11 de mar. de 2014

Faculdade de Medicina da Uern receberá primeira estudante paraplégica




A Faculdade de Medicina da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FACS/UERN) terá que se adaptar às necessidades de uma estudante aprovada no último processo seletivo vocacionado (PSV 2014), beneficiada com o sistema de Cotas para Pessoas com Deficiência.
Nadjaneyre Linhares Cassimiro é paraplégica e se submeteu na manhã desta terça-feira (11) à avaliação da junta multidisciplinar para confirmar sua vaga  no curso de Medicina. Natural de Souza/Paraíba, a estudante ingressará no primeiro semestre. O diretor da Comissão Permamente de Vestibular (Compever), Egberto Mesquita, afirma que a universidade terá que fazer adaptações. "Será a primeira aluna paraplégica do curso de Medicina. A sala que funcionava no primeiro andar terá que ser no térreo", afirmou o professor Egberto Mesquita.
Em matéria publicada no site da Uern, a estudante informa que para ir até a escola na cidade Souza, ela utilizava uma cadeira de rodas sem grandes dificuldades. “Sempre lutei para cursar Medicina e finalmente consigo uma vaga na Uern, em Mossoró, e assim, seguir a profissão de outros familiares que se formaram ou que ainda cursam Medicina em outros centros”, disse. Seus pais Nalvino Linhares e Maria do Socorro Cassimiro de Oliveira sempre recorriam a um transporte tipo Van, adaptada para fazer o deslocamento de sua residência ao colégio. E este é o novo desafio que o casal passa a enfrentar em Mossoró, a partir de agora.
O pai da estudante afirmou que iria aproveitar a vinda a Mossoró para se inteirar sobre a mobilidade urbana da cidade, além de procurar opções de moradia para a filha.
Junta – A Junta Multidisciplinar da UERN funciona na manhã desta terça-feira, em Mossoró, na Faculdade de Medicina, e depois se instala em Patu e Natal, para dar andamento ao trabalho de avaliação. As vagas não ocupadas após a primeira chamada dos convocados para ingresso no 1º semestre de 2014 serão preenchidas com utilização da lista de espera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário