27 de mai. de 2011

Pesquisa Consult aponta que 44% dos potiguares reprovam primeiros meses do governo Rosalba


Pesquisa realizada pelo Instituto Consult, divulgada pelo portal Nominuto.com, revelou que 44,15% dos potiguares reprovam os cinco primeiros meses da administração da governadora Rosalba Ciarlini (DEM). De acordo com o levantamento, 31,42% dos entrevistados aprovam o início da atual gestão estadual.


A pesquisa ouviu 1674 pessoas, entre os dias 24 e 26 de maio, em dez regiões do Rio Grande do Norte. O levantamento teve como objetivo avaliar, junto à população adulta do Estado, o início da gestão de Rosalba Ciarlini. A margem de erro da pesquisa é de 2,2% e o índice de confiabilidade é de 95%.


A reprovação à atual gestão é maior nas regiões Litoral Sul/Agreste, onde esse índice chega a 51%, contra 27,5% dos que aprovam e 21,5% que não souberam responder. Em seguida, vem a região do Trairi, onde o governo é reprovado por 49,3% da população, contra 26,7% de aprovação. Em Natal, o placar desfavorável ao governo é de 48% a 25%. Na Grande Natal, 44,8% a 32,3%.


As únicas regiões em que a população aprova os meses iniciais da gestão do DEM são Mossoró e o Médio Oeste/Região Salineira. Na cidade onde foi prefeita três vezes e de onde saiu consagrada nas eleições passadas, Rosalba teve sua administração avaliada positivamente por 46,3% dos entrevistados, contra 28,9% de avaliação negativa.


Nas demais regiões pesquisadas (Litoral Norte/Mato Grande, Central/Potengi, Seridó e Oeste), a avaliação negativa superou a aprovação à administração estadual.


Expectativas


O levantamento quis saber ainda se o governo estava correspondendo ou não às expectativas da população. Para 45.88% dos entrevistados, a administração está aquém daquilo que esperavam. Apenas 8,12% se disseram totalmente satisfeitos com o governo, enquanto 27,9% se disseram satisfeitos "em parte". Outros 18,1% disseram que não tinham opinião formada.


Considerando novamente a estratificação regional, a região do Trairi registra o maior índice de insatisfeitos (53,3%, contra 24% que se disseram satisfeitos "em parte" e 6,7% que se declararam plenamente correspondidos). Em seguida, vem a região do Litoral Sul/Agreste, com 51,5% contra 31%.


Mais uma vez, é na cidade de Mossoró onde o governo de Rosalba Ciarlini conquista seu melhor desempenho, com 33,1% dos entrevistados se dizendo parcialmente correspondidos com o desempenho da administração estadual e 13,2% que se declararam integralmente satisfeitos.


Em Natal, a situação se inverte: 49,2% da população responderam que o governo vem frustrando suas expectativas, contra 27% da população que demonstrou satisfação.


Gênero, escolaridade e renda familiar


Com relação ao gênero dos entrevistados, a frustração com o governo é maior entre os homens. Para 47,3% desse público, a atual gestão não tem correspondido ao que imaginavam, enquanto entre as mulheres esse índice é de 44,6%. A pesquisa ouviu 819 homens e 855 mulheres.

Considerando nível de escolaridade, a insatisfação ao governo é maior entre os que têm nível superior (51%). O governo obtém o melhor desempenho entre os analfabetos, onde a aprovação chega a 27, 6% (ainda assim, empatado numericamente com os que desaprovam o desempenho da administração).


No segmento renda familiar, o governo obtém o pior desempenho entre os que ganham acima de R$ 5.450. Para 51,3% desse público, a gestão estadual não tem correspondido às suas expectativas, contra 21,9% que se dizem parcialmente satisfeitos.


Entre os que ganham até um salário mínimo por mês, 38,1% não estão contentes com o desempenho da gestão, frente a 29,9% de pessoas satisfeitas "em parte".


Fonte: Nominuto.com
postado por cleumy candido ás 13:40

Nenhum comentário:

Postar um comentário