15 de jul. de 2014

Areia Branca /RN: Prefeita eleita é cassada e Presidente do legislativo pode assumir

15 de Julho de 2014

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte cassou, a unanimidade, o mandato da prefeita de Areia Branca, Luana Bruno. Acusada de abuso de poder político e uso da máquina pública, Luana Bruno, que é filha do ex-prefeito areiabranquense José Bruno, foi condenada por cinco votos no TRE.

Adriano Abreu


Prefeita Luana Bruno foi acusada de uso da máquina pública

Com isso, o Executivo de Areia Branca será ocupado pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Sandro Góis (PV), até que seja realizada uma nova eleição na cidade.

A exigência do novo pleito ocorreu porque Luana Bruno, na eleição de 2012, obteve mais de 50% dos votos válidos.

No julgamento da tarde de ontem foram favoráveis a cassação o juiz federal Francisco Eduardo, os juízes Artur Cortez e Berenice Capuxu e os juristas Verlano Medeiros e Carlo Virgílio. O relator do processo foi Verlano Medeiros, que votou pela cassação, seguido a unanimidade.

A desembargadora Zeneide Bezerra presidiu a Corte, já que o desembargador João Batista Rebouças se afastou pelo fato de ter relações pessoais com a cidade de Areia Branca. 

FRANCISCO DANTAS
A eleição suplementar em Areia Branca foi a segunda determinada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte em menos de dez dias. Na semana passada, a Corte definiu eleição suplementar para a cidade de Francisco Dantas.

A Corte manteve a negativa dos requerimentos de registro de candidatura de Maria Aparecida de Araújo e Anaximandro Lopes Nunes, eleitos respectivamente prefeita e vice-prefeito do município de Francisco Dantas, em função de reconhecimento de nulidade da convenção que escolheu seus nomes para a disputa no pleito suplementar.

Como a prefeita obteve mais de 50% dos votos válidos, a cidade terá novo pleito.

O TRE ainda não publicou a resolução marcando a nova eleição de Francisco Dantas e Areia Branca. Há uma expectativa de que o pleito ocorra apenas após a eleição geral, do dia 5 de outubro, já que até lá a Corte está totalmente dedicada as eleições estaduais que envolvem mais de 400 pedidos de registro de candidatura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário