12 de mar. de 2013

fumaca-preta-anuncia-que-papa-ainda-não-foi-eleito-no-conclave


SÃO PAULO - A fumaça preta expelida da chaminé da Capela Sistina, na noite desta terça-feira no Vaticano (15h41 de Brasília), indica que o novo pontífice ainda não foi eleito pelos cardeais. As autoridades da Igreja Católica iniciaram o conclave que resultará na escolha do novo papa hoje, e a previsão era de apenas uma votação no primeiro dia do encontro.


O cronograma é que, a partir de amanhã, duas votações sejam realizadas pela manhã e outras duas à tarde, até que um dos nomes consiga o apoio de dois terços dos 115 cardeais votantes. Os religiosos ficam isolados do mundo durante o processo eleitoral, e a fumaça preta indica que não há um escolhido. Quando a chaminé expelir uma fumaça branca, esse será o sinal para mostrar que já foi apontado o novo papa.
O conclave ocorre após a surpreendente renúncia do papa Bento XVI, o primeiro pontífice a deixar o posto desde a Idade Média. Segundo especialistas no Vaticano, não há um nome claro que apareça como favorito, mas alguns nomes estão entre os mais cotados, como o arcebispo de Milão, Angelo Scola, e o de São Paulo, o brasileiro dom Odilo Scherer.
(Valor, com agências internacionais)



Nenhum comentário:

Postar um comentário