17 de dez. de 2012

PSDB no caminho de Fábio Faria

Do Correio Braziliense

Depois de passar todo o processo de criação às turras com o DEM, o PSD ameaça comprar uma briga com o PSDB.

Os dois partidos têm exatamente 51 deputados, o que deixa em aberto de quem será a terceira indicação para as vagas na Mesa Diretora da Câmara no biênio 2013-2014, provavelmente a cobiçada primeira-secretaria. O embate terá que ser definido pelo atual comando da Casa. E não faltam polêmicas. Os tucanos juram que terão prioridade.

“O PSD já deve estar feliz por ter um assento à Mesa”, disse um interlocutor do PSDB. “Nós temos um deputado a mais que eles. Um dos parlamentares do PSDB mudou-se para o PEN”, retrucou o líder do PSD na Câmara, Guilherme Campos (SP).

A polêmica está em torno do deputado Berinho Bantim (RR). Ele deixou o PSDB para se filiar ao recém-criado Partido Ecológico Nacional. “Já fiz a nossa representação à Mesa Diretora mostrando que o PSDB perdeu um parlamentar, o que nos dá preferência nessa disputa”, declarou Campos. Os tucanos alegam que existia um prazo limite para transferências e que Berinho migrou para o PEN após essa data. “O PSD que vá reclamar com o Marco Maia”, desafiou um parlamentar do PSDB.

A presidência da Câmara terá que analisar a situação do PSD, mas o ponto inicial é se o partido criado por Gilberto Kassab tem ou não direito a um cargo na Mesa. O Regimento Interno da Casa diz que, para efeito de indicações para o comando do Congresso, valem as bancadas eleitas no início da legislatura — no caso, 2011. Mas naquela data, o PSD não existia.

A questão deve ser decidida até janeiro. Entretanto, assessores da Casa não veem muito sentido no indeferimento do pedido para que o PSD indique nomes para a Mesa. “Eles ganharam cargos, direito a constituir um líder, Fundo Partidário e tempo de TV”, explicou o assessor, pedindo anonimato.

O PSD já escolheu o nome do deputado que ocupará o cargo: Fábio Faria (RN). No caso do PSDB, o postulante é Márcio Bittar (AC).


Nenhum comentário:

Postar um comentário