14 de ago. de 2013

Gestão Social do Governo Mano: Secretária participa de reunião sobre o reordenamento do SCFV.

A secretária municipal de Assistência Social, Sandra Maia participou nesta terça-feira, 13, da reunião regional do Colegiado Nacional de Gestores Municipais da Assistência Social – Congemas no município de Viçosa. O objetivo do encontro, que teve a participação de mais de 15 secretários da região, foi tratar do reordenamento Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV.

“Foi um encontro muito bom, pois tirou muitas dúvidas que todos os municípios estão passando sem saber como será o funcionamento desse serviço”, disse Sandra.

O reordenamento visa unificar a oferta do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos para crianças, adolescentes e idosos que atualmente são cofinanciados por meio do Projovem Adolescente, PETI e serviço para criança/idoso.

 Os pisos divididos por faixa etária resultaram em regras de oferta, forma de acompanhamento e lógica de cofinanciamento diferentes para cada piso. Essas diferenças representam um alto custo de manutenção do Serviço, agravado pela burocratização e fragmentação do funcionamento e cofinanciamento por faixa etária. Além disso, há um engessamento da utilização dos recursos. “Por que eles disseram que o mês de julho iria cair o dinheiro dos meses de julho, agosto e setembro, mas terminou julho e não foi repassado nada, então ficaram todos os gestores se perguntando, mas já foi tudo esclarecido”, explicou a secretária.

No trimestre de julho, agosto e setembro, será repassado o valor integral do piso, sem verificação dos atendimentos efetuados. A partir do trimestre outubro, novembro e dezembro será verificado o atendimento de usuários por meio dos registros efetuados no sistema de informações do serviço.

“Com certeza é preciso destacar também o apoio do prefeito Mano na execução de todo serviço, pois queira ou não, o município tem suas despesas com adaptação, pessoal, entre outros pontos. Mas Mano tem nos dado apoio e o projeto está funcionando muito bem atendendo mais de 200 crianças”, completou Sandra.

Da Assessoria de Comunicação e Imprensa da Prefeitura de Umarizal
(84) 9921-1164

Nenhum comentário:

Postar um comentário