20 de nov. de 2015

Um ano sem o símbolo da cultura popular, o cearense “Seu Lunga"



Da redação

No dia 22 de novembro de 2014, o Nordeste perdia um símbolo da cultura cearense, o sucateiro Seu Lunga, eternizado pelo mal humor e sabedoria popular. Joaquim dos Santos Rodrigues, o Seu Lunga, morreu aos 87 anos, no município de Barbalha, no Ceará.
O sucateiro destacou-se na cultura popular sendo citado na literatura de cordel. Com um humor atípico, Seu Lunga odiava perguntas bobas e para elas, tinha sempre uma resposta na ponta da língua.

Ao contrário do que se convenciou afirmar, Seu Lunga não era ignorante. Ele poderia ser intolerante, mas desprovido de conhecimento, não. É que fica bem claro no video abaixo gravado pelo jornalista Cézar Alves, editor do MOSSORÓ HOJE, na cidade de Juazeiro, um ano antes de sua partida.
Após um ano sem o grande personagem, impossível não lembrar de Seu Lunga, que foi da sucataria a poesia cearense, tornando-se conhecido em todo o Nordeste e no Brasil. No Youtube, são centenas de vídeos de Seu Lunga dando seus verdadeiros trancas em se atrevia a fazer perguntas sem sentido.
Dono de contos e causos, uma das piadas atribuídas a ele, tornou-se conhecida nacionalmente. Reza a lenda que certa vez Lunga caminhou alguns metros até um bar próximo a sua residência, nas imediações da Capela do Socorro, onde está sepultado o corpo de Padin Cíço, e pediu que o proprietário colocasse uma música. Consternada, a dona teria respondido: “Não posso. Meu marido morreu”. Seu Lunga, irritado, retrucou: “E ele por acaso levou os discos pro caixão?”.
No domingo, 22, faz um ano da partida de Seu Lunga. O jornal cearense, “O Povo” produziu uma reportagem especial sobre o personagem. Veja AQUI
Veja VÍDEO onde Seu Lunga ensina como comprar, vender e cumprimentar: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário