27 de ago. de 2013

Ala do PMDB ligada a Garibaldi entrega cargos e antecipa rompimento com Rosalba

O PMDB oficializou ontem o rompimento com a governadora Rosalba Ciarlini (DEM). Todos os indicados da ala da legenda ligada ao ministro da Previdência Social, Garibaldi Filho, se afastaram do governo.

Deixaram o governo: o secretário do Trabalho, Habitação e Ação Social, Luiz Eduardo Carneiro; o presidente da Companhia Potiguar de Gás (Potigás), Fernando Dinoá; o diretor da Companhia Estadual de Habitação (Cehab), João Felipe de Medeiros. Todos indicados por Garibaldi. 
Da cota do deputado estadual Walter Alves saiu do cargo o presidente da Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac), Getúlio Batista. 
Com isso, o único nome ainda ligado ao PMDB que segue em cargo de destaque é o secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Pesca, José Teixeira Junior. Ele foi indicado pelo presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves, em consenso com os membros do Conselho Político.
De acordo com o deputado Walter Alves, a entrega dos cargos demonstra a insatisfação com os rumos do Governo. "Foram vários episódios. Nós nunca fomos ouvidos", destacou.
Dos vários episódios, o principal é relativo a falta de diálogo. "O governo poderia ter tido dois consultores de alto nível que são o ministro Garibaldi Filho e o senador José Agripino, mas não aproveitou", desabafou.
Questionado se o afastamento dele e do ministro Garibaldi Filho seria motivado pela quebra do acordo de revezamento entre PMDB e PMN na presidência da Assembleia Legislativa, ele disse que conforme o combinado caberia ao PMDB indicar o sucessor de Ricardo Motta na presidência da Casa. No entanto, o compromisso foi quebrado, predicando Walter Alves que seria o nome para o cargo. O parlamentar nega a influência desse episódio. "Não teve. Aquilo foi uma coisa mais interna da Casa. Na verdade, a entrega dos cargos foi mais pelo desgaste", acrescentou.
O parlamentar defendeu uma candidatura própria do PMDB. "É necessário um gestor que reorganize o Estado para que ele possa ter um planejamento estratégico", frisou.
Questionado se o PMDB poderia se unir ao DEM em 2014 se Rosalba não disputasse à reeleição, Walter disse ser contra. "Vou dar a minha opinião como deputado porque quem fala pelo partido é o ministro Garibaldi e o deputado Henrique Alves. Eu acho isso (aliança com o DEM em 2014 mesmo sem Rosalba) muito difícil por causa da dificuldade com ela (a governadora)", avisou.
O deputado Henrique Alves convocou uma reunião para as 15h da sexta-feira com o objetivo de discutir a decisão.
O Mossoroensse


Nenhum comentário:

Postar um comentário