28 de jun. de 2016

O Partido dos trabalhadores de Umarizal-RN/ PT e o diretório municipal declaram apoio a chapa encabeçada pelo o atual prefeito municipal Marcos Fernandes e Washington Sales.

O Partido dos trabalhadores de Umarizal-RN/ PT e o diretório municipal declaram apoio a chapa encabeçada pelo o atual prefeito municipal Marcos Fernandes e Washington Sales

FONTE: ROSÂNGELA CUNHA 

39ª Zona Eleitoral de Umarizal abre em julho cadastro para quem deseja atuar como Supervisor de Local de Votação

Foto: Léo Silva / O Umarizalense
As pessoas que queiram atuar como Supervisor de Local de Votação nas Eleições 2016 de Umarizal poderão se cadastrar a partir do dia 01 de julho o cartório eleitoral local, segundo informou nesta segunda-feira, 27, a Justiça da 39º Zona Eleitoral

Para efetuar a inscrição é preciso ir ao cartório. O prédio está localizado na rua Pedro Abílio, 271, esquina com a rua Pedro Amorim, Centro, Umarizal/RN.

O cadastro será efetuado para vagas remanescentes e será conferida com prioridade para pessoas que já exercem função de mesário, segundo destaca o ofício da justiça eleitoral.

De acordo com o TRE, são atribuições dos mesários:

Participar, sempre que convocado, de treinamento sobre os procedimentos técnicos e logísticos relacionados à urna eletrônica, ministrado pelo Juiz Eleitoral, pelo Servidor do Cartório ou a quem for delegada essa atribuição;

Colaborar, quando necessário, com as Mesas Receptoras de Votos, fazendo com que a abertura, o andamento e o fechamento dos trabalhos transcorram dentro da normalidade;



Comunicar ao Juiz Eleitoral ou às equipes volantes qualquer problema detectado pelos presidentes de mesa em suas seções;

Informar com antecedência aos mesários onde estes deverão entregar, ao final da votação, a urna eletrônica, o kit apuração/kit transmissão e outros materiais que poderão ser especificados pela zona eleitoral;

Quando necessário, executar nos locais de votação de difícil acesso os procedimentos de suporte às seções eleitorais (contingência de urnas), mediante autorização do Juiz Eleitoral e condicionado ao recebimento dos treinamentos específicos para esta função;

Orientar os eleitores quanto à localização de suas seções eleitorais;

Desempenhar outras atividades que venham a ser delegadas pelo Juiz Eleitoral;

É facultado ao Juiz Eleitoral designar o Supervisor de Local de Votação como intermediário entre os mesários e a empresa de transporte no recebimento/entrega dos materiais de seção, devendo, neste caso, estabelecer planejamento e logística próprios para a execução desta tarefa.

Do O Umarizalense

FOTOS: Do São João da Secretaria de Assistência Social de Umarizal-RN



A secretaria de assistência social de Umarizal, realizou nessa última segunda-feira (27), o Arraiá da Assistência Social, que contou com a participação do CREAS, CRAS, CONSELHO TUTELAR entre outros.

O arraiá contou com a presença do Prefeito Marcos Fernandes, o pré-candidato a vice-prefeito Washington Sales, a vereadora Neide Freitas, vereador Bazoca e a pré-candidata a vereadora Meyre Câmara. 

Confira logo abaixo todas as imagens: 


FONTE: BLOG DO EVANDRO LIMA

Até ‘feijão’ como propina


até feijão

Pré-candidatos sem rádio e televisão


ter eleições 2006A partir de quinta-feira (30), as emissoras de rádio e televisão não poderão transmitir programas que sejam apresentados ou comentados por pré-candidatos às eleições municipais deste ano. A data está prevista no calendário eleitoral, aprovado por uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral.

A convite - Pré candidato a vereador "Jatão Participou do arraiá do assentamento Remédio.

No ultimo domingo dia (26) o pré - candidato a vereador "Jatão" esteve prestigiando o Arraiá do assentamento remédio, acompanhado de sua esposa Jozineide, do blogueiro Cleumy Cândido Fonseca e sua esposa Arinete Duarte, Jatão fez parte do corpo de jurados da escolha da Rainha do milho "Mirim". Foi tudo de bom ... parabéns a toda comunidade ... estava tudo muito lindo.




27 de jun. de 2016

SEJA BEM VINDO AO NOSSO GRUPO "AGMAR DUTRA" DIZ ELIJANE PAIVA COM UM LINDO SORRISO NO ROSTO.

A vinda do locutor Agmar Dutra para o grupo e projeto político de elijane paiva, foi com certeza a noticia que movimentou a classe politica de toda a nossa cidade na tarde de ontem.

a cada dia que se passa a projeto politico da prefeitável Elijane paiva ganha mais apoios voluntários, isso mostra a desejo de mudança.

Faltam Exatamente 195 dias para o dia de escolhermos os nossos representantes para os próximos quatro anos. 

25 de jun. de 2016

SÁBADO 25 DE JUNHO DE 2016 / FALTAM EXATAMENTE 97 DIAS PARA A ELEIÇÕES MUNICIPAIS EM TODO O BRASIL.


Rosalba quer um vice de total confiança


rosalba-tera-processos-julgadosFalam lá por Mossoró que a ex-governadora do estado, Rosalba Ciarlini (PP), quer mais que um companheiro de chapa: quer um vice que seja de sua total confiança.
E por que isso?
Vai que ela ganha a eleição…

Rosalba enxerga mais longe e vislumbra voltar ao Senado, em 2018. Caberia ao vice (insisto, de sua confiança) administrar o Poder Executivo após o seu afastamento.

Lava Jato: mais dois senadores cairão


PMDB duvidaO inquérito da operação da Polícia Federal com cerco a conselheiros dos fundos Postalis (Correios) e Petros (Petrobras) ainda revelarão, mais para frente, a relação do grupo criminoso com dois senadores do PMDB que apadrinharam os conselheiros presos.
Segundo apurou a Coluna Esplanada, ambos já enrolados e citados na Operação Lava Jato.

TRE vai contar com menos recursos para as eleições deste ano





ano-de-eleicao-040612-dum-humor-politico-580x343O TRE vai contar com menos recursos para as eleições deste ano, com orçamento reduzido em cerca de 20%. De uma previsão inicial de R$ 8,49 milhões, depois do corte, restaram R$ 6,81 milhões para custear e organizar as eleições nas 69 zonas eleitorais do Estado.

23 de jun. de 2016

Advogado Dr.Thiago realizou na manhã de hoje várias gincanas culturais na comunidade da várzea do barro.

Advogado Dr.Thiago realizou na manhã de hoje (23) várias gincanas culturais na comunidade da várzea do barro, município de Umarizal. Teve corrida de jumento, corrida de argolinha, maratona, corrida de saco ... muito bom recordar brincadeiras da nossa infância e que fazem parte da nossa cultura...

Estiverem prestigiando esse evento, o ex - presidente da câmara de vereadores de Umarizal Chico De Brancar que provavelmente será o vice de Elijane Paiva, Raimundo de Chico escolásticos, a pré - candidata a vereadora Eva Dias, a professora Nilvânia Carneiro, o empresário Ariel Rêgo, justa, o presidente da câmara -Vereador Paulo Marcio, o ex - prefeito Rogério Fonseca e sua esposa Vilma Fernandes e Bosco peças. Todos fomos bem recepcionados por toda a comunidade com um ótimo e delicioso café da manhã....



Assembleia promove audiência para discutir intolerância religiosa


mineiroacusa
O problema da intolerância religiosa contra povos de tradição afro-ameríndia no Rio Grande do Norte será debatido em audiência pública na Assembleia Legislativa, nesta segunda-feira (27), no auditório da Casa. A proposição do debate é do deputado estadual Fernando Mineiro (PT) e atende à reivindicação dos representantes de comunidades de matrizes africanas no Estado.

Com representantes dos segmentos católico, evangélico e da Comissão de Terreiros de Umbanda e Candomblé, o debate também terá a participação de representantes da Secretaria de Segurança Pública, da Defensoria Pública e do Ministério Público, que discutirão sobre medidas que estão sendo tomadas para combater o preconceito, insultos ou até casos de agressões devido à intolerância religiosa.


Para o secretário do Setorial de Combate ao Racismo do PT do RN, Ludjânio Rogério, a audiência pública tem o papel de “evidenciar a intolerância vivenciada por todos os religiosos, mas principalmente pelos povos de matrizes africanas no Rio Grande do Norte”. Ainda segundo Ludjânio, há o agravante de que a maioria das agressões contra esse segmento vem acompanhada do cunho homofóbico. 

21 de jun. de 2016

Prefeito Marcos Fernandes (PSD) promete retirar a farmácia básica de dentro da (PMU) e coloca-la dentro do centro e saúde.

O assunto sobre a farmácia básica de saúde do município de Umarizal foi tema debatido e levantado pelos vereadores Paulo Marcio e Érico Onofre na sessão legislativa do último dia 07 de junho.   


O tema sobre a farmácia básica de saúde começou a ser debatido em nosso grupo de WhatsApp “Noticias de Umarizal” um dos grupos mais atuantes das redes sócias, a questão levantada por muita gente foi a seguinte – queremos que a farmácia básica (POPULAR) seja reinstalada em um local que não seja dentro do centro administrativo,  a população reclama por que durante o período da noite e nos finais de semana não dá para conseguir medicamentos por que a mesma não tem plantonista, e com isso as pessoas mais carentes do nosso município ficam desassistidas nesse período.
------------------------------------------------------------------------
A questão é a seguinte, será que o prefeito vai cumprir com o que prometeu, por que até agora, até mesmo a reforma do centro e saúde está parada e sem previsão para a sua conclusão.      

Saiba Mais sobre o transito com o instrutor Raphael Luiz - - - - - Você acha o trânsito em Umarizal seguro?

                                              Você acha o trânsito em Umarizal seguro?

Como profissional na área da educação para o trânsito, percebo que o tema nunca foi tratado e nem discutido com a atenção e os cuidados necessários.

Quantos acidentes acontecem em Umarizal por ano? Você sabe? Vejamos dados do levantamento de urgência a vítimas de acidentes envolvendo motocicletas em Umarizal no ano de 2015: Foram 160 acidentes!

1 acidente a cada 2 dias; a cada 67 habitantes 1 sofreu acidente em motocicleta; 61% dos acidentes foram na faixa etária entre 20 e 49 anos, sendo que destes, 80% estão ligados ao álcool.
É importante frisar que são dados envolvendo apenas “motos”, e que tiveram entrada no posto de saúde Dom Elizeu Medes de Janeiro a dezembro de 2015, dados fornecidos pelo ex diretor e enfermeiro Charlles Kenedy, tenham plena certeza que os índices são muito mais altos, tendo em vista a quantidade de acidentes que a vítima não se deslocou ao posto de saúde.

Sei que sem trânsito municipalizado, sem fiscalização, essa mudança não acontece da noite para o dia. Porém, Umarizal precisa melhorar a sinalização das vias, implantar mais placas, elaborar projeto com estudo técnico, saber em quais vias e cruzamentos acontecem em maior número os acidentes, lombadas em locais apropriados segundo estudos técnicos e padrões para sua implantação, conforme determina o CONTRAN, palestras nas escolas, empresas, associações... campanhas educativas para difundir as normas de circulação e conduta, bem como a educação para o trânsito, mobilizando setor público, privado e a sociedade como um todo para que se tenha uma melhora relevante nesse aspecto. Quanto custaram aos cofres públicos esses acidentes? Quais gestores puseram alguém especializado em uma secretaria para desenvolver esse trabalho? Há algum interesse no tema? É melhor prevenir ou remediar?

Só a educação pode conscientizar o cidadão para que haja uma melhora significativa. Espero que os gestores de Umarizal possam olhar com carinho para o trânsito da nossa cidade, e já que estamos em ano político, acredito ser um bom momento para essa discussão vir à tona!!!!
Raphael Luiz instrutor e consultor em trânsito.

Fonte dos índices de acidentes: Centro de Saúde Dom Elizeu Mendes

Sem pensar no povo, prefeito afastado e prefeito em exercício sorriem para as câmeras, parecendo que tudo está bem.

A foto a cima fala por si, quem realmente quebrou a nossa cidade administrativamente????, Parece que que é só  chegar o período eleitoral que os lobos em pele de cordeiro aparecem.... eita Umarizal,,,, acorda.!!!!!


O poder das redes sociais nas eleições


redes sociais 2Ao contrário do horário eleitoral na TV, as mensagens via redes sociais são individuais e customizadas, muito mais frequentes do que os spots televisivos e tendem a se misturar ao ruído da comunicação digital. O que os olhos não veem a justiça eleitoral não fiscaliza.
Os candidatos podem gastar fortunas nesse tipo de comunicação com muito menos risco de exagerar na ostentação. Pesquisa do Ibope retrata também que mais da metade dos brasileiros tem hoje uma opinião mais negativa do que tinha um ano atrás dos atores da política por causa do que leu sobre eles nas redes sociais.

Oi pede recuperação judicial de R$ 65,4 bilhões


oiA operadora de telefonia Oi entrou nesta segunda-feira com um pedido de recuperação judicial na ordem de R$ 65,4 bilhões, o maior da história no país superando o de Eike Batista, da OGX, de R$ 11,2 bilhões em 2013. O processo judicial é uma medida para evitar a falência da empresa.
Em nota, a operadora diz que “considerando os desafios decorrentes da situação econômico-financeira das empresas Oi à luz do cronograma de vencimento de suas dívidas financeiras , ameaças ao caixa das Empresas Oi representadas por iminentes penhoras ou bloqueios em processos judiciais, e tendo em vista a urgência na adoção de medidas de proteção das Empresas Oi, a Companhia julgou que a apresentação do pedido de recuperação judicial seria a medida mais adequada, neste momento”.

‘Não queremos trocar seis por meia dúzia’ diz Marina sobre PMDB e PT


Marina01
A ex-senadora e ex-candidata à Presidência Marina Silva voltou a defender a cassação da chapa Dilma-Temer no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Para ela, um governo do PMDB para substituir o do PT “seria trocar seis por meia dúzia” já que os dois partidos têm nomes implicados na Operação Lava-Jato. Ela participou do programa “Roda Viva”, da TV Cultura nesta segunda-feira.

20 de jun. de 2016

POR -- EVA DIAS - Não consigo ver transformações em uma Sociedade que exclui cidadãos.

A Educação Inclusiva veio para abrir um leque de oportunidades àquela minoria da qual a sociedade não estava dando conta. Desde que saia do papel e seja transformada em ação, ela é plausível e eficaz.


O Esporte, por exemplo, é um instrumento pedagógico valiosíssimo, como desenvolvimento da individualidade, formação para a cidadania e orientação para a prática social. Além de permitir a descoberta de novos sentidos e significados, ele proporciona chances reais de integração social.
No Ensino Médio, eu fui apresentada ao basquetebol e desenvolvi uma paixão por esse esporte. Não era das melhores jogadoras, mas o que ele me ensinou hoje percebo em ações minhas do dia a dia. E, todo esporte ensina algo, assim como depois tive grandes ensinamentos durante os treinos e competições de handebol. Por fim, o encanto  pela natação me levou a aprender os 4 estilos de nado ainda na pré-adolescência, o que mostrou-me que poderia chegar onde nem eu mesma acreditava. E, essa crença me trouxe medalhas. Isso é vivência. Uma vivência possível dentro das escolas públicas porque a minha escola era pública.

Defendo as várias práticas esportivas porque acredito que devemos enxergar as pessoas como seres únicos, ou seja, indivíduos com necessidades e desejos diversos. Quanto mais opções tivermos, menos exclusão teremos. Portanto, o estímulo aos diferentes tipos e modalidades de esportes é uma realidade possível; às vezes, com investimento alto, porém compensador porque os instrumentos desportivos tem, em sua maioria, longa validade.


E, nessa diversidade temos de citar além dos mais conhecidos, os esportes radicais, os esportes intelectuais e os esportes eletrônicos. Todos esses com resultados de otimização de memória, estruturação do pensamento lógico, agilidade em cálculo e probabilidades. Sem contar, a emoção e adrenalina que produzem aos participantes e torcedores. 
Inovar é trabalhoso, mas não é difícil. Principalmente em um Município como Umarizal, onde percebemos que as pessoas, principalmente os jovens, são adeptos às atividades físicas, ou melhor, atividades que causem movimento. Porém, é necessário que conheçam mais modalidades para que possam fazer escolhas e não sofrer imposições por falta de opção. E mais, incluir os que estão à margem, porque sendo apresentados às variedades existentes, certamente optarão por um ou até mais de um!
Um Educador sabe o valor de ter um cidadão envolvido na Educação Desportiva, dentro da qual um dos princípios básicos é o famoso fair-play (jogo limpo), que exige o respeito pelas regras; o respeito pelos colegas, adversários e árbitro; o fortalecimento dos laços de amizade; e a disputa, sem violência física ou verbal. Imagine o ganho imenso da sociedade só com essa regra bem assimilada pelos atletas. Porém, volto a afirmar que é preciso que o maior número de cidadãos sejam contagiados pela emoção do Esporte. Para isso, deve-se ter opções para todos. Não é difícil, é apenas trabalhoso.

Mano Onofre segue no grupo governista: Prefeito afastado afirmou apoio às pré-candidaturas de Marcos e Washington Sales


O prefeito afastado Mano Onofre (DEM) afirmou na tarde deste domingo, 19, que segue firme e forte atrelado ao grupo governista e apoiando as pré-candidaturas de Marcos Fernandes (PSD) e Washington Sales (PSB), a prefeito e a vice, respectivamente, de Umarizal. Marcos já havia informado que estava em diálogo com Mano e que sua permanência na base governista era tida como certa.
“Mano nunca tinha saído do grupo. Infelizmente ele está com suas atividades em Natal, estudando e teve que continuar sua vida particular e realmente não poderia estar aqui, mas Mano toda vida foi um homem de compromisso, do grupo, nunca saiu de perto do grupo e agora ele veio só reafirmar o que ele já dizia, permanecendo no grupo”, afirmou Marcos ao O UMARIZALENSE.
Os dois prefeitos estiveram reunidos na tarde de hoje e fecharam o compromisso político. Marcos disse que o afastamento de Mano no ano passado de maneira nenhuma interferiu a aliança política firmada por ambos em 2012, quando Mano foi eleito prefeito pelo DEM e Marcos vice pelo PSD.
“Aconteceu esse episódio com ele e ele teve que sair para tomar de conta das suas coisas, está estudando, fazendo faculdade, mas veio para Umarizal para dizer realmente que está nesse projeto da minha pré-candidatura com o pré-candidato Washington em 2016”, garantiu Marcos.
Ainda no encontro deste domingo, Marcos disse que a permanência de Mano no grupo fortalece o projeto político governista e consolida sua pré-candidatura a prefeito. “Toda vida Mano foi um cara muito importante no grupo. O pessoal respeita, gosta muito dele, então graças a Deus, a continuidade de Mano no grupo só veio fortalecer nosso projeto”.
Também participaram da reunião, a esposa de Mano, Sandra Maia e seus irmãos Raimundinho e Helena Maia. O pré-candidato a vereador e ex-secretário chefe da Casa Civil das gestões de Mano e Marcos, Maykon Nunes também esteve presente no encontro.
Posicionamento
Mano foi eleito em 2012 com o aval e o apoio político do deputado estadual Getúlio Rêgo (DEM), que no pleito deste ano está apoiando a pré-candidata da Oposição, Elijane Paiva (DEM).
Mano deverá se pronunciar oficialmente em breve para falar sobre como fica sua relação política com Getúlio. O parlamentar estadual perde uma importante peça política no município, pelo menos nesta campanha municipal.
O prefeito afastado era cogitado como um provável reforço ao projeto político da pré-candidata, Elijane. Getúlio e o ex-prefeito Néo, em entrevistas que concederam à FM Fraternidade, sempre mantiveram o discurso de que Mano poderia sim se aliar à Oposição, mas essa possibilidade agora está descartada.
*O Umarizalense

“Me sinto preparado para contribuir com a melhoria da saúde em Umarizal”, diz enfermeiro pré-candidato a vereador.


Enfermeiro Gilmar (Foto: Reprodução / Arquivo Pessoal)
Com 25 anos trabalhando na área da saúde, o enfermeiro Gilmar Freitas, ou Gilmar de Alba como é popularmente conhecido quer ser vereador de Umarizal para assegurar à população o direito a uma saúde de melhor qualidade através do Sistema Único de Saúde – SUS. Foi que ele disse em entrevista ao O UMARIZALENSE.

“Penso que a saúde pode ser construída na comunidade e, como é um direito fundamental das pessoas, deve ser assegurado sem distinção de raça, de religião, ideologia política ou condição socioeconômica, por isso me sinto no dever de contribuir na garantia desse direito. E uma das formas que posso contribuir para isso é através da legislatura, como vereador”, disse Gilmar.

O pré-candidato atualmente está trabalhando na capital do Estado, como plantonista no Hospital João Machado e em Nova Cruz (RN), como coordenador de Atenção Especializada em Saúde. Mesmo distante de Umarizal, Gilmar não esqueceu do município onde nasceu. Ele explica por que quer ingressar na vida política.

“Por acreditar que tenho feito minha parte enquanto cidadão e, certamente, por ver o momento de renovação na política a nível nacional e também em nossa cidade, acredito que precisamos participar ativamente nas decisões”, contou o enfermeiro.


Gilmar

O enfermeiro Gilmar Freitas é natura de Umarizal. Nascido no sítio Campos, na zona rural, o pré-candidato pertente às famílias Freitas, por parte de mãe e a família Oliveira ou Curculina, por parte do pai. “Não sou de nenhuma família “ilustre”, porém tenho muito orgulho de todos, pois ganhamos a vida honestamente e temos grandes profissionais com destaque na educação e na saúde”, contou Gilmar.

Casado há 20 anos, Gilmar tem três filhas. Duas com a atual esposa e uma com a ex. “Por obra do destino”, ingressou na área da saúde. Primeiro se tornou auxiliar técnico de enfermagem e hoje é formado em enfermagem.

Hoje o enfermeiro reside em Natal, capital do Estado. “Não deixei Umarizal, mas tive que fixar residência também em Natal, com o intuito de buscar novas oportunidades, as quais infelizmente não eram oferecidas em nosso município, para me formar como Enfermeiro [...] “Atuo nessa área há mais de 25 anos, conheço o SUS desde sua criação e, por isso, me sinto preparado para contribuir para a melhoria da saúde em Umarizal”, afirma.

Do O Umarizalense (Reprodução autorizada mediante citação do O Umarizalense)

Dilma seria uma lorota na Comissão


1bd5f494bfApeada do poder pela corrupção, a presidente afastada Dilma Rousseff (PT) não vai hoje fazer sua defesa oral em interrogatório marcado pela comissão de impeachment no Senado. Orientada por advogados e assessores, não poderá, no entanto, dizer mais na frente, quando for cassada na votação final do processo no plenário da Casa, que seu direito de defesa foi cerceado.



Seus assessores acham que ficar frente a frente num confronto direto com uma comissão majoritariamente oposicionista não vale a pena, seria perda de tempo. Mas Dilma não vai, na verdade, por causa do seu despreparo. Suas falas não têm começo, meio nem fim. Seu raciocínio é de quem tem um parafuso solto. Quando larga o script e os discursos escritos, a petista é um deus nos acuda.

17 de jun. de 2016

PORQUE UMARIZAL NÃO SEGUE ESSE EXEMPLO? - FONTE: FACEBOOK DO PRÉ - CANDIDATO A VEREADOR "JATÃO"

QUADRILHAS JUNINAS SE TORNAM PATRIMÔNIO CULTURAL DE NATAL

As festas juninas formam uma das tradições mais ricas, seculares e alegres de nosso país. Neste contexto, a Câmara Municipal de Natal aprovou na sessão ordinária desta quinta-feira (16) um Projeto de Lei apresentado pelo vereador Fernando Lucena (PT) que declara as quadrilhas juninas Patrimônio Cultural Imaterial do povo natalense. “Trata-se de valorizar a cultura popular, manter vivas as tradições. As quadrilhas juninas que representam um traço inconfundível do folclore brasileiro.explicou o vereador Fernando Lucena.

Aqui em Umarizal, as quadrilhas juninas se tornarem Patrimônio Histórico, seria muito importante para a valorização da identidade histórica e costumes populares de nossa comunidade. Importante também seria para que nossos bens culturais se mantivessem vivos para futuras gerações.

Eu acho que a identidade cultural de uma população de uma comunidade se faz, também, através da preservação de seu Patrimônio Histórico. Este patrimônio, deve ser visto como um grande acervo, que é o registro de acontecimentos e fases da história de uma cidade. Assim como em Natal, as quadrilhas juninas culturais de Umarizal, poderiam através de um projeto na câmara, se tornarem PATRIMÔNIO CULTURAL DE UMARIZAL.

Dezenas de artistas e brincantes de todos os segmentos e pessoas ligadas à cultura aqui na cidade de Umarizal, falam também sobre a falta de apoio a área cultural que fica sempre muito pequena e a maioria dos gestores também destinam recursos pífios para o setor. Muitos gestores falam da falta recursos para serem investidos na cultura. Já eu digo o contrário, o que falta é decisão política do gestor de investir, ou seja, falta de vontade.

Temer ganha de Dilma em pesquisa: 24,4% contra 9,6%

O Instituto Paraná fez uma pesquisa para o blogue de Ricardo Noblat.
O que querem os entrevistados?

A volta da Presidente Dilma Rousseff – 9,6%
A permanência de Michel Temer como Presidente – 24,4%
Novas eleições – 63,2%

Lula perderia se eleição fosse hoje, diz pesquisa

Lula tem o menor “potencial de votos”: apenas 13,9% disseram “poder votar” no ex-presidente. Serra tem 32,2%, Marina 30% e Aécio 26,8%.
Deu em Cláudio Humberto

Michel Temer vai fechar a TV

Michel Temer quer fechar a TV Brasil.
Antes disso, segundo a Folha de São Paulo, ele tem de demitir Ricardo Melo e os 22 conselheiros da EBC.
Diz a reportagem:
“Desde sua criação, a EBC já consumiu R$ 2,6 bilhões do Tesouro Nacional.

O número de funcionários passou de 1.462 para 2.564 e seus custos de produção saltaram de R$ 61 milhões para R$ 236,5 milhões –pelo menos 15% referentes aos serviços prestados à Presidência da República na cobertura de eventos”.

15 de jun. de 2016

Arraiá Alegria do Sertão 2016 da Escola Estadual Zenon de Souza.

Queria agradecer a todos que fazem parte da escola Estadual Zenon de Souza, adorei o convite para participar do Arraiá Alegria do Sertão 2016. Adorei o Licor ... vocês são finos. kkkkk




O jogo do bicho será legalizado, bingos e cassinos

O relatório do deputado Guilherme Mussi, na comissão especial de legalização dos Jogos, é o mais bem-vindo no Governo Temer e vai avançar na Câmara dos Deputados rumo ao Senado. Prevê até três cassinos por Estado, e que sejam dentro de resorts de mil apartamentos. Também determina a legalização do Bicho e a volta dos Bingos.
Esses cassinos vão demandar investimentos de R$ 1 bilhão. Os espanhóis, americanos e chineses que operam em Macau estão de olho.
E duas empreiteiras brasileiras liberaram players na Europa e EUA para oferecerem a grandes redes hoteleiras uma parceria na construção de complexos em cidades litorâneas do Sudeste e Nordeste.

Os defensores da legalização citam que o País pode arrecadar até R$ 20 bilhões por ano em impostos, e o setor gerar mais de 150 mil empregos diretos e indiretos no mercado.

Preço do aluguel no Brasil cai 5,12%


Aluguel-de-casas-em-OurinhosO preço médio dos alugueis caiu 5,12% nos últimos 12 meses terminados em maio, segundo o Índice FipeZap de Locação, que acompanha a variação de valores de apartamentos para alugar em 11 cidades brasileiras. Essa é a maior queda já registrada pelo índice, que começou em 2009.
No mesmo período, a inflação medida pelo IPCA ficou em 9,32%. Isso significa que índice apresentou queda real de 13,21% em 12 meses, ao considerar o efeito da alta dos preços. Todas as cidades monitoradas no índice mostraram resultados inferiores à inflação nesse período.

Em jantar com Michel Temer, Henrique Alves garante recursos da adutora para Caicó


henrique-temerO ministro Henrique Eduardo Alves jantou na noite desta terça-feira (14) no Palácio do Jaburú, com o presidente em exercício Michel Temer. Na oportunidade, Henrique mostrou a importância da adutora eEmergencial para Caicó, destacando o potencial econômico e turístico que representa a cidade para a região do Seridó e o Rio Grande do Norte.
O presidente Michel Temer garantiu os recursos na ordem de R$ 44 milhões que serão provenientes da Medida Provisória que será editada nos próximos dias, no valor de R$ 717 milhões, para obras hídricas e de recuperação de desastres naturais em todo o Brasil. “Caicó não pode ser abastecida por carros pipa. Por isso travamos essa luta e conseguimos os recursos garantidos junto ao presidente Michel Temer, para evitar o colapso de água na cidade seridoense”, disse o ministro.

Por Heitor Gregório

14 de jun. de 2016

"CLEUMY CELULAR" - É REFERÊNCIA EM CONSERTOS DE TELEFONIA MÓVEL EM TODA REGIÃO.

Cleumy Celular no centro de Umarizal, aqui você encontra de tudo que é de moderno para o seu aparelho Celular... são baterias, carregadores universais, carregadores portáteis, fones de ouvido, pau de self, flash para self, capinhas personalizadas, roteadores, película de vidro, pendrive , cartão de memória e muito mais ... faça nos uma visita e comprove também a nossa assistência técnica...






Conheça as novas regras das Eleições Municipais de 2016

                           
Foto de mesarios eleitorais atuando

Conheça as novas regras das Eleições Municipais de 2016

A Lei nº 13.165/2015, conhecida como Reforma Eleitoral 2015, promoveu importantes alterações nas regras das eleições deste ano ao introduzir mudanças nas Leis n° 9.504/1997 (Lei das Eleições), nº 9.096/1995 (Lei dos Partidos Políticos) e nº 4.737/1965 (Código Eleitoral). Além de mudanças nos prazos para as convenções partidárias, filiação partidária e no tempo de campanha eleitoral, que foi reduzido, está proibido o financiamento eleitoral por pessoas jurídicas. Na prática, isso significa que as campanhas eleitorais deste ano serão financiadas exclusivamente por doações de pessoas físicas e pelos recursos do Fundo Partidário. Antes da aprovação da reforma, o Supremo Tribunal Federal (STF) já havia decidido pela inconstitucionalidade das doações de empresas a partidos e candidatos.
Outra mudança promovida pela Lei nº 13.165/2015 corresponde à alteração no prazo de filiação partidária. Quem quiser disputar as eleições em 2016 precisa filiar-se a um partido político até o dia 2 de abril, ou seja, seis meses antes da data do primeiro turno das eleições, que será realizado no dia 2 de outubro. Pela regra anterior, para disputar uma eleição, o cidadão precisava estar filiado a um partido político um ano antes do pleito.

Nas eleições deste ano, os políticos poderão se apresentar como pré-candidatos sem que isso configure propaganda eleitoral antecipada, mas desde que não haja pedido explícito de voto. A nova regra está prevista na Reforma Eleitoral 2015, que também permite que os pré-candidatos divulguem posições pessoais sobre questões políticas e possam ter suas qualidades exaltadas, inclusive em redes sociais ou em eventos com cobertura da imprensa.

A data de realização das convenções para a escolha dos candidatos pelos partidos e para deliberação sobre coligações também mudou. Agora, as convenções devem acontecer de 20 de julho a 5 de agosto de 2016. O prazo antigo determinava que as convenções partidárias deveriam ocorrer de 10 a 30 de junho do ano da eleição.

Outra alteração diz respeito ao prazo para registro de candidatos pelos partidos políticos e coligações nos cartórios, o que deve ocorrer até às 19h do dia 15 de agosto de 2016. A regra anterior estipulava que esse prazo terminava às 19h do dia 5 de julho.

A reforma também reduziu o tempo da campanha eleitoral de 90 para 45 dias, começando em 16 de agosto. O período de propaganda dos candidatos no rádio e na TV também foi diminuído de 45 para 35 dias, com início em 26 de agosto, no primeiro turno. Assim, a campanha terá dois blocos no rádio e dois na televisão com 10 minutos cada. Além dos blocos, os partidos terão direito a 70 minutos diários em inserções, que serão distribuídos entre os candidatos a prefeito (60%) e vereadores (40%). Em 2016, essas inserções somente poderão ser de 30 ou 60 segundos cada uma.

Do total do tempo de propaganda, 90% serão distribuídos proporcionalmente ao número de representantes que os partidos tenham na Câmara Federal. Os 10% restantes serão distribuídos igualitariamente. No caso de haver aliança entre legendas nas eleições majoritárias será considerada a soma dos deputados federais filiados aos seis maiores partidos da coligação.  Em se tratando de coligações para as eleições proporcionais, o tempo de propaganda será o resultado da soma do número de representantes de todos os partidos.

Por fim, a nova redação do caput do artigo 46 da Lei nº 9.504/1997, introduzida pela reforma eleitoral deste ano, passou a assegurar a participação em debates de candidatos dos partidos com representação superior a nove deputados federais e facultada a dos demais.
Confira aqui a íntegra da Lei nº 13.165/2015.

RR/JP

A Estrela que brilha nas colunas sócias aqui de Umarizal é sempre ela "Rosângela Cunha" ---- Parabéns pelo mais novo trabalho.


O governador Robinson Faria inaugura maternidade em Macaíba na noite desta segunda-feira, 13.

O governador Robinson Faria inaugurou, na noite desta segunda-feira, 13, o setor de maternidade do Hospital Regional Alfredo Mesquita Filho, em Macaíba. A unidade, ampliada pelo governo estadual, permitirá o nascimento de cerca de 250 crianças por mês, após um hiato de seis anos sem nascer um macaibense sequer. 

A ampliação do hospital ganha ainda mais relevância, quando se leva em conta que ele está situado em uma área estratégica que compreende também os municípios de São Gonçalo, Parnamirim e Natal, com alta demanda de pacientes. 

A nova ala materno-infantil da unidade está dotada de 51 leitos e dois centros cirúrgicos para atender às mulheres em trabalho de parto.

13 de jun. de 2016

Dia 26 de junho de 2016, estará realizando-se mais um grande Arraiá que virou tradição no Assentamento Remédio. Arraiá do "JOVENS DO SERTÃO".Que contará com desfiles de carroças, concursos de rainha do milho,comidas típicas, sorteio do balaio junino e muito mais..


OPINIÃO DO PRÉ - CANDIDATO A VEREADOR "JATÃO" - O PODER PELO PODER - CONCORDO PLENAMENTE



O descontentamento é o primeiro passo na evolução de um povo quando falamos em eleição municipal, com isso, hoje falo pra vocês sobre esse momento de cidadania que iremos exercer no ano de 2016 .

Começo falando que quase todos os homens e mulheres são capazes de suportar adversidades na vida, mas se quiser por à prova o caráter de um homem ou de uma mulher, dê-lhe a ambos o poder.

Portanto, ao viver hoje num cenário de pré eleição, fico sempre a pensar como devemos nos comportar nessas horas e principalmente após a eleição. Democracia é um ato de dar oportunidades a todos sem distinção, mas pra isso, devemos fazer nossas escolhas pensando no passado de ações de um pré candidato e não num futuro de promessas incertas de pessoas que prometem o céu e a terra.

Se você tiver uma fazenda e, na hora da colheita, tiver que optar entre um mal pré candidato e uma nuvem de gafanhoto, fique com os gafanhotos.

Eu, "JATÃO", quero dizer: que a sociedade sofre o castigo de ser governada por maus políticos não colocando os bons na falta de avaliação e muitas vezes ao se venderem e não votarem com consciência e dignidade.

A política é talvez a única atividade para a qual o pré candidato pensa que não é preciso ter uma preparação. Mas eu vos digo: é onde precisamos está bem preparados, haja vista, temos que lidar com problemas de uma sociedade e não com problemas pessoais. Pensar só em si e no presente é uma fonte de erro na política.

Os eleitores hoje são muito inteligentes e focados, mesmo que não pareçam. E por isso conseguem perceber se o pre candidato é autêntico, se desenvolve um bom trabalho na comunidade, se é idôneo podendo assim desenvolver seu papel como parlamentar.

De certo, teremos pre candidatos que mentem, que tentam enganar eleitores com falsas promessas, que tentam se perpetuar no poder pelo poder, ao ponto de colocar seus cônjuges para tentarem não perderem seu status na vida pública, mas pra isso temos o povo que está atento e devem julgá-los se estão certos ou errados.

JATÃO VAQUEIRO

Pré - Candidato a vereador Gilmar de Alba (PR) concede entrevista ao blog "Umarizal Completo".


Primeiro, quem é Gilmar de Alba?


Bem… Eu (Gilmar de Alba) sou filho natural de Umarizal, nascido no sítio Campus e criado na cidade, sou das famílias Freitas (mãe) e Oliveira, ou Curdulina, (pai). Não sou de nenhuma família “ilustre”, porém tenho muito orgulho de todos, pois ganhamos a vida honestamente e temos grandes profissionais, destaque na educação e na saúde. Fui casado com Rejane Alves, cuja família tenho muito apreço e com quem tive uma filha, que já me deu uma neta e um neto. Sou casado com Obelaide Moura há 20 anos e dessa relação tenho duas filhas. Por obra do destino, ingressei na área da saúde, na qual, instintivamente, desenvolvi algo que eu já fazia, que era cuidar das pessoas. Na saúde, me tornei auxiliar, técnico de enfermagem e, dada a conjuntura econômica, não deixei Umarizal, mas tive que fixar residência também em Natal, com o intuito de buscar novas oportunidades, as quais infelizmente não eram oferecidas em nosso município, para me formar como Enfermeiro. Hoje, sou plantonista do Hospital João Machado e Coordenador de Atenção Especializada em Saúde no município de Nova Cruz/RN. Atuo nessa área há mais de 25 anos, conheço o SUS desde sua criação e, por isso, me sinto preparado para contribuir para a melhoria da saúde em Umarizal/RN.


Qual motivo que leva a você querer entrar na política????


Não basta ter somente boas intenções, temos que participar ativamente nas decisões. Para isso, a maneira mais eficaz é atuar nas elaborações das leis, que é uma das muitas atribuições pertinentes ao vereador. Além do mais, acredito que a saúde pode ser construída na comunidade e, como é um direito fundamental da pessoa humana, deve ser assegurado sem distinção de raça, de religião, ideologia política ou condição sócio-econômica, por isso me sinto no dever de contribuir na garantia desse direito. E uma das formas que posso contribuir para isso é através da legislatura, como vereador.


Você é ligado a qual grupo político e por que ????


Estou filiado ao PR (Partido da República), o qual tem como líder o ex-prefeito Néo, por questão de coerência, pois Umarizal sabe do compromisso que ele, enquanto gestor teve na assistência a saúde e apoio a pré-candidata a prefeita Elijane Paiva, porque compartilhamos dos mesmos ideais, naquilo que acredito ser o melhor para a população. Nas ultimas administrações sentimos que Umarizal estagnou e por isso tornou-se um município atrasado em alguns aspectos, o que prejudicou seu desenvolvimento como um todo.


Você que trabalha na área da saúde, como você pensa em realizar um trabalho voltado para essa área tão complicada?????


Primeiramente, por possuir uma afinidade com a área, e principalmente, devido já atuar nela por mais de 25 anos, consigo identificar com clareza suas deficiências e prioridades. O SUS hoje necessita de parcerias, seja a nível inter-municipal, estadual ou federal e é justamente este, um dos pontos que digo que nós precisamos melhorar. Utilizar bem os recursos que já existem e buscar outras iniciativas, através de parcerias, de interação e integração, em uma atuação conjunta entre a população e os poderes executivo e legislativo.


Quais suas bases políticas?


Como já mencionei, nunca fui ligado a nenhuma base politica ou partido político em Umarizal, ou em outro lugar, sempre acompanhei as pessoas nas quais acreditava estar buscando o melhor para a nossa cidade. Então, dedico esse espaço e considero minhas bases politicas, minha família (Freitas, Oliveira e Moura) meus amigos, incluindo a família Alves, da qual já fiz parte, pois pois foram eles que mostraram-me quão importante era essa provável candidatura para Umarizal.


Você já vem reunindo alguém em prol da sua pré-candidatura??? 


Como é sabido pela população de Umarizal, eu já venho desenvolvendo um trabalho voltado à saúde há mais de 10 anos, sempre auxiliando o povo da minha querida Umarizal quando era solicitado, sem pensar em política. É como sempre falo: a saúde deveria ser prioridade de todo governo, pois se analisamos, essa é uma área que o atendimento tem que ser 24 h, porque ninguém tem hora para adoecer e a única secretaria que tem que funcionar os 12 meses do ano sem férias ou feriados nos quais fechem todos os serviços. Então, tem que ser vista com bons olhos por qualquer que seja o governante. É fundamental o respeito com os profissionais de saúde, do porteiro, (pois esse profissional muitas vezes é que faz as vezes de recepcionista) ao mais graduado. Então essas reuniões sempre aconteceram, pois nelas podemos ouvir os anseios da população.


Você acredita que a mudança de governo é a saída para os atuais problemas????


Acredito. Historicamente vem sendo comprovado que a reeleição não é saudável para os municípios, haja vista está definido por lei, ser essa a última eleição em que um prefeito pode se candidatar a reeleição. Em Umarizal, especificamente, há pelo menos 12 anos o município vem sendo conduzido por pessoas de um único grupo político ou por pessoas que se aliaram, como forma de manter o poder, sem se preocupar com a coerência partidária, sem consultar a população. E um governo construído a partir de interesses privados e disputa por privilégios e poder, cuja permanência é duradoura, tende a prejudicar mais ainda o povo e o desenvolvimento de uma cidade, pois estes são relegados a segundo plano.