7 de ago. de 2015

IFRN de Mossoró é a melhor escola pública entre as 10 principais do RN

Campus do IFRN Mossoró continua se destacando em ranking do Enem no Rio Grande do NorteCampus do IFRN Mossoró continua se destacando em ranking do Enem no Rio Grande do Norte




























O campus de Mossoró do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN) se mantém entre as melhores escolas do Rio Grande do Norte, conforme as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014, divulgada ontem pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O IFRN de Mossoró é a melhor escola pública do Rio Grande do Norte entre as dez melhores do Estado, segundo o Enem de 2014. Mas, é apenas a 882ª posicionada no ranking nacional. A outra unidade pública no top 10 do Enem no RN é o IFRN campus central de Natal, atrás do IFRN de Mossoró, que ocupa a 1022ª no ranking nacional.

No ranking, o IFRN de Mossoró é a quinta melhor. A melhor entre as escolas públicas estaduais do Rio Grande do Norte aparece na posição 5.850 no ranking nacional e 81 no ranking estadual. É a Escola Estadual Santos Dumont, de Parnamirim, na Grande Natal.
O Rio Grande do Norte possui apenas uma escola no ranking das 100 melhores médias de notas do Enem 2014. Ocupando a 75ª posição na lista de desempenho nacional, o Colégio Ciências Aplicadas, instituição de ensino particular na cidade de Natal, ficou com a média de 670 pontos no exame.
As demais são Colégio Marista de Natal (3ª); Centro de Educação Integrada Mais Ltda (4); Colégio Salesiano Dom Bosco (6); Overdose Colégio e Curso (7º); Colégio Salesiano São José (8º); e Educandário Santa Teresinha (10º).
A escola que ficou na pior colocação no ranking do Rio Grande do Norte foi a Escola Estadual Apolinária Jales, que fica no município de Messias Targino, região Oeste do RN. A escola obteve média 420,71 nas provas objetivas e 275,86 na redação. No ranking nacional a escola ficou na posição 15.638.
Os dados trazem as médias dos alunos de cada escola em cada uma das quatro provas objetivas (ciências da natureza, ciências humanas, linguagens e matemática), e também na redação.

JUSTIFICATIVA
Em nota, o Inep informou que a divulgação das notas médias no Enem alcançadas por cada escola serve para que estudantes, pais, professores, diretores das escolas e gestores públicos planejem ações para melhorar a qualidade do ensino. A tabela com os resultados indica ainda fatores como o nível de renda dos alunos e o porte de cada escola.

Outros indicativos importantes do estudo divulgado pelo Inep são ainda a taxa de permanência na escola, o nível de formação docente e ainda as taxas de aprovação e reprovação dos estudantes.
Ao todo, 15.640 escolas e 1.295.954 estudantes participaram do Enem 2014 em todo o Brasil. Interessados em consultar a lista completa do desempenho das escolas no Enem 2014 podem baixar o documento no site do Inep (www. portal.inep.gov.br).
Melhor média em Mossoró é 637,40 pontos
A melhor nota média alcançada por uma instituição de ensino no país foi 742,96 do máximo de 1.000 pontos, obtida em um colégio particular de São Paulo. Em Mossoró, 27 escolas participaram do exame e a maior nota média foi de 637,40 pontos.
Para a maior média, o Instituto considera as notas obtidas pelos 30 alunos com melhores pontuações no exame. Dentro deste grupo em Mossoró, a menor média foi de 498,94 pontos. Na lista divulgada pelo Inep, constam 17 escolas particulares, nove escolas estaduais e uma federal na cidade.
Ainda segundo o Inep, estavam aptos a participar do Enem 2.604 estudantes matriculados. Entretanto, somente 1.622 compareceram às provas, o que equivale a 78,58% dos alunos do censo. Em todo o Rio Grande do Norte, 270 escolas e 16.959 alunos participaram do Enem.
Realizado em novembro do ano passado, o Enem serviu de entrada para mais de duas mil vagas em cursos de nível superior em Mossoró através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Os resultados individuais dos estudantes no exame já foram divulgados no começo deste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário