11 de abr. de 2013

Sem vaga em UTI, recém-nascidos se recuperam em centro cirúrgico no RN



"Se nascer um bebê que necessite de cuidados especiais vamos deixar morrer, porque não há no Rio Grande do Norte um hospital com leito de UTI neonatal disponível? Isso é um descaso do Governo do Estado com a saúde do potiguar. Tivemos que improvisar, criando leitos de UTI dentro do centro cirúrgico", desabafou Maria Da Guia Medeiros, diretora-médica da Maternidade Escola Januário Cicco, unidade vinculada à Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
O G1 tentou falar sobre a falta de vagas com o secretário de Saúde do RN, Luiz Roberto Fonseca, mas a assessoria informou que ele estava em reunião.

A diretora se referiu ao quadro que se instalou na maternidade, situada em Natal, nesta quarta-feira (10). Sem UTI, médicos improvisaram leitos de terapia intensiva no centro cirúrgico,  local usado para a realização de cesárias. Atualmente, oito recém-nascidos estão internados na sala. Por isso, as cesárias foram transferidas para as salas onde são feitas as cirurgias eletivas, as quais precisaram ser canceladas.
"As pessoas passam muito tempo a espera das cirurgias eletivas e nós tivemos que cancelar 20. É uma bola de neve. Precisamos usar o local para fazer as cesárias, já que o centro cirúrgico da maternidade virou UTI", explicou a diretora e médica da unidade.

A maior preocupação da direção é com a necessidade de novos leitos para recém-nascidos que precisem de cuidados especiais para continuarem vivos. "O problema é que se mais algum bebê precisar de UTI eu não tenho conde colocá-lo. Já ligamos para todas as unidades, e nenhuma tem vaga em UTI neonatal. Vamos deixar os bebês morrerem? Não podemos. É preciso que o Governo do Estado olhe para a saúde. As unidades em todo o estado estão precárias, por isso todos correm para a Januário, que fica sobrecarregada", finalizou Maria Daguia.


FONTE:http://g1.globo.com/rn/rio-grande-do-norte/noticia/2013/04/sem-vaga-em-uti-recem-nascidos-se-recuperam-em-centro-cirurgico-no-rn.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário