Vereadores da bancada situacionista de umarizal já se encontram na capital federal.
Em Brasilia, os vereadores "Jadson Jatão, Gilmar Freitas, Maykon Nunes e o presidente da Câmara municipal o senhor Marcos de António de Néo, fazem visitas a deputados federais, e agendam encontros com senadores em buscas de melhorias para a nossa cidade.
Mais Informações durante todo o dia de amanha
A UVB – União dos vereadores do Brasil, realizará mais uma edição da Marcha dos Vereadores do Brasil em Brasília-DF, que acontecerá entre os dias 25 a 28 de abril de 2017. Na oportunidade cinco dos nove vereadores de Umarizal-RN, estarão participando do evento onde irão debater grandes temas da atualidade.
Em virtude disso, nessa terça-feira (25) não acontecerá a sessão na Câmara Municipal de Umarizal-RN, onde os trabalhos voltarão na próxima terça-feira (02/05).
MARCHA DOS VEREADORES
O propósito da Marcha é capacitar, qualificar e proporcionar ao vereador uma participação efetiva em suas comunidades, bem como, propor uma visão municipalista de temas importantes para serem aplicados em projetos para a população.
A realização da XV MARCHA DOS VEREADORES vai aproximar cada vez mais a UVB das entidades estaduais, regionais, e principalmente das câmaras municipais de vereadores, promovendo debates e capacitação, defendendo os interesses do municipalismo, e levando à todas regiões brasileiras o conhecimento e a informações aos vereadores(as) e servidores das câmaras municipais.
A Federação das Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte (FECAM-RN), em parceria com o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RN) e a Federação das Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn) promovem nesta quarta (26) e quinta-feira (27) a segunda edição do projeto Escola Itinerante, dessa vez no município de Martins. O encontro de gestores municipais será no auditório do Chalé Lagoa dos Ingás, a partir das 8 horas.
Segundo o presidente da FECAM-RN, vereador Raniere Barbosa (PDT), o evento será mais uma oportunidade de capacitação e qualificação para servidores e assessores dos legislativos potiguares. “Já realizamos o mesmo encontro em Mossoró com grande receptividade. O objetivo é auxiliar as Câmaras Municipais para que sigam os procedimentos necessários, conforme a orientação do TCE, e possam prestar o melhor serviço possível aos cidadãos do nosso Estado”, disse Raniere.
Conforme números do TCE, o encontro em Martins atinge uma área composta por 30 cidades. As inscrições podem ser realizadas no portal do próprio Tribunal de Contas (www.tce.rn.gov.br/EscolaContas/Curso). São disponibilizadas três vagas para cada Prefeitura e duas para cada Câmara Municipal. O público-alvo do evento são prefeitos, presidentes de Câmaras e seus assessores. O projeto Escola Itinerante tem como principal objetivo prevenir a ocorrência de desvios e irregularidades, principalmente aqueles ocasionados pela falta de informação adequada.
A insegurança nos municípios do Rio Grande do Norte voltou a ser abordada no plenário da Assembleia Legislativa na manhã desta terça-feira (25). Em pronunciamento, o deputado Getúlio Rêgo (DEM) apontou a necessidade de resgatar a sensação de segurança nas cidades do interior do Estado através da instrumentalização da polícia, com destaque para Umarizal, região Oeste.
“Participei de reunião e lá destacamos a necessidade de dotar a região de um mecanismo para combater o terror que está tomando conta dos municípios do Rio Grande do Norte. Chamo atenção aqui para Umarizal, uma das mais afetadas pela onda de insegurança. Os moradores estão sofrendo com a violência externa e interna, causando perplexidade e pânico nas pessoas. É uma situação extremamente grave”, afirmou.
Getúlio Rêgo disse ainda que conversou com a nova secretária de Segurança Pública do Estado, a delegada Sheila Freitas, sobre o cenário atual. “Ela disse que o objetivo é instrumentalizar as forças de segurança do Estado, mas rezo por ela até que realize esse objetivo”, frisou.
Em aparte, o deputado José Dias (PSDB) destacou que os meios oferecidos são insuficientes e o problema maior é a falência absoluta dos estados. Tomba Farias (PSB), registrou situação semelhante na cidade de Jaçanã, região Trairi. “A cidade foi fechada por 45 minutos por cerca de 20 homens em camionetes. Todos com armamento pesado e assaltaram banco e lojas, promovendo uma noite de terror”, disse.
A prefeita de Umarizal, Elijane Paiva (DEM), cumpre agenda administrativa na capital do Estado do Rio Grande do Norte e, na manhã desta terça-feira (25), juntamente com o Deputado Estadual Getúlio Rego (DEM), reivindicou ao governo do Estado medidas efetivas para o combate à criminalidade na cidade do Alto Oeste Potiguar.
Na oportunidade, a gestora municipal cobrou que duas das medidas minimamente necessária para reforçar o combate à violência em Umarizal, seria o aumento imediato do efetivo das Polícias Militar e Civil e a aquisição de uma nova viatura para a PM. Em contrapartida, o município garantiu as atuais parcerias com as forças de segurança e a reforma do prédio onde funcionará o novo pelotão da PM.
O deputado democrata, informou que manteve contato com a nova secretária estadual de Segurança Pública e da Defesa Social (SESED), a delegada Sheila Maria Freitas de Souza Fernandes, e que a gestora está sensível ao problema da violência em toda região Oeste do Estado e que estuda medidas cabíveis para o pronto atendimento das demandas apresentadas pela prefeita Elijane Paiva.
Outra reivindicação da chefe do Executivo umarizalense junto ao deputado Getúlio foi na área da Educação. Na ocasião, a pedagoga cobrou que o legislador e líder do DEM na região, apresentasse requerimento na Assembleia Legislativa para que o município de Umarizal fosse contemplado com mais um ônibus para transporte escolar municipal.
"Estamos em Natal cumprindo agenda administrativa e reivindicando dos nossos parceiros, medidas que venham garantir mais desenvolvimento para nossa cidade. Hoje, estamos com o deputado Getúlio Rego e cobramos dele um apoio ainda mais intenso para a resolução de problemas na área da Segurança e Educação. Queremos aumentar nosso efetivo policial, uma nova viatura para a PM e, na área da Educação, viemos garantir um novo ônibus escolar", comentou Elijane Paiva.
Dona Maria José não escondeu o contentamento ao ver reaberta a escola da sua comunidade, a Várzea do Barro, zona rural de Umarizal. Sua filha a Maria Isabel, de 3 anos, que antes tinha que se deslocar até o município de Rafael Godeiro para frequentar a escola, agora tem a oportunidade de caminhar poucos metros para chegar a sala de aula.
“Pra mim está sendo muito importante e não só pra mim, mas pra todos aqui, pois minha filha estudava em um colégio distante e era uma dificuldade ir deixar. Eu até pagava para levar ela e aqui está no terreiro da minha casa”, conta satisfeita Maria José.
O benefício que dona Maria José e sua filha estão recebendo vem de mais uma ação importante do governo Elijane Paiva e Raimundo na área da educação. A chefe do executivo e o vice-prefeito, em parceria com a secretária de Educação, professora Eva e com a diretora do Centro Municipal de Ensino Rural, Dorinha Salles trabalharam em conjunto para reerguer a escola que, segundo os moradores da Várzea do Barro, fora abandonada há mais de 10 anos. A reabertura aconteceu na manhã desta segunda-feira (24).
“É uma grande conquista abrir uma escola fechada há tanto tempo e toda reformada. A gente ver no olhar das crianças a felicidade e isso é muito gratificante”, destaca o vice-prefeito Raimundo que acompanhou o início das aulas hoje pela manhã.
De acordo com a professora Eva, são aproximadamente 18 crianças que serão atendidas na unidade. Para levar a elas a oportunidade de frequentar a escola sem sair do local onde residem, a secretária conta que muitos desafios tiveram que ser superados.
“A gente fazia reuniões e nelas fomos fazendo os diagnósticos, vendo onde era que estavam as crianças que poderiam vir estudar na escola, se realmente teríamos essas matrículas, se teríamos condições de reabrir, mas a gente deu as mãos com a comunidade que foi uma grande força e chegamos a esse dia de hoje”, conta Eva.
A unidade atende do maternal ao pré e conta com duas professores em sala de aula: Jancleide Alves e Marlene Alves. Além do sobrenome, as duas educadoras partilham ainda o sentimento de gratidão de ver a escola em funcionamento e de ter a oportunidade de participar da educação das crianças da comunidade.
“A escola fechada quem perdia era a comunidade e hoje chegamos aqui para somar, fazer um trabalhar com essas crianças e trazer um benefício pra essa comunidade. Estamos aqui para fazer a diferença e ver essas crianças darem um futuro bem melhor para o nosso município”, diz otimista a professora Jancleide.
Além de boas educadoras, as crianças vão merendar com qualidade. O cardápio foi preparado pela nutricionista da Secretaria de Educação, Ana Luiza Ferreira. “A gente visa sempre os alimentos minimamente processados e evita os ultraprocessados, que são tudo que vem em embalagem, pois a quantidade de sal é muito grande”, explica.
Também estiveram visitando a escola recém-ativada, a diretora do Centro Municipal de Ensino Rural, Dorinha Salles e a responsável pelo suporte pedagógico da Secretaria de Educação Aparecida Moura. Pais também acompanharam seus filhos no primeiro dia na nova unidade de ensino.
Por estar cumprido agenda administrativa em Natal, a prefeita Elijane não esteve na escola nesta segunda, mas já agendou visita. Os moradores da Várzea do Barro já aguardam a vinda da chefe do executivo. Eles querem agradecer a gestora pela ação que modificou o cenário rural da comunidade inteira. “É preciso agradecer. Se não fosse ela, estaríamos ainda tendo que levar nossos filhos para outro município. A gente cobrava e hoje está sendo uma maravilha. Eu estou muito feliz”, finaliza Maria José que aprovou o primeiro dia de aula.
Os representantes das equipes que irão disputar o CampeonatoMunicipalde Futebol em campo reduzido se reuniram na manhã desta segunda-feira (24) com a secretária de Cultura e Esporte, Heleneide Amorim e decidiram: os jogos da competição acontecerão na zona urbana, no campo do antigo Centro Social Urbano (CSU) e na zona rural, onde equipes possuem área para jogos em condições para disputa das partidas. De acordo com Heleneide “objetivo é fazer com que os atletas da zona rural interajam mais com os atletas de equipes da zona urbana, promovendo integração esportiva”, explica a gestora.
A reunião foi acompanhada pelos coordenadores de esportes, Diassis e Paulo Márcio. O campeonato está previsto para ter início no dia 13 de maio. “Queremos dá esse incentivo aos atletas da zona rural, fazendo com que se sintam prestigiados e ao mesmo tempo fazer com que a economia das comunidades se movimente, uma vez que sempre que há jogo, alguém vende uma água, uma comida ou outra coisa e gera renda. Todos concordaram e iremos fazer dessa forma”, detalha Paula Márcio.
Novidade este ano, pela primeira vez a prefeitura não cobrou taxa de inscrição das equipes. “É com muita satisfação que a gestão da prefeita Elijane, juntamente com a Secretaria de Esporte inicia um campeonato sem cobranças de inscrição e assim continuamos tentando resgatar a dignidade dos atletas do município”, conta a secretária Heleneide. A competição de maio, segundo a gestora, é a primeira de uma série de atividades voltados ao meio esportivo que a Secretaria pretende desenvolver até o final do ano.
Na reunião desta manhã também foi lido o regulamento do campeonato para os representantes dos times presentes.
Bom dia. Hoje é um dia histórico para o nosso município, principalmente para nossa Educação. Vamos reabrir oficialmente a escola da comunidade Várzea do Barro que há anos encontrava-se em situação de abandono.
Reafirmo mais uma vez o compromisso da nossa gestão com a educação, com a juventude e com as comunidades rurais que tanto contribuem com nosso município.
Em apenas 4 meses, já realizamos muita coisa, porém ainda é só o começo. Estamos trabalhando dia e noite para recuperar a dignidade da nossa cidade!
A Prefeitura Municipal de Umarizal (PMU), por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), restabelece os atendimentos de Fisioterapia no município. Os serviços, que começaram no último dia 13 de fevereiro, conta com dois profissionais contratados pela atual gestão.
A prefeita Elijane Paiva (DEM) determinou a mudança na forma de atendimento aos pacientes que necessitam dessa especialidade e os fisioterapeutas estão atendendo em locais distintos. A profissional Helaíla Amorim atende na Unidade da Saúde da Família Cosma Lemos dos Santos, no bairro Caraíbas. Já o fisioterapeuta Paulo Mesquita, realiza os atendimentos em domicílio, para pacientes acamados/domiciliados.
A atual gestão municipal disponibilizou um novo espaço para o atendimento aos pacientes, em sala climatizada e com banheiro adaptado para deficientes físicos e cadeirantes, além da aquisição de novos equipamentos.
Para a realização do atendimento, os pacientes precisam fazer seus agendamentos na SMS, de acordo com os encaminhamentos médicos.
Prefeitura de Umarizal intensifica reforma do novo pelotão da PM na cidade
A prefeitura Municipal de Umarizal (PMU), através da Secretaria de Obras, vem intensificando os trabalhos da reforma do prédio onde funcionará o novo pelotão da Polícia Militar na cidade do Alto Oeste Potiguar. Essa era uma das promessas de campanha da atual gestora municipal, Elijane Paiva (DEM) e o do vice-prefeito, Raimundo Dias (PPS).
Com investimentos próprios, a PMU irá entregar em breve à PM, um prédio todo reformado de acordo com o que foi solicitado pelo comando regional da corporação. O novo pelotão estará localizado na Rua Desembargador Sinval Moreira Dias, no Centro da cidade, onde funcionou o antigo NURE.
"Não estamos medindo esforços para entregar essa importante obra de nossa gestão. Estamos investindo recursos próprios para melhorar as condições de trabalho dos policiais militares lotados em nossa cidade e dessa forma contribuir com a melhoria da segurança para todos os nossos cidadãos", comenta Elijane Paiva.
"Estamos intensificando os trabalhos e queremos que até a primeira quinzena do mês de maio, toda a parte sob a nossa responsabilidade já esteja concluída e que possamos entregar o prédio nas mãos do comandante regional da Polícia Militar", finaliza a prefeita umarizalense.
Nota do Blog: Diante da importância da obra que a prefeita Elijane Paiva vem pondo em prática, o Blog Hermes Castro buscou maiores informações sobre a importância de levar o pelotão para o centro da cidade e melhorar as condições de trabalho para os policiais militares.
Eis que descobrimos que a chefe do Executivo está atendendo a uma solicitação do Subtenente Azevedo Carneiro e que tudo está sendo feito dentro de um projeto elaborado pelo respeitado militar desde 2015 e que a antiga gestão não deu a mínima e devida atenção, mantendo os PM's em um local completamente insalubre.
Ao Blog, a prefeita falou que "pela experiência e profundo conhecimento de Azevedo, logo que me foi apresentado essa proposta, determinamos que a secretaria de Obras fizesse todo o levantamento para que fossem feitas todas as adaptações estruturais necessárias. Dessa forma, estamos investindo para fortalecer a parceria com a Polícia Militar e melhorar as condições de trabalho".
Hoje a tarde estive com o então secretário de recursos hídricos,
meio ambientes e ex-vereador “José Moura”.
Perguntei ao mesmo sobre o motivo do qual levou o mesmo a
pedir demissão do seu cargo de secretário, José mouro não quis entrar em
detalhes, o então secretario apenas me afirmou que essa decisão foi uma questão
pessoal dele mesmo.
Atendendo ao pedido do então secretário, a senhora prefeita
nada pode fazer, haja vista ter sido uma decisão pessoal do próprio secretário,
a exoneração de José Moura foi publicada hoje no diário oficial do município.
José moura é o primeiro secretario do auto escalão a deixar
o atual governo.
Apesar das dificuldades, as mudanças estão acontecendo. Esta é a avaliação do vice-prefeito de Umarizal, parceiro do governo da prefeita Elijane Paiva (DEM), Raimundo Dias (PPS). O vice gestor faz a análise com base nas ações já concretizadas pela administração municipal em várias áreas, como por exemplo, na Saúde.
“Nossa gestão só não está ótima, por que as condições não favorecem pra isso, mas nós vemos a melhoria na questão da saúde onde toda a população está elogiando. Agora nós temos médicos todos os dias, os PSFs estão funcionando, a farmácia básica também e funcionando em dois turnos”, destaca o vice-prefeito.
Raimundo avalia ainda o governo de forma favorável em outras áreas importantes como a Agricultura e a Educação. “Na Agricultura, já cortamos mais de 600hs de terra esse ano. Na Educação, estamos com todos os alunos sendo transportados, inclusive os universitários que em outros anos passaram por dificuldades. Nos empenhamos e conseguimos colocar os ônibus para Caraúbas, Patu, Mossoró e Apodi”.
O vice-prefeito também aponta o desempenho da administração de Elijane na área da Infraestrutura. “A secretária de infraestrutura desde o início vem trabalhando com a operação tapa-buracos, arrumando os calçamentos. Tem ainda a questão da iluminação pública que já foi resolvida em vários locais e a equipe continua atuante, sempre buscando as falhas para consertar”, comenta Raimundo.
Presente todos os dias no Centro Administrativo acompanhando o trabalho das secretarias e atendendo a população, Raimundo acredita que, assim como ele, os umarizalenses também tem avaliado a gestão de forma positiva. “Pelos serviços públicos que estão sendo prestados, buscando sempre melhorar a qualidade, eu acredito que a avaliação está sendo positiva sim”, finaliza.
A prefeita de Umarizal, cidade da região do Alto Oeste do Rio Grande do Norte, Elijane Paiva (DEM), cobra do Governo do Estado que seja ampliado o quantitativo no efetivo da Polícia Militar (PM) na cidade. A gestora municipal, preocupada com a segurança de seu povo, entrou em contato com o comandante regional da PM, capitão Aderlan Bezerra, e solicitou que fosse resolvido tal situação.
Além do número de policiais militares, a chefe do Executivo cobrou que fossem melhoradas as condições de trabalho dos PM's lotados na cidade. "Proporcional à nossa preocupação com a segurança dos umarizalenses, está o nível de trabalho que estamos realizando para tentar implantar em nossa cidade uma segurança condizente com o merecimento dos nossos munícipes. Sabemos que não é fácil mudar essa realidade em tão pouco tempo de gestão", comenta a prefeita.
A atual gestora umarizalense, em contrapartida às responsabilidades constitucionais do Estado, está garantindo todo o suporte necessário para a manutenção dos policiais militares. Além disso, Elijane Paiva realiza reformas no prédio onde funcionou o antigo NURE, localizado na rua Desembargador Sinval Moreira Dias, no Centro de Umarizal, e que funcionará o novo pelotão da PM na cidade.
"Entre as muitas ações que nossa gestão está realizando, uma que em breve estará sendo concretizada e a inauguração do novo prédio onde funcionará o pelotão da PM. Vale salientar que essa reivindicação foi feita pela Subtenente Azevedo, que desde 2015 tinha apresentado aos antigos gestores que nada fizeram e desde então, os PM's sofrem com o verdadeiro abandono no atual local onde funciona o pelotão", destaca a gestora.
"Pela experiência e profundo conhecimento de Azevedo, logo que me foi apresentado essa proposta, determinamos que a secretaria de Obras fizesse todo o levantamento para que fossem feitas todas as adaptações estruturais necessárias. Dessa forma, estamos investindo recursos próprios da prefeitura para fortalecer a parceria com a Polícia Militar e melhorar as condições de trabalho", finalizou Elijane Paiva.
Vereador Jatão da Rádio (DEM). Foto: Ricardo Pereira / Assessoria de Imprensa da C.M.U
O vereador Jatão da Rádio (DEM), apresentou na sessão dessa última terça-feira (18), um requerimento de nª 003/2017, requerendo uma Audiência Pública para tratar da Segurança Pública na cidade de Umarizal-RN.
Na defesa do seu requerimento, o vereador Jatão da Rádio (DEM), externou o aumento da criminalidade no município de Umarizal, que vem deixando a população assustada.
“Eu trouxe a plenário essa audiência pública, para que a gente pudéssemos encaminhar as comissões, haja vista o aumento da criminalidade em nosso município, vem deixando o povo da nossa comunidade em pânico. Muitas são as pessoas que nos procura, para falar desse assunto que realmente vem nos deixando preocupados. Diante disso, essa audiência pública é para que possamos trazer para esta casa legislativa, para podermos mobilizar os poderes judiciários, executivos e legislativos do estado do RN, como também as sociedades civis organizadas, entidades do nosso município, comerciantes e todos aqueles que se diz respeito e tenham o interesse pela segurança da nossa cidade e da nossa zona rural, que vem precisando de segurança também”, disse.
Foto: Ricardo Pereira / Assessoria de Imprensa da C.M.U
O requerimento visa debater em uma audiência pública, com toda a comunidade que vem sendo afetada tanto na zona urbana e rural de Umarizal-RN, bem como as rodovias que dão acesso ao município. A data da audiência pública, ainda será marcada onde todos serão informados.
Vereadora Meyre Câmara (PSB), na apresentação do seu requerimento. Foto: Ricardo Pereira / Assessoria de Imprensa da C.M.U
Foi aprovado por unanimidade na sessão legislativa dessa terça-feira (18), na Câmara Municipal de Umarizal-RN, o Requerimento nª 005/2017 de preposição da vereadora Meyre Câmara (PSB), na qual requeria do Departamento Estadual de Transito DETRAN-RN em parceria com o Poder Público, para que façam a sinalização de todas as ruas e avenidas do município de Umarizal-RN.
A parlamentar na defesa do seu requerimento, externou uma iniciativa que a cidade de Caraúbas-RN, juntamente com o DETRAN tomaram para melhorar o tráfego de pedestres e veículos daquele município, com colocações de placas de sinalizações, faixas de pedestres entre outras.
“Essas sinalizações vêm de forma significativa ajudar ao tráfego de pedestres e veículos em nossa cidade. Haja visto que essas sinalizações, vão fazer que as nossas vias fiquem sinalizadas e possam evitar possíveis acidentes”, destacou a vereadora Meyre Câmara (PSB).