15 de mai. de 2024

Rio Grande do Norte tem 112.561 novos eleitores após prazo de alistamento

 


O Rio Grande do Norte registrou um aumento significativo no número de eleitores, com 112.561 novos registros após o prazo de alistamento eleitoral. Os dados foram divulgados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN).

Entre 8 de novembro de 2022 e 8 de maio de 2024, um total de 292.241 eleitores procuraram os cartórios eleitorais em busca de serviços. A maioria desses eleitores é composta por jovens em busca do primeiro título eleitoral, conhecido como alistamento eleitoral.

 Dos novos títulos registrados, 73.957 foram emitidos em 2024, nos meses que antecederam o fechamento do cadastro. Somente nos primeiros 8 dias de maio, foram emitidos 18.438 novos títulos.

 

Além dos alistamentos, foram realizadas 83.057 transferências dentro do Estado, 20.090 transferências de outros Estados, 75.664 revisões e 869 emissões de 2ª via do título de eleitor.

De acordo com a Constituição Federal, o alistamento eleitoral e o voto são facultativos para jovens de 16 e 17 anos, pessoas analfabetas e maiores de 70 anos, enquanto são obrigatórios para pessoas de 18 anos ou mais. Jovens de 15 anos podem tirar o título, mas só poderão votar nas eleições de outubro se completarem 16 anos até o dia da votação.

As eleições de outubro de 2024 serão realizadas em todos os 5.570 municípios do país, onde os brasileiros votarão para escolher novos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores.

Emendas, estradas, atuação dos Bombeiros e situação de loteamentos pautam líderes na ALRN

 


O horário dos líderes durante a sessão plenária da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte nesta terça-feira (14) contou com diversidade de pautas.

Primeira liderança a se pronunciar, o deputado José Dias (PSDB) tornou a cobrar ao governo estadual o pagamento das emendas parlamentares. José Dias afirmou que o seu mandato destinou em sua maioria - cerca de 95% das emendas - para a saúde. Outra parte foi para a agricultura familiar.

O deputado Francisco do PT, por sua vez, ressaltou a conquista pelo RN, em pesquisa do IBGE, da melhor renda per capita em 2023 entre os estados nordestinos. Nesse ano, a renda média obtida por cada pessoa de um domicílio no Rio Grande do Norte ficou em torno de R$ 1.373. “O mesmo jornal que divulgou o endividamento do RN também divulgou essa pesquisa, com o RN tendo a melhor média de rendimento do Nordeste”, destacou.

O deputado ressaltou conquistas do atual governo, como o Instituto Estadual de Educação (IERN), atualmente com dez unidades em construção e as obras que irão recuperar mais de 800 km de estradas.

“Se o governo deve a fornecedores isso se dá em razão da sua condição financeira, mas os servidores tiveram salário atrasado antes do governo da professora Fátima. A pergunta é: quem quebrou o RN? E aonde estavam os que aqui fazem discurso raivoso e oposição sistemática e diária?, questionou.

O deputado citou ainda a série de concursos já realizados ou em curso que estão recompondo o serviço público, como os das polícias civil e militar, além do Corpo de Bombeiros.

A Caminhada da Mãe Potiguar, realizada no primeiro sábado desse mês, e que arrecadou quase 10 toneladas de alimentos, foi um dos destaques do deputado Neilton Diógenes (PP). O parlamentar citou a grandiosidade do evento, que destinou a maior parte da arrecadação para o Rio Grande do Sul.

“Estive presente e foi uma tarde muito agradável, que reuniu milhares de mães e destinou ajuda para os gaúchos. Não só o Brasil, mas o mundo todo está ajudando. Outra parte, mais de duas toneladas, foram para Ipanguaçu, que vive um estado de calamidade pública”, afirmou.

O parlamentar enalteceu o trabalho de potiguares que estão atuando no salvamento e auxílio no Estado gaúcho, como o Grupo de Salvamento Aquático. “Quero enaltecer a coragem, bravura e força do Corpo de Bombeiros”, disse.

Neilton encerrou seu discurso chamando a atenção para os profissionais de Enfermagem. O deputado representou a ALRN na solenidade, em Brasília, em alusão ao Dia da Enfermagem.

“A Enfermagem discute procedimentos, mas esquece de discutir avanços e direitos, como o piso. E trago à tona essa reflexão. Essa categoria tem uma luta que é justa, como a PEC que tramita no Senado sobre a carga horária de 30 horas semanais. Inclusive fui procurado pelo Conselho de Enfermagem e universidades”, finalizou.

As dificuldades enfrentadas pelos habitantes dos loteamentos Santa Inês, Ki-Panorama, Riomar e Algimar, localizados na Zona Norte da capital pautaram a deputada Eudiane Macedo (PV). A parlamentar inclusive já realizou, no mês passado, audiência pública para discutir a problemática.

Eudiane relatou que esteve juntamente com a presidente do conselho comunitário em reunião na Secretaria de Planejamento de Natal. “Esses moradores vêm numa luta muito grande por moradias com dignidade. Esperam ruas com pavimentação, transporte público, escolas, creches e inclusive unidade de saúde”, disse.

A parlamentar afirmou que desde 2013, quando era vereadora por Natal, defendia estas comunidades. “A secretária não nos pôde atender, mas fomos muito bem recebidos pelo adjunto. Nessas comunidades, quando chove, há muita lama. Quando não chove, é a poeira, pois as ruas não são pavimentadas. O foco de nossa reunião foi os loteamentos e nos repassaram que a Secretaria de Infraestrutura do município já está elaborando um projeto, que será licitado. Eu continuarei insistindo e esperamos respeito por todas as pessoas que residem nos loteamentos”, encerrou.



13 de mai. de 2024

Raimundo Pezão tem mais de 70% das intenções de voto em Umarizal, aponta pesquisa CENPOP

 

 


A pesquisa CENPOP/Mossoró News, revela um cenário bastante favorável ao atual prefeito Raimundo Pezão (PP). O estudo, identificado como RN-03671/2024, foi realizado e registrado em 07/05/2024, contando com a participação de 511 entrevistados.

Intenções de voto

No cenário estimulado, Raimundo Pezão obteve 72,99% das intenções de voto, enquanto Elijane de Néo (União Brasil) ficou com 15,26%. Apenas 7,44% dos entrevistados não souberam responder, e 4,31% afirmaram não votar em nenhum dos candidatos apresentados.

 

Fonte: mossoro news

4 de mai. de 2024

Prazo para emitir e regularizar título de eleitor termina dia 8

Quem precisa regularizar a situação de seu título eleitoral ou emitir o documento pela primeira vez tem até a próxima quarta-feira (8) para tomar providências a tempo de votar nas eleições municipais de outubro.

O prazo serve também para a transferência do domicílio eleitoral, caso o eleitor tenha mudado de endereço, indo morar em bairro ou município de outra zona eleitoral, por exemplo. É possível somente atualizar informações cadastrais, se necessário. Vale lembrar que, neste ano, devido ao caráter local das eleições, não há possibilidade de voto em trânsito.

A data final de 8 de maio para a realização dos procedimentos está prevista na legislação eleitoral, e após esse dia qualquer alteração no cadastro eleitoral somente poderá ser realizada depois da votação deste ano.

O pleito está marcado para 6 de outubro, com eventual segundo turno em 27 de outubro. Neste ano, os eleitores vão votar para os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador.

 

Entenda novo Código Eleitoral que deve ser votado este mês no Senado

 

O Senado Federal pretende votar, neste mês de maio, o novo Código Eleitoral. O projeto foi citado pelo presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), como uma das prioridades a serem apreciadas nas próximas semanas pela Casa Alta.

O relator do texto, senador Marcelo Castro (MDB-PI), já protocolou seu parecer na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), mas continua realizando encontros para discutir a matéria e aperfeiçoar a proposta. Entre as alterações previstas, está a manutenção da cota de 30% de candidatas mulheres por partido, e a previsão do aumento de recursos destinados às candidaturas femininas.

O projeto de lei complementar (PLP) 112/21 une sete leis eleitorais em uma única legislação e já foi aprovada pela Câmara dos Deputados.

Novas regras para federações partidárias

Uma das novidades propostas por Castro é a definição de regras para federações partidárias, que poderão ser constituídas até seis meses antes do pleito. Elas deverão prestar conta de forma autônoma em relação aos demais partidos, com janela de 30 dias.

Entre os pontos que Castro manteve no relatório, está a padronização do período de inelegibilidade para candidatos condenados pela Lei da Ficha Limpa. O prazo passará a contar a partir de 1º de janeiro do ano seguinte à eleição.

Quarentena para promotores, juízes, militares e policiais que decidirem se candidatar

O senador também manteve ponto aprovado pela Câmara que determina quarentena de quatro anos para promotores, juízes, militares e policiais que decidirem se candidatar. Eles deverão se afastar da função ao menos quatro anos antes de concorrer.

O relator pode apensar ao texto do novo Código Eleitoral o conteúdo da chamada minirreforma eleitoral, aprovada na Câmara em setembro do ano passado.

Fim da reeleição e mudanças nos mandatos

Marcelo Castro também é autor de projetos de emenda à Constituição (PEC) que propõem o fim da reeleição e a mudança na duração dos mandatos.

A reeleição acabaria para presidente da República e outros cargos do Executivo (governador e prefeito). Os mandatos passariam para cinco anos. Caso aprovadas ainda neste primeiro semestre, porém, as novas regras só valeriam a partir de 2028.

Metrópoles

2 de mar. de 2024

Pesquisa Agorasei/Rádio 96 FM: Doutor Tadeu tem 61,7% de intenção de voto na questão estimulada

 

Na questão estimulada, quando são oferecidas opções de nomes aos entrevistados, Doutor Tadeu lidera com folga a disputa eleitoral para prefeito de Caicó. A pesquisa Agorasei revela que o atual prefeito tem 61,7% das intenções de voto.

Em segundo lugar, aparece o deputado estadual Adjuto Dias, com 8,5% de citações. Na sequência surgem Diego Vale, com 5,2%; Roberto Germano, com 4,0%; Major Brilhante, com 3,5% e Max Azevedo, com 0,5%.

As pessoas entrevistadas que afirmam votar em branco ou nulo são 10,3%. Já aqueles que não possuem opinião sobre a questão ou não responderam representam 6,3% do total da amostra. 

Sobre a pesquisa

A pesquisa foi realizada nos dias 21 e 22 de fevereiro deste ano e ouviu 600 eleitores, de 16 anos e acima, nas zonas urbana e rural do município de Caicó RN. O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 3.9 pontos percentuais, para mais ou para menos sobre os resultados totais da amostra. A pesquisa foi registrada no TSE com a identificação RN-01108/2024.

96 FM

1 de mar. de 2024

Dr. Bernardo (PSDB) anuncia que será candidato a Deputado Federal em 2026 .


Atualmente no segundo mandato de Deputado Estadual, Dr. Bernardo (PSDB) obteve expressivos 52.505 votos em 2022. Agora enxerga horizontes para chegar na câmara federal.  Foi o que afirmou em entrevista a Thaisa Galvão.  
 
O projeto político de Dr. Bernardo é disputar mandato de deputado federal em 2026. Sua esposa, Kaline Amorim, que disputou mandato federal em 2022 e obteve mais de 30 mil votos, será candidata a deputada estadual, afirmou.  Dr. Bernardo (PSDB) conta com uma grande rede de apoio em todas as regiões do Estado, são  prefeitos, vereadores e lideranças.  Confira trecho da entrevista do deputado no Falei Podcast, com Thaisa Galvão.  
 
Fonte: Thaisa Galvão

Pedro Velho se prepara para 3ª eleição em menos de 4 anos; votação acontece neste domingo, 03

 

A cidade de Pedro Velho, na Região Agreste do RN, vai passar pela terceira eleição para prefeito em menos de quatro anos no próximo dia 3 de março. Os candidatos são: João Celso Targino (MDB), 64 anos, pecuarista, candidato a prefeito e Ananilda Barbosa (PSDB), candidata a vice-prefeita. 
 
Júnior Balada (União Brasil), 41 anos, empresário, candidato a prefeito e Jader Marques (União Brasil), candidato a vice-prefeito. O candidato eleito na eleição suplementar em março terá uma gestão tampão até o fim de 2024, já que em outubro haverá novas eleições municipais em todo o Brasil, seguindo o calendário eleitoral regular.
Imagem 1 -  A cidade de Pedro Velho, na Região Agreste do RN, vai passar pela terceira eleição para prefeito em menos de quatro anos no próximo dia 3 de março. Os candidatos são: João Celso Targino (MDB), 64 anos, pecuarista, candidato a prefeito e Ananilda Barbosa (PSDB), candidata a vice-prefeita. Júnior Balada (União Brasil), 41 anos, empresário, candidato a prefeito e Jader Marques (União Brasil), candidato a vice-prefeito. O candidato eleito na eleição suplementar em março terá uma gestão tampão até o fim de 2024, já que em outubro haverá novas eleições municipais em todo o Brasil, seguindo o calendário eleitoral regular.

FPM com aumento de 35%; Prefeitos vibram

A última parcela do repasse do FPM de fevereiro aos municípios entra nos cofres das prefeituras nesta quinta-feira (29) com um aumento de 35,09% em relação ao mesmo período do ano passado.

O resultado positivo deste último decênio fica em 30,35%, desconsiderando a inflação do período.

A prefeitada está em euforia.

 

Getulio Rêgo de volta a assembleia ????____ Deputado Gustavo Carvalho deverá ser indicado a vaga de conselheiro do TCE-RN

 

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte,  deverá indicar o deputado Gustavo Carvalho (PSSB) (PSDB) para o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RN), atualmente ocupada pelo Conselheiro Tarcísio Costa que tem aposentadoria definida para maio. 

O nome de Gustavo Carvalho já é unanimidade entre os colegas parlamentares.  O TCE possui sete conselheiros, dos quais quatro são de indicação da Assembleia, e três, do Executivo.

Os conselheiros são responsáveis por julgar as contas de órgãos públicos – como Assembleia Legislativa, câmaras municipais, Tribunal de Justiça e Ministério Público – e dar parecer prévio às contas do governador e dos prefeitos.

 Caso ele seja o indicado, o primeiro suplente do PSDB, Getúlio Rêgo, retornará à Assembleia Legislativa.


28 de fev. de 2024

Rogério Marinho saiu invocado de Mossoró (RN)

 O senador Rogério Marinho (PL) saiu com cara de poucos amigos da reunião com o prefeito Allyson Bezerra (União Brasil). Ouviu que o PL não terá vez na chapa majoritária, uma vez que a vaga de vice está reservada para o presidente da Câmara Municipal de Mossoró, Lawrence Amorim (Solidariedade).

Depois da reunião com o prefeito Allyson, Rogério Marinho perguntou aos bolsonaristas de Mossoró se o PL tem nomes para disputar a Prefeitura. A resposta foi “não”. E nem foi aconselhado a incentivar Tião Couto, que disputou a Prefeitura em 2016. Tião está 100% concentrado nos negócios.

César Santos

Deputado Dr. Bernardo chama atenção para redução no valor dos plantões médicos pagos pelo Estado


O deputado estadual Dr. Bernardo (PSDB) usou a tribuna da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte para falar sobre a redução do valor pago à classe médica pelos plantões nos hospitais regionais do RN. Segundo o parlamentar, a contratação de uma nova empresa, por parte da administração estadual, possibilitou que os valores pagos à classe médica fossem reduzidos, ao invés de reajustados.

“Essa situação é extremamente preocupante. Eu como médico entendo que isso não contribui em nada para que alcancemos uma saúde de qualidade no serviço público. Quem me garante que daqui a alguns anos uma nova empresa não chegue e baixe ainda mais. Defendo que seja pago um valor justo e entendo que uma atitude como essa só serve para degradar a carreira médica e piorar a qualidade no atendimento”, ressaltou.

Ainda de acordo com Dr. Bernardo, além de receber menos pelos plantões, os médicos ficaram sem receber os valores que estavam em atraso. “Há anos o valor do plantão não sofria reajuste e era pago em atraso. Agora além de não receber o que era devido, os médicos ainda serão obrigados a trabalhar por um valor bem menor que o pago anteriormente. Sou defensor da classe médica e defendo que essa situação seja repensada”, sugeriu o parlamentar que também é médico.

23 de fev. de 2024

Gustavo Carvalho mira o TCE e Getulio Rêgo pode voltar para assembleia legislativa em maio.

 


O deputado estadual Gustavo Carvalho (PSDB) está avançando nas articulações para ser indicado pela Assembleia Legislativa para o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Rio Grande do Norte (RN), na vaga do conselheiro Tarcísio Costa, que se aposenta em maio.

----------------------------------------------------------

Caso ele seja o indicado, o primeiro suplente do PSDB, Getúlio Rêgo, retornará à Assembleia Legislativa.

17 de fev. de 2024

Exclusivo: Brenno Queiroga anuncia pré-candidatura a prefeito em Olho D’água do Borges.

 

A oposição e Olho D’água do Borges terá Brenno Queiroga para a disputa eleitoral de 2024. Brenno deverá contar com o apoio de Antonimar que acabou de sair do grupo da prefeita Maria Helena.

A política de Olho D’água do Borges ganha novos contornos nesse período de carnaval, o ex prefeito Brenno Queiroga se lança pré – candidato a prefeito contrariando as pretensões de Antonimar que abandonou o grupo de Maria Helena.

Segundo Brenno o apoio de Antonimar é importante é como ele não pode ser vice, Brenno trabalha a formação da chapa com o ex- prefeito Jackson Queiroga que também faz parte do grupo da oposição.

O próprio Antonimar deixou isso claro na entrevista concedida a uma rádio local. “Nós podemos apoiar o nome de Brenno Queiroga não vejo nenhum problema” disse Antonimar

Brenno foi prefeito de um mandato só, quando foi derrotado por Maria Helena por 13 votos. Naquele tempo Maria Helena era a vice de Brenno.

Como não pode ser vice – prefeito na oposição, Antonimar deverá concorrer a uma vaga de vereador nas eleições de Outubro próximo. É o único espaço que sobra para Antonimar na oposição.

São José do Mipibu (RN): Arlindo tá fora

O ex-prefeito de São José do Mipibu (RN), Arlindo Dantas, não será candidato nas eleições de outubro de 2024. Nem deveria, pois teria muitas dificuldades para se eleger. O atual prefeito Zé Figueredo será o candidato a reeleição.

Severino Rodrigues que lidera todas as pesquisas já divulgadas na cidade será o candidato de oposição.

 

Foto no Carnaval de Alexandria (RN) agitou os meios políticos da cidade

 

Uma foto roubou a cena durante o Carnaval de Alexandria (RN). A prefeita Jeane Saraiva reuniu gregos e troianos num só abraço: ela, seu filho João Paulo, Emerson Fernandes (esposo), Dr Davi, o vereador Raimundinho, o vereador Raul, o vereador Cícero Bernardino, o ex-prefeito José Bernardino, o suplente de vereador Diassis, o pré-candidato a vereador Ciro Patrício (filho do ex-prefeito Alberto Patrício), Chico Almeida (pré-candidato a vereador), Waldemarzinho (primo de Fábio Dantas), professor Carly Robson (vice de Dr Davi na eleição passada) e Ciaca (pai do Vereador João Victor).

Comenta-se que os ponteiros estão sendo ajustados e Dr Davi deverá ser anunciado como vice-prefeito da chapa situacionista encabeçada pelo vereador Raimundinho.

Será que a foto foi apenas uma empolgação do momento de folia? É somente uma pergunta.

26 de jan. de 2024

Reservas hídricas do RN acumulam 50,74% da sua capacidade total

 

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio do Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn), monitora os mananciais responsáveis pela segurança hídrica das cidades potiguares. O Relatório dos Volumes dos Principais Reservatórios do RN, divulgado nesta quinta-feira (25), indica que o total acumulado nas reservas hídricas superficiais é de 2,215 bilhões de metros cúbicos, percentualmente, 50,74% da capacidade total potiguar, que é de 4,367 bilhões de m³. No mesmo período de 2023, o volume acumulado era de 1,910  bilhão de m³, correspondentes a 44,17% da capacidade total do estado. O RN iniciou o ano de 2024 com o melhor volume de água desde 2012.

A barragem Armando Ribeiro Gonçalves, maior reservatório do RN, acumula 1,261 bilhão de m³, equivalentes a 53,17% da sua capacidade total, que é de 2,373 bilhões de m³. No dia 25 de janeiro de 2023 o manancial estava com 1,224 bilhão de m³, percentualmente, 51,60% da sua capacidade total.

Já a barragem Santa Cruz do Apodi, segundo maior manancial do estado, acumula 349,47 milhões de m³, correspondentes a 58,27% da sua capacidade total, que é de 599,71 milhões de m³. No mesmo período de 2023, o reservatório estava com 225,34 milhões de m³, equivalentes a 37,57% da sua capacidade total. 

Localizada em Upanema, a barragem Umari acumula 223,80 milhões de m³, percentualmente, 76,43% da sua capacidade total, que é de 292,81 milhões de m³. No mesmo período do ano passado, o reservatório estava com 168,16 milhões de m³, correspondentes a 57,43% da sua capacidade total.

Municípios com dívidas previdenciárias terão FPM retido

 

O Governo Federal comunicou a estados e municípios que será retomado o procedimento de Retenção no Fundo de Participação dos Municípios e no Fundo de Participação Estados (FPM/FPE) para as obrigações correntes vencidas pelos entes públicos, inclusive daqueles que têm parcelamento em atraso, com cláusula que autoriza o bloqueio.

A informação preocupa gestores que estão em atraso com suas obrigações previdenciárias, já que a retenção da obrigação corrente vencida ocorrerá até o último dia útil do mês do vencimento e pode comprometer o equilíbrio das contas públicas.

Ou seja, o repasse feito até o dia 10 do mês subsequente poderá ter bloqueio por parte da União. Além disso, caso o saldo do FPM/FPE seja inferior ao valor devido, a diferença não retida poderá ser incluída em parcelamento.

Nesse sentido, a Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte – FEMURN alerta aos gestores municipais para que se planejem e busquem a Receita Federal, a fim de negociar e parcelar seus débitos, até o fim deste mês, evitando, dessa forma, a retenção do FPM em razão da mora. E caso não obtenha êxito no parcelamento administrativo, deve acionar sua Procuradoria para ajuizar a medida judicial cabível.

Fila do INSS aumenta em meio milhão no 1º ano do governo Lula

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não cumpriu a promessa de zerar a fila de espera do INSS (Instituto Nacional da Seguridade Social). A meta foi estabelecida em seu discurso de posse, em 1º de janeiro de 2023.

De lá para cá, o número de solicitações em análise cresceu meio milhão. Eram 1.087.858 em dezembro de 2022. O 1º ano da gestão do petista terminou com 1.545.376.

Lula reiterou algumas vezes ao longo do último ano o compromisso de acabar com a espera pelo benefício, que atingiu o ápice de 1.833.567, em julho. No mesmo mês, o presidente editou a MP (medida provisória) nº 1.181, visando o enfrentamento à fila.

A premissa do chefe do Executivo foi compartilhada algumas vezes pelo ministro da Previdência Social, Carlos Lupi. Em janeiro de 2023, ele afirmou que cumpriria o objetivo do presidente.

No entanto, o tom das declarações mudou ao longo do ano. Lupi passou a afirmar que zerar a fila seria “impossível” e uma promessa nesse sentido seria “mentirosa“.

12 de jan. de 2024

Eleitor tem quatro meses para regularizar título e poder votar em outubro

 

Os cidadãos que pretendem votar nas eleições municipais de outubro têm menos de quatro meses para tirar o primeiro título de eleitor ou regularizar o documento. A partir de 8 de maio, o cadastro eleitoral será fechado e nenhuma alteração poderá ser feita nos registros eleitorais.

O cumprimento do prazo vale para jovens a partir de 16 anos que pretendem votar pela primeira vez e para o eleitor que está em situação irregular por ter deixado de votar e justificar ausência por três eleições consecutivas.

Para regularizar a situação, o eleitor deve entrar no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e acessar as opções disponíveis. Para checar a situação da inscrição eleitoral, basta preencher o número do CPF.

Para tirar a primeira via do título de eleitor, os interessados podem clicar na opção título eleitoral e seguir os passos sugeridos pelo atendimento eletrônico.

No primeiro turno, que será realizado no dia 6 de outubro, os eleitores irão às urnas para escolher prefeitos, vice-prefeitos e vereadores.

João declara guerra contra Jaime

 

O deputado federal João Maia (PP) afirmou nesta quinta-feira (11) que o ex-prefeito de São Gonçalo do Amarante Jaime Calado (PSD), seu cunhado, não apoia a reeleição do prefeito Eraldo Paiva (PT) “porque gosta do poder”. A declaração do parlamentar ocorreu em entrevista à Rádio Cidade.

“Eu não sei por que Jaime, não apoia Eraldo. Eles são petistas, lulistas de carteira assinada. O pessoal diz: ‘porque Jaime gosta do poder’. Também é uma explicação boa”, afirmou João Maia.