26 de mar. de 2012

VOTO DE CABRESTO!


"Este é o ano das eleições, se quiser conseguir alguma coisinha a hora é agora!"
Quem não ouvi esta frase , muitas vezes proferida pela boca de pessoas que nos são próximas e queridas.
Esta ideia faz parte da velha prática política do clientelismo e do voto de cabresto. Colocado em prática na República Velha, mais especificamente na República das Oligarquias(1894 - 1930), o voto de cabresto , um dos elementos do coronelismo, ainda é praticado.É aí que entra a necessidade de medidas paliativas que resolvem momentaneamente um problema, mas mantém a dependência do beneficiado. A miséria é um importante elemento neste processo. Desesperados, muitos eleitores cedem ao assédio dos políticos inescrupulosos dando sequencia à corrupção.
É bem verdade que hoje existe uma outra face nesta relação de escambo. Muitos eleitores pegam o dinheiro, o cimento etc e votam no candidato com o qual se identificam. Mas de qualquer forma a corrupção também esta presente nesta forma de resistência. Difícil é convencer quem precisa de artigos de primeira necessidade de que a corrupção contribui para o seu estado de miséria. Que aqueles que se aliam aos poderosos não poderão representar o povo porque já representam o interesses dos financiadores das sua campanhas. E geralmente os interesses destes financiadores e os da população, são proporcionalmente inversos.
Cada cidadão consciente e emancipado deveria investir na ideia de uma reformulação da prática política. Abandonar o consenso arcaico de que política se faz com compra de votos e espetáculos populistas. Alertar a população de que ela acaba contribuindo para uma plutocracia(poder exercido pelos mais ricos) quando tem como referência o dinheiro em detrimento da conduta, da competência e dos ideias que buscam o benefício da maioria. Fazer entender que a vontade popular é a força mais poderosa e legítima da sociedade. Dizer não à corrupção e aceitar a responsabilidade que tem sobre o próprio destino.Que morra a velha política praticada pelos vampiros sociais que fazem fortuna explorando a dor e a miséria do povo!

POSTADO POR CLEUMY CANDIDO FONSECA ÁS 14:34

Nenhum comentário:

Postar um comentário