diz Exatus
Se eleição fosse hoje, Allyson seria eleito com mais de 1 milhão de votos, diz Exatus - Foto: Instagram / Reprodução

No cenário com Álvaro Dias (Republicanos) e Cadu, Allyson chega ao maior patamar: 45,8% das intenções, o equivalente a 1.213.267 votos. Álvaro aparece com 12,9% (341.751 votos) e Cadu com 7,1% (188.099 votos). Brancos e nulos somariam 654.380 votos e indecisos, 256.096. Quando a disputa é entre Allyson, Álvaro e Walter, o prefeito de Mossoró mantém 45,8% (1.213.267 votos), enquanto o ex-prefeito de Natal soma 12,5% (331.160 votos) e Walter apenas 3,8% (100.672 votos). Nesse cenário, brancos e nulos chegam a 736.490 eleitores e indecisos a 272.887.

Os números revelam um quadro curioso: mesmo sem ter se declarado candidato ao governo, sem iniciar articulações formais com a classe política e sem movimentos eleitorais relevantes em Natal e na região metropolitana, Allyson Bezerra já aparece como um fenômeno estadual. Enquanto Rogério Marinho se sustenta no campo da direita bolsonarista e o governismo busca viabilizar a candidatura de Cadu Xavier, o prefeito de Mossoró desponta como favorito em todos os cenários da pesquisa Exatus, ultrapassando sozinho a barreira de 1 milhão de votos potenciais no Rio Grande do Norte.

O levantamento da Exatus é a pesquisa mais ampla feita até agora no Estado — outros levantamentos anteriores ouviram um número menor de entrevistados — e marca o início de uma série que vai acompanhar a evolução da disputa eleitoral. O estudo ouviu 2.029 eleitores entre os dias 18 e 21 de setembro. A margem de erro é de 2,19 pontos percentuais, para mais ou menos, com intervalo de confiança de 95%.

Confira os cenários projetados na pesquisa

Cenário 1 – Allyson x Rogério x Cadu

Allyson Bezerra 39,4% = 1.044.815 votos
Rogério Marinho 27,4% = 726.915 votos
Cadu Xavier 6,9% = 182.798 votos
Branco/Nulo 19,4% = 513.955 votos
Indecisos/Não responderam 7,1% = 188.799 votos

Cenário 2 – Allyson x Rogério x Walter

Allyson Bezerra 39,1% = 1.037.875 votos
Rogério Marinho 26,4% = 699.401 votos
Walter Alves 3,9% = 103.320 votos
Branco/Nulo 22,9% = 606.685 votos
Indecisos/Não responderam 8,0% = 211.942 votos

Cenário 3 – Allyson x Álvaro x Cadu

Allyson Bezerra 45,8% = 1.213.267 votos
Álvaro Dias 12,9% = 341.751 votos
Cadu Xavier 7,1% = 188.099 votos
Branco/Nulo 24,7% = 654.380 votos
Indecisos/Não responderam 9,7% = 256.096 votos

Cenário 4 – Allyson x Álvaro x Walter

Allyson Bezerra 45,8% = 1.213.267 votos
Álvaro Dias 12,5% = 331.160 votos
Walter Alves 3,8% = 100.672 votos
Branco/Nulo 27,8% = 736.490 votos
Indecisos/Não responderam 10,3% = 272.887 votos

Jean-Paul Prates “detona” Raimundo Alves e diz que o PT não lhe interessa

 

O ex-senador Jean Paul Prates criticou nesta quarta-feira (24) o processo de escolha de candidatos pelo PT no Rio Grande do Norte. Em entrevista ao programa Central Agora RN, da TV Agora RN (YouTube), Prates afirmou sentir-se “decepcionado” com a diferença entre o discurso de democracia interna do partido e a prática atual, marcada por decisões centralizadas.

Segundo o ex-senador, o PT potiguar estaria sob uma “Raimundocracia” — um modelo em que o secretário-chefe do Gabinete Civil do Governo do Estado, Raimundo Alves, exerce influência decisiva nas definições do partido. Raimundo, apontado como um dos principais articuladores do PT no estado, é considerado um dos nomes fortes da gestão da governadora Fátima Bezerra.

Álvaro Dias intensifica articulação com Rogério Marinho e Styvenson em Brasília

 

O ex-prefeito de Natal e pré-candidato ao Governo do RN, Álvaro Dias, esteve em Brasília acompanhado do deputado estadual Adjuto Dias, cumprindo agendas com os senadores Rogério Marinho e Styvenson Valentim.

“São dois parlamentares que têm sido grandes parceiros do Rio Grande do Norte, destinando recursos importantes para obras em vários municípios, inclusive em Natal”, destacou Álvaro.

Ele também acompanhou o pronunciamento de Rogério Marinho, líder da oposição no Senado. “Foi uma visita bastante proveitosa, percorrendo caminhos que conhecemos desde o tempo em que exercemos mandato de deputado federal”, afirmou.

O movimento reforça o alinhamento cada vez mais frequente de Álvaro com Marinho e Styvenson. As três lideranças se apresentam como o núcleo da direita potiguar para disputar o comando do estado nas eleições de 2026.

Paulinho Freire fica com Álvaro Dias para o governo

 

Não há meio-termo: se a disputa pelo Governo do Estado em 2026 for entre Alysson Bezerra e Álvaro Dias, o prefeito de Natal, Paulinho Freire, estará fechado com Álvaro. Ponto. A ligação política e eleitoral é incontornável. Pensar diferente é desconhecer a realidade.

Mesmo filiado ao União Brasil — presidido no RN pelo ex-senador José Agripino Maia, entusiasta da candidatura de Alysson — Paulinho não abre mão de acompanhar seu maior aliado e principal referência em Natal, Álvaro Dias, que seria seu candidato natural ao governo.

19 de set. de 2025

Cadu Xavier e Walter Alves: política no fio do azeite


Cadu Xavier destaca alinhamento político com Walter Alves em sua pré-campanha ao governo do RN.

O candidato a governador do Rio Grande do Norte, Cadu Xavier, destacou em declaração recente sua sintonia com o deputado federal Walter Alves (MDB). 

Segundo ele, todas as movimentações políticas de sua pré-campanha estão alinhadas ao vice-governador.

“Todo movimento que eu faço é combinado com Walter. Essa relação está muito azeitada. 

A gente está muito azeitado, todos os passos estão sendo combinados”, afirmou Xavier, ressaltando a proximidade política com o líder emedebista potiguar.

Conheça os projetos dos parlamentares mais produtivos na AL e Câmara de Natal


Levantamento do AGORA RN detalha as principais propostas de deputados estaduais e vereadores da capital potiguar que se destacaram em quantidade de projetos de lei
Redação
19/09/2025 | 04:59

Após mapeamento realizado pelo AGORA RN sobre a produtividade legislativa dos parlamentares do Rio Grande do Norte, a reportagem entrou em contato com os legisladores de destaque no ranking, via assessoria de imprensa, para conhecer seus principais projetos. A análise aborda as pautas defendidas por aqueles que mais apresentaram projetos de lei na Assembleia Legislativa (ALRN) e na Câmara Municipal de Natal.

Na ALRN, a deputada Divaneide Basílio (PT) apresentou o maior número de projetos de lei entre 2023 e 2025, com 166, seguida de Ubaldo Fernandes (PSDB), com 132. Já na Câmara de Natal, os vereadores Daniell Rendall (Republicanos), com 97, e Thabatta Pimenta (Psol), com 55, lideram a produção na atual legislatura.

Design sem nome (20)
Conheça os projetos dos parlamentares mais produtivos na AL e Câmara de Natal - Fotos: João Gilberto / ALRN e Francisco de Assis / CMN

As propostas abrangem temas como agricultura familiar, inclusão social, educação, pautas anticapacitistas e direitos humanos. O levantamento considerou projetos apresentados até 1º de setembro deste ano, com base em dados oficiais.

Para o cientista político Bruno Oliveira, a análise numérica deve ser complementada pela avaliação do impacto das proposições. “O volume quantitativo tem menos peso do que o qualitativo. É importante medir o papel do Legislativo muito mais pela sua função social – sua cobrança, fiscalização e a quantidade de leis com qualidade que são elaboradas”, disse em entrevista ao AGORA RN.

Assembleia Legislativa

Entre os projetos de lei da deputada Divaneide Basílio que se tornaram norma está a lei nº 11.881/2024, que institui a Política Estadual de Agricultura Urbana e Periurbana para incentivar a produção de alimentos em áreas urbanas. Também de sua autoria, a lei nº 11.908/2024 cria a Rota da Fé e das Tradições Religiosas para promover o turismo religioso e a preservação do patrimônio.

Já a lei nº 11.965/2024 institui uma política de incentivo à cadeia produtiva de ovinos e caprinos. Entre as principais bandeiras de seu mandato estão a inclusão social, valorização da cultura, defesa da população negra e das mulheres e apoio à agricultura familiar.

Já Ubaldo Fernandes teve, apenas neste ano, 25 projetos transformados em lei. Exemplo é a lei complementar nº 754/2024, que amplia de 5% para até 10% as vagas reservadas para pessoas com deficiência nos concursos públicos do Estado. A lei nº 11.762/2024 estabelece punições contra discriminação a pessoas com Transtorno do Espectro Autista no âmbito da administração pública. Já a lei nº 12.076/2025 cria sanções contra a venda de combustíveis adulterados.

O parlamentar diz que seu trabalho é norteado pela defesa das pessoas com deficiência e autistas, proteção dos idosos, direitos dos consumidores e a causa animal. O deputado também mencionou a destinação de emendas para perfuração de poços, climatização de escolas e instalação de placas solares em entidades do terceiro setor.

Câmara Municipal de Natal

O mandato do vereador Daniell Rendall contempla especialmente propostas na área da educação. O projeto de lei nº 161/2025, por exemplo, propõe condecorar as unidades de ensino municipais com maior Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Também de sua autoria, o PL nº 315/2025 institui o “Outubro Violeta pela Vida e Valorização do Professor”, um mês dedicado à conscientização sobre a saúde física e emocional e ao reconhecimento dos docentes.

Já o PL nº 162/2025 cria o Programa de Equipe Multidisciplinar nas escolas públicas de Natal, com profissionais como psicólogos, assistentes sociais e fonoaudiólogos para oferecer suporte psicossocial e de saúde aos alunos. Um de seus projetos virou lei ordinária em 2025, criando o Dia do Fonoaudiólogo em Natal, a ser celebrado em 9 de dezembro.

Por sua vez, a vereadora Thabatta Pimenta já teve duas leis sancionadas em seu mandato: a que institui o Dia Municipal de Enfrentamento ao Transfeminicídio, em 8 de maio, em homenagem à influenciadora Flávia Big Big; e a lei que cria o Dia Municipal das Mães Atípicas, em 15 de maio.

Um de seus projetos foi vetado pelo prefeito Paulinho Freire (União), a Política Municipal de Combate ao Capacitismo. Thabatta ressaltou a importância de políticas afirmativas para combater as discriminações contra pessoas com deficiência. “Esperamos que a Casa sancione a Política, [que é] um plano específico de combate ao capacitismo”.

A parlamentar também destaca a aprovação do projeto “Cuidando de Quem Cuida”, voltado para o suporte a mães e responsáveis legais atípicos. Além das pautas de direitos humanos, a vereadora afirma que seu mandato fiscaliza diariamente a saúde pública do município.

Thabatta frisa que seu mandato não se limita à pauta trans ou das pessoas com deficiência, mas busca atuar em diversas frentes: “A nossa bandeira maior é a luta do povo da cidade do Natal. A gente se coloca por todas as lutas possíveis”.

Saiba mais sobre a produção legislativa

Na ALRN, a avaliação com base no número de projetos de lei apresentados em 2025 variou de 166 até 5. Divaneide Basílio (PT) lidera com 166 proposições. Na sequência, aparecem Ubaldo Fernandes (PSDB) com 132, e Francisco do PT com 104. Outros nomes com volume relevante são Isolda Dantas (PT), com 85 proposições, e Adjuto Dias (MDB), com 82. Entre os deputados com menos projetos de lei, está Vivaldo Costa (PV), com apenas 5.

A nova legislatura da Câmara de Natal, iniciada em 2025, já havia apresentado 603 projetos de lei até 1º de setembro. Entre os vereadores da capital potiguar que mais propuseram normas, Daniell Rendall (Republicanos) tem o maior número de projetos de lei (97) e de proposições no geral (269).

No período analisado, o vereador com menor produção de projetos foi Luciano Nascimento (PSD), que não havia apresentado nenhum projeto de lei. Ele havia proposto 144 matérias em geral, a exemplo de requerimentos.

Ranking do Legislativo potiguar

Esta reportagem integra a série “Ranking do Legislativo potiguar”, que avalia a atuação dos deputados federais, senadores, deputados estaduais e vereadores de Natal, com base em dados oficiais das casas legislativas.

18 de set. de 2025

O Instituto de Pesquisa Agora Sei e o Jornal das 96 FM divulgaram nessa segunda-feira (15) mais uma pesquisa realizada no Rio Grande do Norte.

 


O Instituto de Pesquisa Agora Sei e o Jornal das 96 FM divulgaram nessa segunda-feira (15) mais uma pesquisa realizada no Rio Grande do Norte. A coleta dos dados ocorreu entre os dias 6 e 11 de setembro, ouvindo 2.000 eleitores. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.

Espontânea Governo do RN

Allyson – 9%

Nenhum – 8,7%

Rogério Marinho – 2,3%

Styvenson – 1,3%

Álvaro Dias – 1,2%

Cadu Xavier – 0,7%

Walter Alves – 0,3%

Thabatta Pimenta – 0,2%

Benes Leocádio – 0,1%

Natália Bonavides – 0,1%

Zenaide Maia – 0,1%

Coronel Azevedo – 0,1%

Garibaldi Filho – 0,1%

José Agripino – 0,1%

Paulinho Freire – 0,1%

Sem opinião – 75,6%

Cenário 1 – Disputa pelo Governo

  • Allyson Bezerra – 30,6%
  • Styvenson Valentim – 12,0%
  • Álvaro Dias – 10,2%
  • Rogério Marinho – 8,6%
  • Walter Alves – 4,2%
  • Cadu Xavier – 3,2%
  • Nenhum, nulo ou branco – 10,6%
  • Não sabe – 20,6%

Cenário 2

  • Allyson Bezerra – 38,2%
  • Rogério Marinho – 14,8%
  • Cadu Xavier – 4,5%
  • Nenhum, nulo ou branco – 15,2%
  • Não sabe – 27,3%

Cenário 3

  • Allyson Bezerra – 39,3%
  • Rogério Marinho – 13,4%
  • Walter Alves – 5,8%
  • Nenhum, nulo ou branco – 15,0%
  • Não sabe – 26,5%

Espontânea Senado Federal

Styvenson – 9,1%

Fátima – 2,8%

Zenaide – 2%

Allyson – 0,5%

Álvaro Dias – 0,4%

Natalia Bonavides – 0,3%

General Girão – 0,3%

Coronel Helio – 0,2%

THabatta Pimenta – 0,1%

Benes Leocádio – 0,1%

Outros – 0,9%

Nenhum/branco/nulo – 6%

Sem opinião – 77,4%

Senado Federal

Soma do primeiro e segundo voto:

  • Styvenson Valentim – 30,1% + 7,9% = 38,0%
  • Fátima Bezerra – 15,8% + 6,3% = 22,1%
  • Zenaide Maia – 6,8% + 14,4% = 21,2%
  • Álvaro Dias – 11,2% + 8,3% = 19,5%
  • Coronel Hélio – 6,0%
  • Babá Pereira – 1,6%

16 de set. de 2025

Comissão aprova renda familiar de até um salário mínimo para pessoa com deficiência ter acesso ao BPC

 


A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que permite a pessoas com deficiência (PCDs) com renda familiar mensal per capita de até um salário mínimo o acesso ao Benefício de Prestação Continuada (BPC). O texto aprovado assegura o mesmo direito para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Atualmente, apenas PCDs com renda familiar de até um quarto do salário mínimo têm acesso ao benefício.

A comissão aprovou o substitutivo da relatora, deputada Flávia Morais (PDT-GO), ao Projeto de Lei 254/23, do deputado Dr. Fernando Máximo (União-RO), e outros apensados. Segundo a relatora, o critério atual de renda é um fator que limita o acesso ao BPC para um grande número de pessoas.

"Sabemos que as famílias de pessoas com deficiência suportam um pesado ônus financeiro decorrente dos tratamentos e cuidados que a deficiência impõe”, disse.

Flávia Morais, no entanto, ressaltou que a concessão do benefício não pode deixar de considerar os esforços do país para reequilibrar as contas públicas. “O mais acertado é ampliar a proteção social das pessoas com deficiência por meio de um novo critério de renda familiar: até um salário mínimo”, acrescentou a relatora.

Dados de fevereiro de 2025 mostram 3,57 milhões de pessoas com deficiência recebendo o BPC. Estimativas apontam que existem mais de 18,6 milhões de pessoas com deficiência no Brasil.

Próximas etapas
A proposta tramita em caráter conclusivo e ainda será analisada pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Para virar lei, o texto deve ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.

Fonte: Agência Câmara de Notícias


MPF pede cassação das concessões da Jovem Pan por difusão de discurso golpista

 

O Ministério Público Federal (MPF) pediu nesta segunda-feira 15 o cancelamento das concessões da Jovem Pan por desinformação antidemocrática ao longo de 2022 — ano da eleição presidencial mais conturbada da história recente do País.

As autoridades entenderam que a emissora cometeu abusos graves ao desinformar os ouvintes e veicular conteúdo que colocava em risco o regime democrático brasileiro.

Capturar
Foto: JP / Reprodução

A emissora foi procurada, mas ainda não comentou.

O MPF quer o cancelamento das três outorgas da rádio da marca. Além disso, o órgão solicita à Justiça que a Jovem Pan seja condenada a pagar uma indenização de R$ 13,4 milhões por danos morais coletivos, por abusos cometidos na cobertura jornalística ao longo de 2022. A ação foi iniciada em junho de 2023, e o processo corre na 6ª Vara Cível Federal de São Paulo.

O pedido consta nas alegações finais protocoladas ao fim do prazo concedido pela Justiça Federal para as considerações conclusivas das partes.

A procuradoria diz que a Jovem Pan “teve papel fundamental na campanha de desinformação empreendida em 2022 para desacreditar as instituições nacionais e o processo eleitoral brasileiro, induzindo uma enorme quantidade de ouvintes em todo o país a duvidar da lisura das eleições” realizadas naquele ano.

“A veiculação sistemática, pela emissora, de informações falsas, acompanhadas de incitações reiteradas à desordem e à intervenção das Forças Armadas sobre os Poderes constituídos, foi um dos componentes essenciais para o clima de insurreição que os golpistas pretendiam instaurar”, afirma o órgão.

O documento também define a emissora como “a principal caixa de ressonância, na esfera pública brasileira, para discursos que pavimentavam as ações golpistas que vieram a ser desveladas, dando-lhes uma aparência indevida de suposta legitimidade”.

Se a tentativa de golpe de Estado que o Brasil recentemente sofreu tivesse dado certo, declara a procuradoria, a Jovem Pan teria sido “uma das principais responsáveis por incutir em parcela relevante da sociedade brasileira uma narrativa dolosamente construída e disseminada para dar sustentação simbólica a inconstitucionais medidas de exceção”.

 

 Fonte: https://agorarn.com.br/ultimas/mpf-pede-cessacao-das-concessoes-da-jovem-pan-por-difusao-de-discurso-golpista/

Explosão de aposentadorias no RN pressiona orçamento de 2026

O governador em exercício do Rio Grande do Norte, Walter Alves (MDB), assinou nesta segunda-feira 15 o projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026. O texto, elaborado pelas secretarias de Planejamento e de Fazenda, já foi encaminhado à Assembleia Legislativa. O projeto da LOA precisa ser enviado até 15 de setembro – ou seja, o governo fez o encaminhamento do último dia do prazo.

A previsão de receita para o próximo exercício financeiro é de R$ 25,6 bilhões e a despesa é de R$ 27,2 bilhões, resultando em um déficit de quase R$ 1,6 bilhão.

Explosão de aposentadorias no RN pressiona orçamento de 2026
Governador em exercício, Walter Alves assinou projeto em reunião com equipe técnica do governo nesta segunda-feira - Foto: Joana Lima/Assecom

De acordo com o governo, o principal fator de pressão do orçamento é a previdência estadual. A estimativa é de um aumento expressivo nas aposentadorias e pensões, passando de R$ 3 bilhões em 2025 para R$ 3,8 bilhões no próximo ano, o que eleva o gasto total do setor para R$ 7,4 bilhões. O aumento nessa área foi de 26%.

Além da previdência, também puxam a alta do orçamento áreas consideradas prioritárias. A educação contará com R$ 5,94 bilhões (sendo aumento de 29% no valor efetivo, excluindo o repasse do Fundeb), a saúde terá R$ 3,6 bilhões (11% a mais) e a segurança pública vai dispor de R$ 2,2 bilhões (alta de 16%). Em todos os casos, o Estado aplicou percentuais acima dos mínimos constitucionais, o que reforça o desequilíbrio entre receitas e despesas.

“O cenário projetado para 2026 evidencia a existência de um desequilíbrio contigencial, decorrente do elevado comprometimento do orçamento com despesas obrigatórias e de caráter continuado, especialmente relativas à previdência social”, afirma nota elaborada pela equipe econômica do governo.

O projeto foi assinado por Walter Alves porque a governadora Fátima Bezerra (PT) está cumprindo agenda na França.

Líder do Governo na Assembleia, o deputado estadual Francisco do PT destacou que “o próximo orçamento deverá ser executado em sua maior parte pelo atual vice-governador, que deverá já estar exercendo o exercício do mandato em razão da desincompatibilizacão da governadora Fátima Bezerra, para disputar o Senado”.

Ele destacou ainda que o envio do orçamento à Assembleia tem prazo previsto na legislação e, por estar no exercício do mandato de governador em razão de viagem oficial da governadora, o encaminhamento da LOA faz parte das atribuições de Walter.


Allyson atropela adversários e dispara rumo ao Governo do RN

 


 

Uma nova pesquisa apresenta os números da disputa pelo Senado Federal e pelo Governo do RN, além da avaliação das gestões estadual e federal. Na maioria dos levantamentos para o Governo do Estado, o prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, aparece na liderança. A pesquisa atual confirma a tendência que já vem se consolidando no cenário político potiguar.  Veja os número em diferentes cenários:

  ESPONTÂNEA PARA GOVERNO DO RN 

 Allyson 9%  

Rogerio Marinho 2,3% 

 Styvenson 1,3%  

Alvaro Dias 1,2% 

 Cadu Xavier 0,7% 

 Walter Alves 0,3% 

 Thabatta Pimenta 0,2%  

Benes Leocádio 0,1%  

Natalia Bonavides 0,1% 

 Zenaide Maia 0,1%  

Coronel Azevedo 0,1% 

 Garibaldi Filho 0,1%  

José Agripino 0,1% 

 Paulinho Friere 0,1% 

 Nenhum 8,7%  

Sem opinião 75,6%  

 

  CENÁRIO 1 

 Allyson Bezerra 30,6% 

 Styvenson Valentim 12%  

Alvaro Dias 10,2% 

 Rogerio Marinho 8,6% 

 Walter Alves 4,2%  

Cadu Xavier 3,2%  

Nenhum 10,6%  

Sem opinião 20,6%  

 

   CENÁRIO 2 

 Allyson Bezerra 38,2% 

 Rogerio Marinho 14,8% 

 Cadu Xavier 4,5% 

 Nenhum 15,2% 

 Sem opinião 27,3%  

 

   CENÁRIO 3 

 Allyson Bezerra 39,3% 

 Rogerio Marinho 13,4% 

 Walter Alves 5,8% 

 Nenhum 15% 

 Sem opinião 26,5%   

 

  REJEIÇÃO  Rogério Marinho 34,2% 

 Cadu Xavier 29,7%  

Walter Alves 26,1%  

Alvaro Dias 19,3% 

 Styvenson 13,9% 

 Allyson 11,6% 

 Sem rejeição 29,5% 

 Sem opinião 11,3% 

    Dados técnicos da pesquisa  Local: Rio Grande do Norte  Período de campo: 6 a 11 de setembro de 2025  Amostra: 2.000 entrevistados  Margem de erro: 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos  Nível de confiança: 95%  Fonte: Portal 96 

11 de set. de 2025

Prefeito Pezão em Brasília - Na Luta pela promulgação da PEC 66 em defesa dos municipios e na busca de mais recursos e investimentos para o municipío.

  


Na luta pela promulgação da PEC 66 em defesa dos municípios. 

   O prefeito de Umarizal - Raimundo Pezâo ao lado de prefeitos e prefeitas, participou essa semana em Brasília, das discussões do movimento municipalista. A Proposta de Emenda Constitucional visa fortalecer e garantir mais autonomia e recursos para as cidades.

  Pezão aproveitou a viagem a Capital Federal para visitar o deputado federal João Maia.

 


 O prefeito de Umarizal também esteve no gabinete do  Senador Styvenson Valentim, onde na oportunidade o senador assegurou mais recursos e investimentos para o município de  Umarizal.  


 

Saiba quais são os parlamentares do RN mais presentes na Câmara e no Senado

 


O AGORA RN mapeou a assiduidade dos parlamentares do Rio Grande do Norte na esfera federal. 

A análise quantitativa utilizou dados oficiais da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. Na Câmara, o levantamento abrange o período de 2023 até 2 de setembro de 2025; já no Senado, analisa dados de 2025.  Entre os critérios do levantamento, está a presença em sessões e reuniões de comissões, diferenciando faltas justificadas e não justificadas. A análise revela quem são os mais e menos assíduos em cada casa legislativa. image Deputado Benes Leocádio (União): mais assíduo na Câmara e Senador Styvenson Valentim (PSDB): mais presente no Senado - Foto: VINICIUS LOURES / CÂMARA e JEFFERSON RUDY / SENADO  Segundo o cientista político José Antonio Spinelli, a presença de parlamentares no plenário é um dos maiores indicativos de sua atuação, assim como a assiduidade é cobrada aos funcionários de outras profissões. “Ser eleito não o desobriga da assiduidade às sessões da respectiva casa parlamentar”, diz o professor. 

Bancada potiguar na Câmara dos Deputados  O levantamento da bancada federal do RN entre 2023 e 2025 indica que a assiduidade varia entre o plenário e as comissões. Em sessões plenárias, os deputados presentes foram Benes Leocádio (União), com 277 presenças, e Fernando Mineiro (PT), com 276. Na sequência, aparecem Sargento Gonçalves (PL) com 273 presenças, Robinson Faria (PP) com 270, General Girão (PL) com 262, Natália Bonavides (PT) com 259 e João Maia (PP) com 257.

  Em relação às faltas em plenário, Fernando Mineiro (PT), Benes Leocádio (União) e Carla Dickson (União) – que começou seu mandato em 2025 em substituição a Paulinho Freire (União), eleito prefeito de Natal – tiveram apenas uma ausência cada. João Maia (PP) acumulou 25 faltas, sendo 22 justificadas e 3 não justificadas. Paulinho Freire teve 4 faltas não justificadas e 14 justificadas.  Já nas comissões, o cenário muda, porque também variam os números de comissões assumidas por parlamentar e a agenda delas. Sargento Gonçalves lidera com 339 presenças, seguido por General Girão, com 287.  O deputado Fernando Mineiro (PT) foi o mais ausente em comissões, com 121 faltas – apenas 14 não justificadas. João Maia teve 47 faltas em comissões (38 não justificadas), enquanto Carla Dickson registrou 22 ausências (20 não justificadas). Paulinho Freire teve 53 faltas em comissões (47 não justificadas).  

A fim de evitar uma comparação desonesta entre os parlamentares, o ranking não contempla a presença de Carla Dickson e Paulinho Freire. Dickson foi a suplente a assumir a vaga de Freire em 2025.  Em 2023, segundo levantamento do Congresso em Foco, a bancada do RN foi a segunda mais presente na Câmara Federal, com 96,65% de presença. Os representantes do RN ficaram atrás apenas do Distrito Federal, que teve 97,49%. Senado Federal  A análise dos senadores do RN cobriu 38 sessões ordinárias deliberativas, entre 19 de fevereiro e 20 de agosto de 2025. Styvenson Valentim (Podemos) e Rogério Marinho (PL) foram os mais assíduos. Marinho teve uma falta. A senadora Zenaide Maia (PSD) participou de 35 sessões.  No caso do Senado Federal, o senador que não justificar a falta às sessões deliberativas perde a remuneração referente àquele dia de sessão. É considerado ausente o senador que tiver registrado sua presença, mas não comparecer às votações.  Se a sessão for deliberativa extraordinária, as regras são equivalentes, e o senador não recebe adicional pelo comparecimento a essas sessões. Ele pode, porém, ter desconto de remuneração se não comparecer, sem justificativa, às votações nominais da sessão extraordinária. 

 Já na análise de seis sessões extraordinárias deliberativas, Marinho teve 3 faltas, e Maia faltou a 1 sessão. Styvenson não teve faltas. Presença reflete atuação  José Antonio Spinelli destaca o teor negativo de faltas não justificadas: “Se o parlamentar fosse um funcionário de carreira e faltasse, ele seria demitido. O parlamentar deveria sofrer uma pena mais ou menos idêntica – se ele faltar sistematicamente às sessões sem justificativa, ele deve perder o mandato.”  Nas sessões, os parlamentares votam matérias de interesse da sociedade, debatem e discursam sobre temas de interesse público.

 Mas os mandatos também se estendem a eventos públicos importantes. “Os parlamentares não devem estar apenas em eventos e reuniões privadas que dizem respeito à atuação dos seus eleitores, em função do caráter público da atuação parlamentar”, observa Spinelli.  Além disso, cabe aos legisladores fiscalizar os serviços públicos em diversos setores. “Se o serviço público não funciona adequadamente, é obrigação da casa parlamentar discutir essa questão, analisar, buscar as causas, saber como isso está afetando a vida da população e interpelar o Poder Executivo”.  A responsabilidade também está na presença em reuniões e compromissos de comissões parlamentares.

 “O trabalho nas comissões significa discutir projetos e temas que interessam a comunidade, que interessam ao cidadão e, portanto, para que o parlamentar tenha uma atuação, ele precisa participar desses trabalhos nas comissões também”, diz o cientista político. Ranking do Legislativo potiguar  Esta reportagem integra a série “Ranking do Legislativo potiguar”, que avalia a atuação dos deputados federais, senadores, deputados estaduais e vereadores de Natal, especialmente entre os anos de 2023 e 2025, com base em dados oficiais das casas legislativas. 

 

Deputados Federais do RN (2023-2025)  Presenças em plenário: Benes Leocádio (União): 277 Fernando Mineiro (PT): 276 Sargento Gonçalves (PL): 273 Robinson Faria (PP): 270 General Girão (PL): 262 Natália Bonavides (PT): 259 João Maia (PP): 257  Faltas justificadas em plenário:  João Maia (PP): 22 Natália Bonavides (PT): 18 General Girão (PL): 16 Robinson Faria (PP): 6 Sargento Gonçalves (PL): 4 Benes Leocádio (União): 1 Fernando Mineiro (PT): 0  Faltas não justificadas em plenário:  João Maia (PP): 3 Benes Leocádio (União): 1 Robinson Faria (PP): 1 Natália Bonavides (PT): 1 Fernando Mineiro (PT): 1 General Girão (PL): 0 Sargento Gonçalves (PL): 0  Faltas justificadas em comissões:  Fernando Mineiro (PT): 107 Sargento Gonçalves (PL): 41 Natália Bonavides (PT): 23 João Maia (PP): 9 General Girão (PL): 5 Robinson Faria (PP): 2 Benes Leocádio (União): 1  Faltas não justificadas em comissões:  Robinson Faria (PP): 46 João Maia (PP): 38 Benes Leocádio (União): 37 Natália Bonavides (PT): 17 Fernando Mineiro (PT): 14 General Girão (PL): 9 Sargento Gonçalves (PL): 2 Senadores (2025)  Faltas em sessões plenárias ordinárias deliberativas: Zenaide: 3 Rogério: 1 Styvenson: 0  Faltas em sessões plenárias extraordinárias deliberativas: Rogério: 3 Zenaide: 1 Styvenson: 0